CUIABÁ

MATO GROSSO

Batalhão Rotam celebra 21 anos de fundação com entrega de medalhas e homenagens

Publicados

em

O Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) da Polícia Militar de Mato Grosso realizou solenidade alusiva em comemoração aos 21 anos de fundação da unidade, na noite desta terça-feira (21.06). O evento foi celebrado na sede da unidade, no bairro Dom Aquino, e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis.

A solenidade foi presidida pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, que deu destaque a todos os policiais do Batalhão presentes no evento e ressaltou a sua confiança no trabalho realizado pela unidade. “Nós da sociedade mato-grossense precisamos do trabalho que os senhores desenvolvem na Capital e no interior do Estado”, afirmou.

“Quando a equipe da Polícia Militar necessita de reforço, são os guerreiros da Rotam que fornecem o apoio necessário, assim como também em ações especiais, como no Novo Cangaço no interior do Estado, são equipes da Rotam, junto com outras unidades especializadas, que fornecem toda a segurança para os cidadãos daquelas regiões”, completou o coronel Mendes.

Em sua fala, o comandante do Batalhão Rotam, tenente-coronel André Willian Dorileo, destacou que, atualmente, a unidade é referência em policiamento tático em todo o Brasil. O comandante ainda destacou que nos últimos 12 meses, entre julho de 2020 e junho de 2021, o policiamento da Rotam foi responsável por retirar quase 2 toneladas de drogas de circulação, e também na prisão em flagrante delito de 527 suspeitos, apreensão de 100 armas de fogo e recuperação de 62 veículos frutos de roubos e furtos.

Leia Também:  Primeira etapa do Jogos Escolares Mato-grossense encerra nesta quarta-feira (13) em Campo Verde

“Tais ações revelam o valor do Batalhão Rotam perante a corporação, o sistema de segurança pública, e em especial, à sociedade mato-grossense”, afirmou. Ele ainda aproveitou para agradecer aos membros do batalhão, “que não mediram esforços para construir esta marcante história, consolidando o patrulhamento tático e as operações da Rotam em todo o Estado”.

A solenidade contou com a entrega da medalha Mérito Tático Policial para autoridades militares e civis, a fim de homenagear personalidades que contribuíram de forma relevante para a evolução e fortalecimento do patrulhamento tático e doutrina da Rotam, bem como de toda a segurança pública.

Ações sociais e capacitações

Além de ser referência no policiamento ostensivo e tático, em seus 21 anos a Rotam também se destacou pela atenção voltada à sociedade, por meio de seus projetos sociais. Há mais de nove anos os projetos Jiu-Jistu Rotam e Escola de Futebol Grêmio Rotam oferecem, para milhares de crianças e adolescentes, a oportunidade de se afastarem da criminalidade e ociosidade, além de conhecerem os valores e princípios defendidos pela Polícia Militar.

A Rotam também se destaca como unidade-escola dentro da PMMT, com o oferecimento de cursos de capacitação e especialização para policiais militares não somente de Mato Grosso, como também de diversos Estados em todo o país. São referências de ensino os cursos de Controle de Distúrbio Civis (Choque), Controle e Submissão, Atendimento Pré-Hospitalar em Combate, entre outras especializações.

Leia Também:  Mato Grosso sedia simulação de emergência sanitária do Ministério da Agricultura

Investimentos e bem-estar para policiais

A sede do Batalhão Rotam continua recebendo investimentos, com foco para o bem-estar dos policiais militares que compõem a unidade. Estão sendo entregues melhorias e revitalização de fachadas, recepção, pátio e refeitório do Batalhão.

“As melhorias visam atender e buscar o maior conforto em infraestrutura para melhor atender os nossos policiais que muitas vezes passam mais tempo dentro do Batalhão do que em suas próprias casas”, afirma o comandante da unidade, tenente-coronel Dorileo.

 
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Polícia Civil prende integrantes de associação criminosa e apreendem armas de fogo, drogas e munições

Publicados

em

Quatro integrantes de uma associação criminosa foram presos pela Polícia Civil, na sexta-feira (01.07), na zona rural de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), durante investigações continuadas para apurar o duplo homicídio ocorrido no município. 

A ação resultou na apreensão de duas armas de fogo, várias munições e porções de maconha. Os envolvidos foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e para o tráfico de drogas.

Nas diligências, os policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia, por meio da Divisão de Homicídios, identificaram uma propriedade rural usada pelos suspeitos para planejar os crimes e para se esconderem.

Diante das informações, a equipe foi até o local e, ao se aproximarem, perceberam a presença de alguns indivíduos, que fugiram para dentro de uma área de mata. No interior do imóvel, foram encontradas as armas de fogo, munições, uma tornozeleira eletrônica e porções de maconha.

Na casa também havia uma mulher e uma criança. Um dos presos possui passagem pelos crimes de sequestro, cárcere privado, furto, roubo, corrupção de menores, tráfico de drogas, receptação e lesão corporal. 

Leia Também:  Quatro audiências públicas apresentarão impacto ambiental de empreendimentos em licenciamento pela Sema-MT

Os suspeitos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e associação para o tráfico de drogas. Após a confecção dos autos, eles foram colocados à disposição da Justiça.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA