CUIABÁ
Secretária acredita que Agosto Lilás trouxe resultados positivos na conscientização contra violência doméstica
A secretária da Mulher, Cely Almeida, participou do encerramento da campanha Agosto Lilás, realizado na terça-feira (30), na Praça Alencastro. A ação teve como objetivo a sensibilização da sociedade acerca da violência doméstica e familiar.
Segundo a titular da pasta, o resultado das 23 frentes da campanha, entre palestras, blitz educativas, oficinas, seminários e rodas de conversas, foi satisfatório do ponto de vista da conscientização coletiva.
“Essa campanha é em todo o Brasil para pararmos para refletir e pensar sobre a importância de combater a violência doméstica. Durante todo o mês, a secretaria da Mulher realizou muitas ações e precisamos humanizar, principalmente os cavalheiros, porque nós não queremos mais tratá-los como agressores e com tudo isso, eu tenho sentido os homens cada vez mais conscientes desse papel”, frisou.
A iniciativa contou com a parceria da Delegacia Especializada da Mulher e de profissionais do Espaço de Acolhimento da Mulher, unidade referência no atendimento de vítimas da violência doméstica.
“Nós tivemos uma proximidade maior com o público e o resultado foi muito positivo porque tivemos uma grande procura de mulheres aos nossos serviços para melhorar a sua autoestima, trabalhar a sua independência financeira e proporcionar a saída do ciclo de violência”, elencou Thayssa Ferraz, psicóloga da pasta.
Como denunciar?
Para denunciar casos de violência doméstica, ligue para a Polícia Militar pelo 190 ou para a Central de Atendimento Exclusivo à Mulher, por meio do 180. A vítima pode registrar denúncias, receber orientações e informações sobre leis e campanhas. A ligação é gratuita e funciona 24 horas, todos os dias da semana.
Núcleo Espaço de Acolhimento da Mulher
Telefone: 3318-4818
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Feira na Praça Alencastro reúne mais de 60 expositores nesta terça-feira
A Feira Gastronômica e da Agricultura Familiar retorna à Praça Alencastro nesta terça-feira (11), das 7h às 17h, com a participação de mais de 60 expositores. A programação reúne produtos da agricultura familiar, opções gastronômicas e peças de artesanato, criando oportunidades de comercialização para mais de 80 famílias de Cuiabá.
A montagem das barracas começa ainda de madrugada. A partir das 5h, produtores, artesãos e empreendedores chegam à região central para organizar os produtos e preparar o atendimento aos consumidores durante todo o dia.
De acordo com o coordenador de Feiras da Secretaria Municipal Adjunta de Agricultura, Luís Alberto Rodrigues Leite, o número de participantes superou a previsão inicial. “Ultrapassamos os 60 expositores, beneficiando mais de 80 famílias com este trabalho, que abrange a agricultura familiar, o artesanato e a gastronomia”, afirmou.
Nesta edição, o público encontrará variedade de alimentos, produtos artesanais e opções gastronômicas comercializadas diretamente pelos expositores. “Teremos novidades, como sempre, além da exposição de produtos diferenciados, principalmente nas áreas do artesanato e da gastronomia”, acrescentou o coordenador.
A feira também é realizada aos sábados na Praça Alencastro, mantendo um ponto fixo de comercialização no centro da capital. A iniciativa permite que produtores e pequenos empreendedores tenham contato direto com os consumidores e amplia as alternativas de compra para quem trabalha, mora ou circula pela região central.
Além da programação na Praça Alencastro, a Secretaria Municipal Adjunta de Agricultura acompanha cerca de 15 feiras gastronômicas realizadas no período noturno, de segunda a sexta-feira, em diferentes bairros de Cuiabá. Entre os locais atendidos estão CPA I, Morada da Serra, Morada do Ouro, Parque das Nascentes, Jardim Tropical e Jardim das Américas, Despraiado, Cidade Vede, Santa Terezinha, Coophamil, Jardim Tropical. Acesse o portal https://feiras.cuiaba.mt.gov.br/ e saiba tudo sobre as feiras.
As feiras integram as ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura para apoiar a geração de renda e aproximar a produção local dos consumidores. A população está convidada a visitar a edição desta terça-feira e conhecer os produtos oferecidos pelos agricultores familiares, artesãos e empreendedores da gastronomia.
Serviço
O quê: Feira Gastronômica e da Agricultura Familiar
Quando: Terça-feira, 11 de agosto
Horário: Das 7h às 17h
Onde: Praça Alencastro, Centro de Cuiabá
Entrada: Gratuita
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásFilho de Mauro Mendes obtém vitoria na Justiça contra portal de Antero
-
POLÍTICA MT4 dias atrásNelson Barbudo destaca maturidade do Podemos e aposta em novo impulso para Mato Grosso com Otaviano Pivetta
-
POLÍTICA MT4 dias atrásFábio Garcia reage a acusações e diz que decisão do STF não aponta qualquer ato seu no caso Oi – assistam
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Carvalho nega envolvimento em acordo investigado pela PF e afirma que provará inocência da família
-
POLÍTICA MT3 dias atrásPL MUDA CHAPA DE ÚLTIMA HORA, TIRA MARCELO MALUF E CONFIRMA ALENCAR FARINA COMO VICE DE WELLINGTON
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMinutos após divulgação da Folha de Mato Grosso, Max Russi publica vídeo e confirma apoio a Otaviano Pivetta para as eleições de 2026 – assistam
-
POLÍTICA MT6 dias atrásA poucas horas da convenção, Max Russi mantém suspense entre Pivetta, Wellington e candidatura própria do Podemos
-
POLÍTICA MT7 dias atrásRepublicanos convoca militância para convenção que oficializa Otaviano Pivetta e dá largada à campanha em Mato Grosso

