CUIABÁ
Programação da Semob alcança cerca de 1.400 pessoas com ações educativas
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, por meio da equipe de Educação para o Trânsito, concluiu com resultados positivos a programação da Campanha Maio Amarelo 2026, movimento internacional voltado à conscientização para a redução de sinistros e à promoção da segurança viária. As ações atingiram aproximadamente 1.400 pessoas, ampliando significativamente o alcance do conteúdo preventivo da campanha e fortalecendo a cultura da segurança viária no município. O mês de maio terminou, mas as ações de educação para o trânsito são contínuas ao longo de todo o ano.
Com o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a campanha teve como principal objetivo sensibilizar condutores, motociclistas, ciclistas, pedestres e estudantes sobre a importância da empatia, do respeito mútuo e da responsabilidade compartilhada na construção de um trânsito mais seguro para todos.
Durante todo o mês de maio, a equipe de Educação para o Trânsito desenvolveu uma intensa agenda de atividades educativas, totalizando 29 ações, entre elas 26 palestras, duas blitzes educativas e uma ação complementar de conscientização. As iniciativas foram realizadas em empresas privadas, instituições de ensino e para a comunidade em geral, alcançando públicos diversificados e promovendo reflexões sobre comportamento seguro, direção defensiva, prevenção de sinistros e valorização da vida.
O mês foi marcado por atividades intensas e pela troca de conhecimento, com o objetivo de fortalecer a conscientização. “As palestras que realizamos foram voltadas realmente para fazer o público refletir sobre a índole e o comportamento. E o resultado tem sido surpreendente. Quando terminamos as palestras, as pessoas que tinham um conceito passam a ter uma nova visão sobre como enxergar a mobilidade urbana e o trânsito. Isso é muito positivo porque entendemos que o trabalho está atingindo o objetivo e da maneira como deve ser feito. Os desafios que Cuiabá enfrenta hoje no trânsito são semelhantes aos que o Brasil todo enfrenta”, explicou o supervisor de Educação para o Trânsito e agente de trânsito, Marcus Garé.
Dúvidas também foram esclarecidas e variam conforme o perfil de cada empresa. Questões relacionadas a radares, semáforos eletrônicos e autuações costumam surgir acompanhadas de relatos das próprias experiências dos participantes.
“Em se tratando de conscientização, radar e semáforo ainda ficam em segundo plano diante das reclamações de desrespeito que recebemos, como condutores que passam sobre calçadas e não respeitam a faixa de pedestres. Costumamos dizer que não adianta criar leis perfeitas se a pessoa não tem a índole adequada. Como frisamos nas palestras, é preciso mudança de comportamento e consciência para desenvolver empatia pelo outro. O trânsito é empatia, é compreender o que está acontecendo com o próximo, respirar fundo e seguir em frente”, explicou Garé.
Promover mudanças de percepção sobre atitudes no trânsito é o foco do Maio Amarelo. As atividades contribuíram para reforçar valores essenciais como respeito, responsabilidade, cidadania e empatia, princípios fundamentais para a preservação da vida nas vias públicas.
“A conscientização da população é uma das ferramentas mais eficazes para a redução de acidentes e para a construção de um trânsito mais humano e seguro para todos. O trabalho não para. Nossos profissionais atuam diariamente com o objetivo de fortalecer a paz no trânsito”, pontuou a secretária da Pasta, coronel Francyanne Lacerda.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica
A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.
Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.
A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.
Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.
O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.
Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.
“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.
Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásMorre Neymar Jr.
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásCâmara aprova Medida Provisória que endurece fiscalização e regras do frete rodoviário
-
ESPORTES5 dias atrásGoverno libera entrada gratuita em arquibancadas para etapa da Stock Car em Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual
-
Sinop2 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ECONOMIA6 dias atrásGoverno brasileiro reconhece empresas que promovem inclusão racial e fortalecem a competitividade das exportações brasileiras
-
POLICIAL3 dias atrásForça Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas

