CUIABÁ

Palestra esclarece dúvidas da população sobre o Autismo

15/09/2023
Palestra esclarece dúvidas da população sobre o Autismo
Com a proposta de simplificar o debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), 500 pessoas marcaram presença no Cine Teatro de Cuiabá nesta quinta (14) para falar sobre o autismo. A palestra “Simplificando o Autismo”, trouxe os médicos pediatras Thiago Castro e Saulo Serrano para a capital e saneou dúvidas da população sobre o tema.
“Cuiabá também faz parte da minha história e da minha vivência, trazer esse conteúdo importante sobre o autismo é um prazer. Feliz de estar aqui”, disse o Dr° Thiago Castro, pediatra do neurodesenvolvimento, fundador da Blua pediatria e autor do livro Simplificando o Autismo. Castro é referência nos estudos do autismo e possui 500 mil seguidores no Instagram.
Em sua segunda edição, a experiência é feita para ajudar a transformar a vida de uma criança autista e conseguir ver possibilidades e esperança além de um diagnóstico. A iniciativa foi proposta pela vereadora Maysa Leão, a cantora Adrya Almeida, e a psicóloga Raquel Calmon. Todas elas são mães de autistas, também conhecidas como mães atípicas.
“Eeste evento trouxe para Cuiabá profissionais que se consolidaram no Brasil com uma linguagem muito acessível para as famílias atípicas, aos profissionais da educação e da saúde. Que são o tripé para que uma criança e um jovem se desenvolva sendo ele autista, independente do nível de suporte, para que ele tenha oportunidade de se tornar um adulto funcional” declarou Maysa, vereadora e mãe atípica.
Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Primeiro dia de matrícula online tem mais de 1,7 mil solicitações de vagas
Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá recebe nesta sexta-feira o 1º Seminário Paralímpico com programação voltada à inclusão e capacitação

Cuiabá será palco, nesta sexta-feira, da abertura do 1º Seminário Paralímpico, iniciativa inédita realizada pelo Centro de Referência Paralímpico de Cuiabá, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O evento prossegue no sábado e reunirá profissionais da educação, do esporte e demais interessados em ampliar conhecimentos sobre o esporte paralímpico e a inclusão de pessoas com deficiência. As atividades serão realizadas nos dias 17 e 18 de julho de 2026.

Com programação teórica e prática nas modalidades de atletismo e natação paralímpica, o seminário integra as ações de fortalecimento do paradesporto desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A capacitação terá carga horária de 12 horas e será ministrada pelos professores Altemir Trapp, Laís Gabriela Cavalcanti e Rodrigo Canfora.

O secretário interino municipal de Esporte e Lazer, Mateus Silva Alves, destaca que o evento representa um marco para o município.

“Receber o primeiro Seminário Paralímpico reafirma o compromisso da gestão municipal com a inclusão e a formação de profissionais preparados para ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao esporte. Essa parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro fortalece Cuiabá como referência no desenvolvimento do paradesporto”, afirma.

Leia Também:  Lista definitiva das inscrições e números de votação dos candidatos do processo de escolha está disponível para consulta

O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Otávio Rodrigo Palácio, ressalta que a iniciativa amplia o alcance das ações desenvolvidas pelo Centro de Referência Paralímpico.

“Além de qualificar profissionais, o seminário contribui para disseminar conhecimento, fortalecer as políticas públicas de inclusão e ampliar as oportunidades de participação das pessoas com deficiência nas atividades esportivas do município”, destaca.

O seminário também reforça o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência Paralímpico de Cuiabá, inaugurado neste ano, que oferece modalidades esportivas adaptadas para crianças e adolescentes com deficiência, atua na formação de novos atletas e promove a capacitação de profissionais que trabalham com inclusão.

SERVIÇO PARA A IMPRENSA

1º Seminário Paralímpico de Cuiabá
Data: 17 e 18 de julho de 2026

Abertura
Data: Sexta-feira (17)
Horário: Manhã
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação
Endereço: Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes

Atividades práticas
Data: Sexta-feira (17)
Local: Ginásio Dom Aquino
Endereço: Avenida Carmindo de Campos, bairro Terceiro

Programação
Data: Sábado (18)
Local: Escola Cívico Militar Maria Dimpina Lobo Duarte
Endereço: Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 4.695, Chácara dos Pinheiros
Modalidades: Atletismo Paralímpico e Natação Paralímpica
Professores: Altemir Trapp, Laís Gabriela Cavalcanti e Rodrigo Canfora

Leia Também:  Vereador Dilemário prestigia Circuito de Vôlei de Praia dos Surdos em Cuiabá

Realização: Centro de Referência Paralímpico de Cuiabá, Prefeitura de Cuiabá e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA