CUIABÁ

Mercado do Porto celebra cultura cuiabana com Feira de Artesanato neste fim de semana

O Mercado Antônio Moyses Nadaf, o Mercado do Porto, será o palco de um evento imperdível neste fim de semana. De sexta a domingo (29, 30 e 1º) acontece no local a Feira de Artesanato, com o apoio da Prefeitura da cidade por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Durante esse período, os visitantes poderão explorar uma diversidade de produtos artesanais que capturam a essência de Cuiabá e de toda a região.

A diversidade de artesanato é o grande destaque deste evento, com uma gama de criações para serem admiradas e adquiridas. Os frequentadores terão a oportunidade de apreciar a delicadeza do crochê, produtos regionais que destacam a riqueza da culinária local, terrários que incorporam a natureza da região, móveis rústicos carregados de autenticidade e até mesmo imagens de geladeira que celebram o patrimônio cultural local. Cada peça é uma obra única, impregnada com o talento inigualável dos artesãos locais.

Além da riqueza artística, a Feira de Artesanato também oferece serviços de saúde gratuitos à comunidade. Aferições de pressão arterial e testes de glicemia estarão disponíveis ao longo dos três dias, promovendo a conscientização sobre a importância do bem-estar físico. Para os amantes de animais, haverá uma feira de adoção em parceria com o Bem-estar Animal, proporcionando a oportunidade de encontrar um novo amigo de quatro patas.

Leia Também:  Dia da Dança (29 de abril): Câmara de Cuiabá aprova lei que institui o Siriri e o Cururu como patrimônio imaterial da cidade

No domingo, das 9h às 11h, os visitantes serão agraciados com música ao vivo apresentada por Roberto Lucialdo, acrescentando uma atmosfera festiva à feira. A Feira de Artesanato no Mercado do Porto funcionará das 8h às 18h na sexta e sábado, e das 8h ao meio-dia no domingo. Este é um evento imperdível que convida a explorar a cultura e a criatividade locais, a apoiar os talentosos artesãos da região e a desfrutar de um fim de semana repleto de atividades culturais e de bem-estar para toda a família.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Fiscalização encontra produtos vencidos em cantina de clube em Cuiabá

A Operação Alvará Regular: Férias Seguras interditou, na quarta-feira (17), a lanchonete de um clube em Cuiabá após identificação de falta de alvarás, produtos vencidos e diversas irregularidades sanitárias e de segurança.

A ação, realizada pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com órgãos de fiscalização, ocorrerá todas as quartas, quintas e sextas-feiras, com o objetivo de prevenir acidentes e garantir a segurança dos frequentadores de clubes e balneários durante o período de férias escolares.

De acordo com a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, a operação tem como foco orientar os estabelecimentos e assegurar a proteção dos consumidores. “Além de orientar, nosso objetivo é verificar as condições de segurança para quem frequenta esses locais. Nesta primeira inspeção coletiva, algumas irregularidades foram constatadas, e foi necessária a interdição da cantina devido à ausência das documentações mínimas exigidas, além da identificação de produtos vencidos e impróprios para consumo”, afirmou.

A Vigilância Sanitária encontrou equipamentos em desuso, utensílios e móveis fora dos padrões exigidos pela legislação, alimentos armazenados de forma inadequada, produtos vencidos e itens sem identificação ou procedência. Carnes, embutidos e bacon em situação irregular foram descartados imediatamente na presença do responsável pelo estabelecimento. O órgão concedeu prazo de 45 dias para que todas as irregularidades sejam sanadas, incluindo a obtenção do alvará sanitário e a adequação das condições de armazenamento e manipulação dos alimentos.

Leia Também:  Prefeitura intensifica ações no fim de semana com retirada de lixo e microrevestimento

Já o Procon Municipal apreendeu 30 produtos com prazo de validade vencido, entre eles água sem gás, cervejas, bebidas do tipo gin-tônica, pacotes de banana frita e macarrão instantâneo. Também foram constatadas falhas na prestação de informações obrigatórias aos consumidores, como a ausência de tabela de preços, informações sobre formas de pagamento e orientações sobre os canais de defesa do consumidor.

A secretária-adjunta do Procon, Mariana Almeida Borges, informou que foram emitidos auto de constatação, auto de infração e auto de apreensão. “Detectamos irregularidades na cantina do clube, especialmente relacionadas a produtos vencidos e à falta de informações básicas ao consumidor”, destacou.

O Corpo de Bombeiros verificou que a edificação do clube, localizado no bairro Despraiado, não possuía os dispositivos preventivos mínimos contra incêndio e estava sem o alvará da corporação. Também foram identificadas estruturas provisórias montadas sem responsável técnico, extintores vencidos e a ausência de guarda-vidas ou salva-vidas habilitado para atuar na piscina do local. Foram emitidos termo de notificação e termo de advertência, com prazo de 90 dias para a regularização das pendências.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama lamentam morte de bebê vítima de maus-tratos

O Crea-MT informou que irá apurar se eventos realizados no espaço contaram com o acompanhamento de profissional legalmente habilitado. Caso não seja constatada a participação de engenheiro, arquiteto ou técnico responsável, os organizadores poderão ser notificados e autuados.

A equipe do conselho também apontou a ausência de acessibilidade para pessoas com deficiência física. O caso será analisado junto aos órgãos competentes para definição das medidas necessárias à adequação do espaço.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA