CUIABÁ

Dilemário Alencar destina R$ 1 milhão para ações de combate às drogas em Cuiabá

Gabriel Franco – Assessoria vereador Dilemário Alencar

O vereador Dilemário Alencar (União Brasil) oficializou, nesta semana, a destinação de R$ 1 milhão de suas emendas parlamentares ao Fundo Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, durante visita à Secretaria Municipal de Ordem Pública. A iniciativa coloca o parlamentar como o primeiro a direcionar recursos ao fundo, abrindo um marco inédito na estruturação das ações municipais de enfrentamento às drogas.
A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, destacou a importância do aporte e classificou o momento como histórico. Segundo ela, a primeira emenda destinada ao Fundo Municipal representa um reforço decisivo para ampliar programas de prevenção, atendimento e tratamento no município.
Dilemário Alencar enfatizou que o combate às drogas é uma pauta urgente e central para Cuiabá. Ele afirmou que o avanço da dependência química está entre os principais fatores que afetam a vida das famílias e contribuem para o aumento da criminalidade. Para o vereador, investir em políticas públicas sólidas é essencial para proteger pessoas vulneráveis e recuperar espaços sociais afetados pela droga.
Com a iniciativa, Dilemário reforça sua atuação voltada à proteção da sociedade e ao fortalecimento das estruturas municipais de enfrentamento às drogas, reafirmando seu compromisso com políticas públicas que ofereçam resultados concretos para a população.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Nota Cuiabana Premiada contempla moradores de diferentes regiões da capital com prêmios em dinheiro

Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá é habilitada pela Sema para ampliar atuação no licenciamento ambiental

A publicação da Portaria nº 947/2026/SEMA oficializou o reenquadramento de Cuiabá no Grupo C da Resolução CONSEMA nº 074/2025. Com a medida, o município passa a exercer um conjunto mais amplo de competências relacionadas ao licenciamento e à fiscalização ambiental de atividades de impacto local. A publicação ocorreu na quarta-feira (18).

A habilitação foi concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), após análise técnica que atestou o cumprimento dos requisitos estabelecidos pela legislação estadual.

O reenquadramento está fundamentado na Lei Complementar Federal nº 140/2011, que define a descentralização da gestão ambiental entre os entes federativos, e nos critérios previstos pela Resolução CONSEMA nº 074/2025.

Com o enquadramento no Grupo C, considerado o nível mais elevado de descentralização previsto pela norma estadual, Cuiabá amplia a capacidade de análise e autorização de empreendimentos de impacto local.

Entre as atividades que poderão ser licenciadas pelo município estão sistemas de tratamento de água e esgoto, loteamentos urbanos dentro dos parâmetros definidos pela legislação e postos de combustíveis com tanques subterrâneos, entre outras tipologias previstas na resolução.

Leia Também:  Cuiabá realiza Dia D de vacinação contra a gripe e orienta quais documentos levar

A mudança permite que os processos sejam conduzidos diretamente pela administração municipal, observando os critérios técnicos e legais exigidos para cada atividade. A medida também fortalece a atuação local no acompanhamento e na fiscalização dos empreendimentos licenciados.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMURB), Elisangela Fernandes Bokorni, destacou que o reenquadramento reconhece a estrutura técnica e administrativa construída pelo município para exercer as competências ambientais previstas em lei.

“O enquadramento no Grupo C amplia a capacidade do município de conduzir o licenciamento ambiental de atividades de impacto local, com mais proximidade, eficiência e observância aos critérios técnicos e legais”, afirmou.

De acordo com a Portaria nº 947/2026/SEMA, a habilitação não altera a atribuição comum de fiscalização ambiental exercida pela Sema e pelo município. Ambas as esferas permanecem responsáveis pela fiscalização de atividades e empreendimentos efetiva ou potencialmente poluidores que estejam em desacordo com a legislação ambiental vigente.

Com a habilitação, o município passa a integrar o grupo de cidades mato-grossenses aptas a exercer competências ampliadas na gestão ambiental, conforme os critérios definidos pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente.

Leia Também:  Michelly Alencar cobra rigor na punição de feminicídios após novo crime em MT

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA