CUIABÁ

Aquário Municipal está aberto hoje, 1º de janeiro, para toda a população

O primeiro dia de 2026 começou com uma boa notícia para cuiabanos e visitantes. O Aquário Municipal Justino Malheiros está aberto hoje, 1º de janeiro, recebendo o público das 9h às 18h. A abertura especial garante uma opção de lazer, educação e convivência para famílias que permanecem na cidade durante o feriado e o período de férias escolares, no coração de Cuiabá.

A decisão de manter o espaço em funcionamento no primeiro dia do ano foi definida pela equipe gestora do Aquário, em alinhamento com os secretários municipais Amauri Monge, da Educação, e Fernando Medeiros, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura. “Foi uma decisão da equipe que dirige o aquário, devido à necessidade de atender nossas crianças e famílias, sendo uma opção de lazer nas festas de final de ano”, afirmou a diretora do Complexo Biocultural do Porto, Célia Moura.

Consolidado como um dos principais equipamentos públicos de lazer e educação ambiental da capital, o Aquário Municipal integra o Complexo Biocultural do Porto e registra crescimento constante de visitação. Ao longo de 2025, mais de 700 mil pessoas passaram pelo espaço, fortalecendo seu papel como ponto turístico e ambiente de aprendizado acessível à população.

Leia Também:  Projeto executado pela Secretaria de Agricultura é exemplo para Rondônia

Durante a visita, o público pode observar de perto cerca de 1.500 peixes de 22 espécies, representando os biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado. Entre os destaques estão pirarucu, tambaqui, pirarara e dourado, espécies que despertam curiosidade e encantamento, especialmente entre crianças e estudantes.

O secretário Fernando Medeiros destaca que o período de festas coincide com as férias escolares, o que amplia a procura por espaços que unem entretenimento e conhecimento. “O Complexo Biocultural se mantém como a principal opção de lazer, entretenimento e educação ambiental para as famílias cuiabanas e visitantes. Em janeiro de 2025, quando o prefeito Abílio decretou a gratuidade do Aquário ao público, tivemos uma visitação gigante. Espero que esse movimento se repita, pois, além de tudo, ele traz vida e desenvolvimento econômico à região do Porto e ao seu entorno”, ressaltou.

Além do Aquário, o Complexo Biocultural do Porto reúne o Museu do Rio Cuiabá Hid Alfredo Scaff, o Mercado do Porto e áreas de convivência integradas à Orla do Porto. O espaço vem se consolidando como um ambiente ativo de cultura, sustentabilidade e integração comunitária, abrigando ações educativas, eventos culturais, gastronomia e artesanato.

Leia Também:  Canto da Gurizada retoma atividades em 2023 com preparação de repertório

A abertura do Aquário Municipal hoje, 1º de janeiro de 2026, reforça o convite para que a população comece o ano valorizando o conhecimento, a convivência e as riquezas naturais e culturais de Mato Grosso em um espaço público, acolhedor e acessível a todos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura realiza operação tapa-buraco na região Pedra 90 durante ação de arborização em Cuiabá

Enquanto promovia o plantio de 600 mudas de árvores na Avenida Tatsumi Koga (V2), na região do Bairro Pedra 90, a Prefeitura de Cuiabá também executou, neste domingo (28), uma operação tapa-buraco na via, reforçando a manutenção da infraestrutura urbana mesmo durante o fim de semana.

A intervenção foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras ao longo da Avenida Tatsumi Koga, no trecho entre a BR-364, nas proximidades do Distrito Industrial, e a entrada do Bairro Pedra 90. Ao todo, foram utilizadas 45 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), distribuídas em três caminhões de 15 toneladas cada.

Os trabalhos mobilizaram duas frentes de serviço, com aproximadamente 15 trabalhadores, além de equipamentos como fresadora e rolo compactador para a recuperação do pavimento.

A operação ocorreu paralelamente à segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reuniu crianças, famílias e moradores para o plantio de árvores ao longo da avenida. A iniciativa integrou ações voltadas à arborização, educação ambiental e melhoria dos espaços públicos.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá reforça o compromisso, integridade e responsabilidade na gestão dos recursos públicos

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, destacou que a recuperação da via complementa as ações desenvolvidas pela Prefeitura na região.

“Enquanto a cidade recebe novas árvores, também estamos recuperando o pavimento para oferecer melhores condições de mobilidade à população. O trabalho da Prefeitura acontece de forma integrada e continua mesmo aos domingos”, disse.

A atuação conjunta das equipes demonstra a integração entre diferentes áreas da administração municipal, aliando investimentos em infraestrutura, mobilidade e meio ambiente em benefício da população.

A Prefeitura de Cuiabá mantém equipes de manutenção atuando continuamente em diferentes regiões da capital, com serviços de recuperação asfáltica, conservação das vias e melhorias na infraestrutura urbana, garantindo mais segurança e melhores condições de deslocamento para motoristas, ciclistas e pedestres.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA