ELEIÇÕES 2026
No instagram: Abilio rompe com chapa de Wellington após aliança com MDB e desafia direção do PL: “Ou me libera, ou me expulsa”
Prefeito de Cuiabá afirma que não dividirá o mesmo palanque com lideranças do MDB, critica composição anunciada para 2026 e admite enfrentar o próprio partido.
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou neste domingo (2) que não apoiará a candidatura do senador Wellington Fagundes (PL) ao Governo de Mato Grosso após a confirmação da aliança entre PL e MDB para as eleições de 2026.
A manifestação ocorreu logo após a oficialização da composição que coloca Wellington Fagundes como candidato ao Governo e a deputada estadual Janaína Riva (MDB), ao lado do deputado federal José Medeiros (PL), na disputa pelas duas vagas ao Senado.
Em publicação nas redes sociais, Abilio afirmou que não pretende subir no mesmo palanque de lideranças do MDB e disse que manter esse posicionamento é uma questão de coerência política. Segundo ele, diversos integrantes do partido estiveram no campo adversário durante as eleições municipais de 2024 e permanecem fazendo críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao grupo político do PL.
Entre os nomes citados pelo prefeito estão o deputado estadual Eduardo Botelho, o deputado Thiago Silva, o ex-prefeito Léo Bortolin, Kalil Baracat e a vice-prefeita de Cuiabá, coronel Vânia Rosa. Para Abilio, esses episódios inviabilizam uma composição eleitoral conjunta.
Em tom de forte crítica, o prefeito declarou que não aceitará apoiar a coligação apenas por fidelidade partidária e afirmou estar disposto a enfrentar as consequências dentro do próprio PL.
“Se meu partido em Mato Grosso juntar com o PT, por fidelidade partidária tenho que apoiar o PT? Não esperem isso de mim. Ou me libera, ou me tolera, ou me expulsa. Com o PT e MDB eu não vou”, afirmou.
A declaração evidencia um novo foco de tensão dentro do PL em Mato Grosso, justamente no momento em que o partido tenta consolidar uma ampla frente de apoio à candidatura de Wellington Fagundes. O posicionamento de Abilio expõe divergências internas sobre a estratégia eleitoral e pode ampliar o debate sobre os rumos da campanha governista nas eleições de 2026.
Veja publicação

POLÍTICA MT
Podemos realiza convenção estadual nesta terça-feira e deve definir estratégia para a disputa eleitoral em Mato Grosso
A convenção estadual do Podemos, marcada para esta terça-feira (4), em Cuiabá, promete ser um dos eventos políticos mais aguardados desta reta decisiva de articulações para as eleições de 2026. A concentração está prevista para as 12h, com início dos trabalhos às 13h, na Avenida Jurumirim, esquina com a Avenida das Torres.
O grande suspense da convenção gira em torno da definição do caminho que será adotado pela legenda na disputa ao Governo de Mato Grosso. Nos bastidores, três cenários são discutidos: o primeiro é a manutenção do alinhamento com o governador Otaviano Pivetta (Republicanos), composição na qual o Podemos teria indicado a segunda suplência; o segundo envolve uma possível aliança com o senador Wellington Fagundes (PL); e o terceiro seria o lançamento de uma candidatura própria do partido ao Palácio Paiaguás.
A expectativa é de que dirigentes estaduais, prefeitos, vereadores, parlamentares, filiados e lideranças políticas participem da convenção, que também deverá definir as estratégias da legenda para a campanha eleitoral e deliberar sobre os próximos passos do partido.
Com as principais forças políticas do Estado intensificando as negociações para formação das chapas majoritárias e proporcionais, a decisão do Podemos é vista como estratégica e pode influenciar diretamente o cenário da disputa pelo Governo de Mato Grosso.
Por isso, a convenção desta terça-feira desperta grande interesse nos bastidores políticos, já que o posicionamento da sigla poderá consolidar uma aliança, abrir espaço para uma nova composição ou indicar um caminho próprio na corrida eleitoral de 2026.
-
POLICIAL7 dias atrásGaeco investiga fiscais por suposta cobrança de propina para liberar obras em Sinop
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásBrasil pode unificar rastreabilidade para blindar soja e carne à China e à União Europeia
-
POLÍTICA MT7 dias atrásJustiça nega pedido do Partido Liberal para deletar posts de Pivetta
-
ESPORTES6 dias atrásAUTOMOBILISMO: Carretas com os carros que vão competir na NASCAR chegam e seguem para o Parque Novo Mato Grosso para a 1° etapa em Cuiabá – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásBuzinaço de motoboys: Paulo Araújo reúne multidão, prefeitos e cúpula governista; Republicanos projeta eleger cinco deputados estaduais – veja o video
-
MATO GROSSO6 dias atrásGisela Simona consolida presença entre os nomes lembrados para a Câmara Federal
-
PICANTES6 dias atrásXuxa faz declaração emocionante em aniversário de Sasha: ‘Amor da minha vida’
-
MATO GROSSO5 dias atrásPaulo Araújo é o sexto colocado e lidera o Republicanos em pesquisa recente para deputado estadual

