BASTIDORES ELEIÇÕES 2026
Veja quem são os 50 convencionais que decidirão a disputa entre Jayme e Mauro no União Brasil
Convenção marcada para o dia 30 de julho colocará frente a frente os grupos do senador Jayme Campos e do ex-governador Mauro Mendes na definição dos rumos do partido em Mato Grosso.
A convenção estadual do União Brasil, marcada para 30 de julho, promete ser um dos eventos mais importantes da política mato-grossense neste período pré-eleitoral. O encontro reunirá 50 convencionais, entre membros do Diretório Estadual e delegados municipais, responsáveis por deliberar sobre o posicionamento do partido na disputa pelo Governo de Mato Grosso em 2026.
O cenário evidencia a disputa interna entre o grupo liderado pelo senador Jayme Campos e a ala comandada pelo ex-governador Mauro Mendes, atual presidente estadual da legenda.
Nos bastidores, aliados de Jayme afirmam contar com 36 dos 50 votos aptos à convenção, o que garantiria maioria para defender uma candidatura própria do União Brasil ao Governo do Estado. Já Mauro Mendes mantém o entendimento de que a sigla deve apoiar a reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos), posição que tem provocado um intenso debate dentro do partido.
Entretanto, mesmo que uma decisão seja tomada pela convenção estadual, ela poderá não representar o ponto final da disputa. Em caso de divergência, o assunto ainda poderá ser analisado pela direção nacional da Federação União Progressista, formada por União Brasil e Progressistas (PP), instância que possui competência para deliberar sobre questões envolvendo a federação.
Caso seja derrotado na votação estadual, Jayme Campos ainda poderá recorrer à Executiva Nacional do União Brasil, presidida por Antônio Rueda, buscando reverter eventual decisão.
A relação dos convencionais reúne algumas das principais lideranças da política estadual, entre elas o próprio Jayme Campos, Mauro Mendes, Virgínia Mendes, Júlio Campos, Fábio Garcia, Dilmar Dal Bosco, Vander Masson, Bruno Mena, Tatá Amaral, além de prefeitos, deputados, ex-parlamentares e representantes municipais espalhados por diversas regiões de Mato Grosso.
A expectativa é de que a convenção seja decisiva não apenas para definir a posição do União Brasil na corrida ao Palácio Paiaguás, mas também para medir a força política dos dois principais grupos que disputam o comando da legenda. O resultado poderá influenciar diretamente as futuras alianças da federação e o desenho do cenário eleitoral de 2026 no Estado.
POLÍTICA MT
Pivetta define equipe de campanha e entrega coordenação política a trio de ex-secretários e ex-senador
Governador estrutura núcleo estratégico para a disputa à reeleição com Rogério Gallo, Cidinho Santos e Luiz Antônio Pagot; marketing, jurídico e finanças também já têm responsáveis definidos.
O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) definiu a estrutura que comandará sua campanha à reeleição ao Governo de Mato Grosso nas eleições de 2026. O núcleo estratégico reúne nomes experientes da política, da administração pública e do setor empresarial, que passam a ocupar funções consideradas centrais na organização da pré-campanha.
A equipe foi apresentada durante reunião realizada na noite de quarta-feira (15) com pré-candidatos a deputado estadual e federal da base aliada. O encontro contou ainda com a presença do ex-governador Mauro Mendes (União Brasil), pré-candidato ao Senado.
A coordenação-geral da campanha ficará sob responsabilidade do ex-secretário de Estado de Fazenda Rogério Gallo, procurador do Estado e nome de confiança do grupo político de Mauro Mendes. Além da experiência na gestão estadual, Gallo também exerceu o cargo de prefeito interino de Cuiabá durante a administração de Mendes na Capital.
Na articulação política, o ex-senador Cidinho Santos assumirá a coordenação estratégica ao lado do ex-diretor-geral do DNIT Luiz Antônio Pagot, que também foi secretário estadual de Infraestrutura e de Educação. Ambos chegam com a missão de ampliar o diálogo político e fortalecer a construção de alianças para a campanha.
A área financeira será conduzida pelo advogado Pascoal Santullo, enquanto o marketing ficará sob responsabilidade do publicitário Bruno Cartaxo, profissional que atuou nas campanhas do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022. Cartaxo contará com consultoria de Duda Lima.
Já a coordenação jurídica da campanha será exercida pelo advogado Rodrigo Cyrineu, responsável por prestar assessoria jurídica ao governador e ao Republicanos.
Com a definição da equipe, Pivetta passa a ter oficialmente montada a estrutura que conduzirá sua estratégia eleitoral rumo à disputa pelo Palácio Paiaguás, reunindo nomes de forte influência política e administrativa em Mato Grosso.
Com informações do MídiaNews.
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVídeo de Pedro Taques viraliza nas redes e reacende debates sobre legado de sua gestão em Mato Grosso – assistam
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia Civil deflagra operação contra facção criminosa que utilizava bingos para lavagem de dinheiro em MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington Fagundes apoia redução da área mínima para parcelamento rural e destaca criação de agrovilas
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCidinho Santos e Rogério Gallo ganham protagonismo na campanha de Pivetta e despontam como suplentes de Mauro Mendes ao Senado
-
Sinop3 dias atrásEstrada Dalva avança para fase final da pavimentação e recebe imprimação antes da aplicação do asfalto
-
VÁRZEA GRANDE MT6 dias atrásSílvio Fidélis consolida trajetória marcada pela competência técnica e protagonismo na gestão pública
-
POLICIAL6 dias atrásPM prende três faccionados e apreende drogas e R$ 16,7 mil da venda de entorpecentes
-
POLÍTICA MT3 dias atrásApós reunião com Pivetta, Jayme endurece discurso, rejeita “candidato emprestado” e diz que eleição não pode ser vencida por W.O. – veja o video

