POLÍTICA MT

Lei cria Semana do Movimento Comunitário e valoriza lideranças dos bairros

Já está em vigor no estado, a Lei nº 13.390/2026, que institui a Semana do Movimento Comunitário no Estado de Mato Grosso. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a participação popular, valorizar as lideranças comunitárias e incentivar ações voltadas ao desenvolvimento das comunidades em todas as regiões do estado. A lei é fruto de um projeto de lei de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB) e foi sancionada pelo governador Otaviano Pivetta (Republicanos) no dia 28 de maio.

A nova legislação estabelece que a Semana do Movimento Comunitário será realizada anualmente durante a semana em que se comemora o Dia do Líder Comunitário, celebrado no dia 2 de junho, passando a integrar oficialmente o Calendário de Eventos do Estado de Mato Grosso.

A lei prevê a realização de palestras, debates, oficinas de capacitação para líderes comunitários, atividades culturais e esportivas, além de feiras de serviços e ações voltadas ao fortalecimento das associações de moradores e entidades comunitárias.

Para o deputado Thiago Silva, a criação da Semana do Movimento Comunitário representa um reconhecimento ao trabalho de milhares de lideranças que atuam voluntariamente em defesa das necessidades da população.

Leia Também:  ALMT homenageia personalidades com comendas, títulos e moções de aplausos

A trajetória de Thiago Silva na vida pública começou justamente no movimento comunitário, onde atuou na defesa dos moradores do Eldorado, Mirassol, Santa Fé e Copacabana em Rondonópolis, liderando reivindicações e mobilizando a população em busca de melhorias para os bairros. Essa experiência, segundo ele, foi fundamental para sua formação política e para a construção de um mandato voltado ao diálogo com as comunidades.

“Antes de chegar à Assembleia Legislativa, fui líder comunitário e presidente de bairro. Conheço de perto a realidade das comunidades e sei da importância do trabalho desenvolvido por homens e mulheres que dedicam seu tempo para lutar por melhorias na infraestrutura, saúde, educação, segurança e qualidade de vida da população. Esta lei é uma forma de valorizar essas lideranças e fortalecer o movimento comunitário em Mato Grosso”, destacou o parlamentar.

A lei também busca estimular a cidadania, o voluntariado e a participação popular nas decisões que impactam diretamente a vida dos moradores, além de promover a integração entre associações comunitárias, entidades sociais e o poder público. Ela autoriza ainda a realização de parcerias entre o governo do estado, prefeituras, a Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab), uniões comunitárias, associações de moradores, organizações da sociedade civil e demais instituições interessadas na promoção das atividades.

Leia Também:  Presidente da ALMT lamenta morte de fotógrafo Fablício Rodrigues

“Parabenizo o deputado Thiago por esta importante lei que valoriza o trabalho de nós, líderes comunitários, que buscamos fazer a diferença e cuidar dos interesses da nossa gente”, afirmou Nilza Maria, presidente da União Rondonopolitana de Moradores de bairros.

Com a sanção da Lei nº 13.390/2026, Mato Grosso passa a contar com um instrumento permanente de valorização do movimento comunitário, reconhecendo o papel estratégico das lideranças de bairro na construção de cidades mais organizadas, participativas e desenvolvidas.

“Foi no movimento comunitário, ao lado do meu pai Joaquim, que presidiu a Uramb, que aprendi a ouvir as pessoas, compreender os problemas dos bairros e lutar por soluções. Tenho muito orgulho dessa trajetória e seguirei trabalhando para fortalecer as lideranças que fazem a diferença na vida das comunidades mato-grossenses”, afirmou Thiago Silva.

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Cenira Evangelista recebe apoio Virginia Mendes para pré-candidata a deputada estadual

Juntas reforçam iniciativas em defesa das mulheres de Mato Grosso

A pré-candidata a deputada estadual Cenira Benedita Evangelista se reuniu nesta quarta-feira (10) com a ex-primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, idealizadora do programa SER Família Mulher, em um encontro marcado pelo fortalecimento da pauta feminina e pela defesa de políticas públicas voltadas às mulheres mato-grossenses.

Cuiabana, nascida na tradicional Rua São Benedito, Cenira tem uma trajetória construída no serviço público e na defesa dos direitos das mulheres. Neta de agricultores familiares, é assistente social formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ex-professora universitária e servidora pública estadual de carreira. Desde 2015 atua como Analista de Desenvolvimento Econômico e Social na Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF-MT).

Atualmente, exerce seu segundo mandato como presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso e integra as Redes Estadual e Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar.

Virginia Mendes ressaltou que a participação feminina na política é fundamental para ampliar conquistas e fortalecer o combate à violência contra a mulher.

“Essa união faz a força. A união faz com que as coisas aconteçam, que sejam realmente como gostaríamos que fossem. A importância da mulher na política é isso. A nossa maior luta é batalhar e trabalhar para que a gente tenha leis mais rigorosas para que os agressores tenham medo de cometer crimes bárbaros como têm ocorrido”, disse Virgínia Mendes.

Leia Também:  Presidente da ALMT lamenta morte de fotógrafo Fablício Rodrigues

Ao falar sobre representatividade, Cenira enfatizou que as mulheres precisam ocupar cada vez mais espaços de decisão.

“Sim, sororidade. Nós conhecemos as nossas dores”, salientou.

A pré-candidata também defendeu a criação de uma estrutura nacional permanente para as políticas públicas voltadas às mulheres.

“Enquanto a gente não chegar a um sistema de políticas para mulheres, como temos o Sistema Único de Saúde e o Sistema Único de Assistência Social, não vamos minimizar essa questão da violência. Precisamos de um sistema que funcione de forma integrada e permanente para garantir proteção e direitos às mulheres”, sugeriu.

O encontro reforçou a sintonia entre duas lideranças que atuam na defesa das mulheres e evidencia uma pauta comum voltada ao fortalecimento das redes de proteção, ao enfrentamento da violência e à ampliação da participação feminina nos espaços de poder e decisão em Mato Grosso.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA