MATO GROSSO

Embaixador da Noruega afirma que MT é: “laboratório de soluções para o futuro”

O embaixador da Noruega no Brasil, Kjetil Elsebutangen, destacou o trabalho do Governo de Mato Grosso na conciliação entre produção agrícola e preservação ambiental, durante reunião com o governador Otaviano Pivetta nesta quinta-feira (7.5), no Palácio Paiaguás.

De acordo com o embaixador, Mato Grosso reúne condições únicas de produção e preservação, sendo visto como referência internacional.

“Reconhecemos Mato Grosso como referência na conciliação entre produção e preservação. É um Estado que combina produção em larga escala com responsabilidade ambiental e que pode ser considerado um laboratório de soluções para o futuro. Temos interesse em ampliar a cooperação, especialmente em projetos ligados ao carbono e ao desenvolvimento ambiental”, disse.

O governador Otaviano Pivetta destacou o peso de Mato Grosso na produção de alimentos e a manutenção de áreas preservadas.

“Mato Grosso é um dos maiores produtores de alimentos do país e mantém cerca de 60% do território preservado. Na virada do milênio, o Brasil produzia cerca de 100 milhões de toneladas de grãos; hoje, Mato Grosso sozinho já supera esse volume. Em pouco mais de duas décadas, o Estado aumentou a produção sem avançar sobre novas áreas. Isso mostra que é possível produzir e preservar ao mesmo tempo”, afirmou.

Leia Também:  Seplag desenvolve sistema para o Censo Previdenciário e gera economia de R$ 6 milhões

Ele também citou o trabalho de fiscalização ambiental no Estado. “O Código Florestal é rigoroso e o Estado atua com firmeza no combate ao desmatamento ilegal. Isso garante segurança para produzir com responsabilidade”, completou o governador.

Na reunião, também foram discutidas parcerias voltadas ao mercado de carbono e iniciativas de desenvolvimento ambiental.

A secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, disse que a Noruega já sinalizou interesse em ampliar a cooperação com Mato Grosso.

“O embaixador veio conhecer o que o Estado vem fazendo. Mato Grosso já é visto como referência em produção com responsabilidade ambiental. A Noruega é uma parceira importante e quer ampliar essa cooperação, principalmente no carbono”, afirmou.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros resgata arara-canindé que caiu em quintal de residência

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na manhã de sábado (27.6), uma arara-canindé que caiu no quintal de uma residência no bairro Vale do Sol, em Campo Verde (a 139 km de Cuiabá).

A 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada por volta das 8h30, via Central de Emergências 193, e prontamente uma equipe se deslocou ao endereço indicado.

No local, os bombeiros militares realizaram a captura do animal após constatarem sinais de debilidade física e possível lesão ou fratura em uma das asas, o que impedia o voo.

Após a captura, a ave foi colocada em uma caixa de transporte apropriada e encaminhada a uma clínica veterinária para receber os cuidados necessários.

O Corpo de Bombeiros orienta que, ao encontrar animais silvestres em áreas urbanas, a população não tente capturá-los por conta própria. A recomendação é manter distância e acionar imediatamente a corporação pelo telefone de emergência 193, garantindo a segurança das pessoas e a preservação da fauna silvestre.

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Projeto de lei do Governo de MT que prevê revisão salarial conforme inflação será votado nesta terça-feira (21)

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA