VÁRZEA GRANDE MT

Roda de conversa com artesãs de Limpo Grande reforça diálogo entre gestão e comunidade

Visitas estão sendo realizadas para conhecer realidades pontuais e promover uma escuta ativa junto à população escolar

A prefeita Flávia Moretti (PL) e a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, se reuniram – na manhã desta quarta-feira (7) – com as redeiras da comunidade de Limpo Grande. A visita ao Centro Cultural ‘Neide Clemente Lemes’ teve objetivo de promover uma roda de conversa em meio às peças únicas produzidas, de forma 100% artesanal, pelas artesãs. Além de criar vínculo com as mulheres que mantém viva toda a tradição de Várzea Grande, a visita estreitou o diálogo entre gestão e comunidade e ainda serviu de oportunidade para apresentar a nova titular da Educação e ouvir as demandas da comunidade local.

“Sou uma apaixonada pelos trabalhos confeccionados pelas artesãs, tanto que deixo no carro um xale que faço questão de usar em eventos oficiais e também no dia a dia. Aqui, além das redes que são conhecidas mundialmente, são produzidas diversas peças e para todos os gostos”, destacou a prefeita. A prefeita lembrou que durante sua posse usou um xale confeccionado em Limpo Grande.

Leia Também:  Várzea Grande debate políticas públicas na 11° Conferência  Municipal de Assistência Social

A secretária de Educação disse que desde que assumiu a pasta está mantendo um ciclo de visitas nas unidades escolares, e também nos espaços culturais do Município. “A Associação das Redeiras de Limpo Grande tem um papel importante no artesanato local, e vem contribuído, de forma excepcional, na divulgação do município de Várzea Grande e na perpetuação de sua cultura e tradição. Nesta primeira visita, como titular da Educação, quero reforçar o nosso apoio e a parceria com a instituição”.

A comunidade de Limpo Grande tem se destacado não somente pelas belezas das redes fabricadas no local – e que estão sendo difundidas no mundo inteiro – mas pela tradição do tear Manuel que é passada de mãe para filhas. “É importante manter essa tradição e essa gestão tem procurado fortalecer esses laços, tanto que a prefeita Flávia Moretti está sempre presente na localidade, e hoje também fez questão de me acompanhar nesta visita”, acrescentou Maria Fernanda.

UNIDADE ESCOLAR – Além da Associação das Redeiras, a prefeita Flavia Moretti e a secretária Maria Fernanda também visitaram a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Professora Euraide de Paula’, ouvindo as demandas e identificando os pontos que precisam melhorar. “Estamos percorrendo todas as unidades escolares, conversando com os diretores, alunos e comunidade escolar, numa escuta ativa. Estamos atentas às demandas e trabalhando para ajustar todos os pontos. Queremos uma educação de qualidade e vamos trabalhar para que isso aconteça. Essa é a nossa missão”.

Leia Também:  Confira formas de aderir Refis 2025 e garantir descontos de até 20% no IPTU

O vereador Charles Caetano também esteve presente nas agendas realizadas na comunidade de Limpo Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Recesso escolar é aproveitado para intensificar manutenção e limpeza nas escolas municipais de Várzea Grande

Enquanto os estudantes aproveitam o período de recesso escolar, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), intensificou os trabalhos de manutenção preventiva e limpeza nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede municipal.

As equipes do Setor de Obras da SMECEL estão percorrendo as unidades escolares para realizar uma série de serviços, como limpeza geral, pequenos reparos, manutenção predial, revisão das instalações e adequações necessárias para que alunos, professores e demais servidores encontrem ambientes mais seguros, organizados e acolhedores no retorno às aulas, marcado para a próxima segunda-feira (20).

Nesta terça-feira (14), uma das unidades contempladas foi a EMEB Júlio Domingos de Campos Corrêa, localizada no bairro São Mateus, onde as equipes executaram serviços de limpeza e manutenção como parte do cronograma elaborado pela Secretaria.

Segundo a assessora do Setor de Obras da SMECEL, Eliestt Rodrigues de Souza, os trabalhos foram planejados para aproveitar o período em que as escolas estão sem atividades letivas, permitindo que as intervenções ocorram com mais agilidade e segurança.

“Estamos executando um cronograma que contempla todas as unidades da rede municipal que necessitam de manutenção e limpeza. O objetivo é aproveitar o recesso escolar para realizar os serviços sem interferir na rotina das escolas, garantindo que tudo esteja preparado para receber nossos estudantes e profissionais no início do segundo semestre.”

As ações incluem a limpeza de pátios, salas de aula, áreas externas e espaços de convivência, além de reparos hidráulicos e elétricos, manutenção de portas, janelas e telhados, pintura em pontos específicos e outros serviços de conservação predial, conforme as necessidades identificadas em cada unidade.

Leia Também:  Mutirão de limpeza, manutenção e melhorias chega a quase 40 bairros nesta sexta-feira

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, destacou que o período de recesso é estratégico para a realização de melhorias que garantam mais qualidade ao ambiente escolar.

“Aproveitamos esse intervalo das atividades escolares para intensificar os serviços de manutenção em nossas escolas e CMEIs. Nosso compromisso é oferecer espaços cada vez mais seguros, limpos e adequados para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Esse cuidado faz parte do trabalho permanente da gestão da prefeita Flávia Moretti com a valorização da educação e o bem-estar dos nossos estudantes e servidores.”

A Secretaria informa que todas as unidades da rede municipal que necessitam de manutenção preventiva e limpeza passarão pelos serviços até o encerramento do recesso escolar. O cronograma foi elaborado para atender às demandas identificadas pelas equipes técnicas, assegurando que as escolas estejam preparadas para receber a comunidade escolar no início do segundo semestre letivo.

Além de contribuir para a conservação do patrimônio público, as ações reforçam o compromisso da administração municipal com a qualidade da infraestrutura escolar, proporcionando ambientes mais confortáveis, organizados e seguros para o processo de ensino e aprendizagem.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA