POLICIAL
Operação da Polícia Civil mira núcleo de facção responsável por homicídios em Cáceres
A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (25.03), em Cáceres, a Operação Ordo, com o objetivo de desarticular um núcleo criminoso vinculado a uma facção atuante na região, responsável pela prática de crimes graves, especialmente homicídios.
As investigações, realizadas pela 1ª Delegacia de Polícia de Cáceres, apontaram a existência de um grupo estruturado de homens conhecidos no meio criminoso como “missionários”, incumbidos de executar ordens de morte determinadas pela facção criminosa, atuando diretamente na eliminação de rivais e na imposição do domínio territorial mediante violência extrema.
Dentre os alvos, destaca-se o principal investigado, preso nesta quarta-feira, apontado como executor direto de ao menos três homicídios consumados em Cáceres, evidenciando a periculosidade concreta do grupo e sua atuação reiterada em crimes contra a vida.
Ao todo, estão sendo cumpridas dez ordens judiciais, sendo cinco mandados de prisão preventiva, expedidos com base nas provas colhidas ao longo da investigação, que evidenciam a materialidade delitiva e os indícios suficientes de autoria.
Segundo delegado Mauro Apoitia, responsável pela operação, a ação representa um avanço significativo no enfrentamento à criminalidade violenta na região de Cáceres.
“A Operação Ordo simboliza um passo firme no combate às facções criminosas que atuam em Cáceres. Nosso objetivo é interromper a cadeia de violência, especialmente os crimes de homicídio, que geram instabilidade social e sensação de insegurança. A Polícia Civil permanece à disposição da sociedade, atuando de forma estratégica e integrada para prisão desse núcleo criminoso”, afirmou o delegado.
A operação contou com o apoio integrado de equipes da 1ªDP de Cáceres, Delegacia de Mirassol d’Oeste, Núcleo de Inteligência Regional de Cáceres e do Gaeco de Cáceres, evidenciando a atuação coordenada entre unidades especializadas e órgãos de persecução penal, fator determinante para o êxito das diligências e para o enfrentamento qualificado das organizações criminosas atuantes na região.
A operação ainda integra as Operações Pharus l e Tolerância Zero, conjunto de ações estratégicas voltadas ao enfrentamento das facções criminosas, especialmente no contexto da disputa entre facções, cenário que tem impulsionado o aumento de crimes violentos na região.
As diligências seguem em andamento, com a finalidade de localizar outros envolvidos, aprofundar a coleta de provas e robustecer os elementos informativos já obtidos, visando a responsabilização penal de todos os integrantes do grupo criminoso.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLICIAL
Polícia Militar fecha festa em tabacaria com presença de menores em Pontes e Lacerda
A Polícia Militar de Mato Grosso fechou uma festa em uma tabacaria com a presença de menores de idade, na madrugada deste sábado (11.7), em Pontes e Lacerda. Na ação, quatro homens foram presos, entre eles o dono do estabelecimento. 25 menores de idade que faziam o uso de álcool e drogas foram conduzidos. Porções de drogas também foram apreendidas pela PM.
A ação foi desenvolvida pelo 18º Batalhão, Raio e Força Tática do 12º Comando Regional, Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), após denúncias sobre uma festa em uma tabacaria onde havia a presença de adolescentes consumindo álcool e drogas.
As equipes seguiram ao endereço informado e encontraram grande movimentação de pessoas, incluindo de diversos menores de idade. Alguns jovens foram submetidos a teste de alcoolemia, sendo constatado que estavam sob efeitos de bebidas alcoólicas. Na bolsa de uma menor, de 16 anos, os policiais localizaram porções de maconha.
Também na vistoria ao estabelecimento, os militares encontraram porções de cocaína espalhadas nos banheiros e no camarote da tabacaria. Dois homens que faziam uso de tornozeleira eletrônica e não poderiam estar no local também foram abordados e detidos.
Os policiais também fizeram contato com o dono da tabacaria e pelo responsável da festa, que afirmaram que os menores faziam entrada no estabelecimento usando documentos de identificação falsificados. Os dois homens também foram detidos.
Ao todo, 25 menores de idade foram encontrados na festa e foram conduzidos pela Polícia Militar. O Conselho Tutelar de Pontes e Lacerda foi acionado e também acompanhou a ocorrência.
Todos os detidos pela PM foram encaminhados para a delegacia da Polícia Judiciária Civil para registro da ocorrência e demais providências que o caso requer.
Tráfico de drogas
Ainda em Pontes e Lacerda, um homem foi preso pela Rotam por tráfico ilícito de drogas, na noite de sexta-feira (10). O suspeito foi detido em flagrante com 144 porções de cocaína e uma porção de maconha.
Os policiais faziam patrulhamento e encontraram o suspeito com uma sacola em mãos, que tentou jogar no chão ao ver a viatura. Ele foi abordado e na verificação da sacola, foram encontradas as drogas. Ele confessou ser o proprietário dos entorpecentes e recebeu voz de prisão em flagrante, sendo conduzido para registro da ocorrência e demais providências.
Fonte: PM MT – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásData Index mostra Mauro Mendes isolado na liderança ao Senado; Janaina Riva consolida segunda colocação
-
POLÍTICA MT5 dias atrásData index aponta Pivetta e Wellington tecnicamente empatados; Jayme mantém disputa aberta pelo Governo de MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásAPÓS DEFESA EM PLENÁRIO, WELLINGTON CELEBRA APROVAÇÃO DE PROJETO QUE FORTALECE A PROTEÇÃO ÀS MULHERES
-
POLÍTICA MT5 dias atrásProposta antirracista tem parecer favorável da Comissão de Direitos Humanos
-
NACIONAL5 dias atrás‘Melhores Vilas Turísticas do Mundo’: Conceição de Ibitipoca (MG) é um dos destinos brasileiros na disputa
-
POLÍTICA MT5 dias atrásConvenção do União Brasil é antecipada para o dia 30; Jayme Campos reafirma diálogo aberto com Mauro Mendes e demais lideranças
-
SAÚDE5 dias atrásNota técnica orienta gestores sobre aquisição, credenciamento e recursos para as Unidades Odontológicas Móveis
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJúlio Campos apresenta projeto para criar estratégia permanente de combate ao câncer infantojuvenil em Mato Grosso

