MATO GROSSO
Artesãos de MT comercializam mais de R$ 70 mil em feira nacional de artesanato
A participação de Mato Grosso na segunda edição da Feira Nacional de Artesanato da Bahia (Fenaba) resultou em um saldo positivo para o artesanato do Estado. Realizado entre os dias 9 e 12 de outubro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, o evento reuniu representantes de diversas regiões do país e movimentou a economia criativa com a comercialização de produtos autorais e tradicionais.
O estande mato-grossense registrou a venda de 416 peças, totalizando R$ 70.170,00 em comercialização. O resultado reflete o bom desempenho dos participantes e a valorização do artesanato produzido no Estado.
Mato Grosso foi representado por uma associação, um núcleo produtivo e quatro artesãos individuais, provenientes dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, São José do Rio Claro e Paranatinga. Entre os produtos expostos, estiveram trabalhos em cerâmica, sementes, fios e tecidos, além de peças de artesanato indígena e itens utilitários e decorativos.
A participação foi organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Secretaria Adjunta de Turismo e da Coordenadoria de Artesanato. De acordo com Lourdes Sampaio, coordenadora do Programa Artesanato Brasileiro em Mato Grosso, o evento tem como objetivo promover a produção artesanal mato-grossense e ampliar as oportunidades de comercialização e visibilidade dos artistas locais.
“A participação de Mato Grosso na Fenaba mostra a força e a qualidade do nosso artesanato. É muito gratificante ver o trabalho dos nossos artesãos sendo reconhecido e valorizado em um evento nacional como esse. Cada peça vendida representa não só geração de renda, mas também a preservação da nossa cultura e das tradições que formam a identidade mato-grossense”, afirmou.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros combate incêndio em cavalo mecânico de carreta bi-trem em Rondonópolis
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na madrugada de sábado (27.6), um incêndio de grandes proporções em um cavalo mecânico de uma carreta bi-trem, no Distrito Industrial de Rondonópolis (219 km de Cuiabá).
A equipe do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM) foi acionada para atender à ocorrência e, ao chegar ao local, encontrou o veículo completamente tomado pelas chamas.
Para controlar o incêndio, os bombeiros militares utilizaram Líquido Gerador de Espuma (LGE), conseguindo extinguir totalmente o fogo e impedir que as chamas se propagassem para outros veículos e estruturas próximas.
Não há registro de vítimas.
Fonte: Governo MT – MT
-
Sinop5 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
POLÍTICA MT2 dias atrásPesquisa Percent Brasil consolida Paulo Araújo entre os deputados estaduais mais lembrados de Mato Grosso
-
POLICIAL6 dias atrásForça Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica
-
ECONOMIA6 dias atrásMDIC lança Agenda Brasil Mais Competitivo para impulsionar produtividade e ambiente de negócios no país
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásConab moderniza armazém e entrega equipamentos a produtores
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto

