POLÍTICA MT

STF barra despejo e Wilson Santos destaca que a decisão trouxe alívio às famílias do Contorno Leste

Foto: Samantha dos Anjos

Após a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu nesta quinta-feira (2) a reintegração de posse da área ocupada por mais de cinco mil pessoas no Contorno Leste, em Cuiabá, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) reuniu-se com os moradores para comunicar a vitória judicial e reafirmar seu compromisso em defender a desapropriação da área.

No encontro, o parlamentar leu as recomendações impostas pela decisão judicial e destacou a importância do momento.

“Está todo mundo feliz. Não há nada mais forte do que a mão de Deus. E quando o Espírito Santo conduz uma luta, os caminhos se abrem. Nós ainda não vencemos 100%, mas já temos uma caminhada enorme. Essa decisão do Supremo Tribunal vai dar o tempo que precisamos para que as emendas parlamentares que conseguimos cheguem para a aquisição da área”, declarou o deputado.

Wilson lembrou que, diante da decisão, não há qualquer ordem judicial vigente para retirada das famílias da região. Ele também fez um alerta: “É importante que ninguém traga novas famílias para cá, para que possamos garantir que aqueles que já estão instalados sejam beneficiados com a regularização da área”, destacou.

Leia Também:  Ulysses Moraes percorre MT-130 fiscalizando condições precárias da estrada

O jornalista Antero de Paes Barros acompanhou o deputado durante a visita e destacou a importância da decisão. Ele lembrou a atuação conjunta do parlamentar e do advogado Daniel Ramalho na defesa da comunidade e classificou o resultado como uma conquista histórica.

“Nós conseguimos uma importante vitória. Essa é uma questão que vai além de direita ou esquerda, porque trata de políticas públicas de habitação. O deputado Wilson Santos tem mostrado apoio aos mais vulneráveis, trabalhando para o povo, independentemente de partido”, afirmou.

A medida judicial foi concedida no Mandado de Injunção nº 7.503, impetrado pelo morador José Leonardo Galvis. O ministro Flávio Dino suspendeu a liminar que determinava a desocupação até 27 de outubro, apontando falhas nos critérios adotados pelo governo do Estado para definir quem estaria em situação de vulnerabilidade.

Na decisão, o magistrado reconheceu omissão das autoridades responsáveis, incluindo o Conselho Nacional de Justiça, a Comissão Estadual de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) e o governo estadual, por não estabelecerem critérios objetivos para identificação das famílias em áreas de ocupação coletiva.

Leia Também:  Max Russi admite discutir candidatura majoritária com grupo político

Luta – Wilson Santos tem articulado recursos para garantir a regularização fundiária do Contorno Leste. Já estão mobilizados cerca de R$ 30 milhões em emendas parlamentares, incluindo R$ 18 milhões destinados pelo senador licenciado Carlos Fávaro (PSD), entre R$ 5 milhões e R$ 8 milhões sinalizados pelo senador Wellington Fagundes (PL), além de R$ 1 milhão cada dos vereadores Dra. Mara (Podemos) e Marcrean Santos (PP). O próprio deputado comprometeu R$ 3 milhões de suas emendas para a aquisição da área.

“Essa é uma luta em defesa da moradia digna e da justiça social. Continuaremos atentos e firmes para que o novo cadastramento seja feito com critérios justos, transparentes e humanos”, reforçou o deputado.

Área – A ocupação no Contorno Leste começou em outubro de 2022 e ganhou força em janeiro de 2023. Atualmente, estima-se que cerca de três mil famílias vivam na região, antes sob risco de despejo por decisões judiciais. Com a suspensão determinada pelo STF, os moradores ganham tempo até que uma solução definitiva seja consolidada.

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA MT

WELLINGTON FAGUNDES DESTACA PARCERIA COM A IGREJA E DEFENDE GOVERNO HUMANIZADO DURANTE A 43ª CONEMAD-MT

O pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL), participou na tarde deste sábado (27) da 43ª Assembleia Geral Ordinária da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus Ministério de Madureira em Mato Grosso (CONEMAD-MT), realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O encontro integra as celebrações do centenário da Assembleia de Deus Ministério de Madureira e reúne lideranças religiosas de diversas regiões do Estado com o tema “A União Gera Milagres”.

Recepcionado pelo presidente da CONEMAD-MT, pastor José Fernandes Corrêa Noleto, Wellington destacou a longa relação de amizade construída com a Assembleia de Deus Ministério de Madureira, iniciada ainda na época em que atuou ao lado do bispo Manuel Ferreira na Câmara dos Deputados.

“É uma felicidade muito grande estar aqui comemorando o centenário da Assembleia de Deus de Madureira. Ao longo da minha trajetória construí grandes amizades com a liderança da igreja e sempre recebi o apoio dos pastores, obreiros e irmãos, algo pelo qual sou muito grato”, afirmou.

Leia Também:  Mato Grosso ganha Dia Estadual do Atleta Surdolímpico

Durante o evento, o senador também apresentou sua visão para Mato Grosso e defendeu um governo voltado às pessoas, com prioridade para as áreas social, habitacional, segurança pública e valorização dos servidores.

“Quero fazer um governo humano. Mato Grosso cresceu muito, mas precisamos garantir que esse desenvolvimento chegue a quem mais precisa. Também é fundamental valorizar os servidores públicos e fortalecer as políticas sociais em parceria com as igrejas”, destacou.

Wellington ainda ressaltou que pretende ampliar o diálogo com as instituições religiosas para fortalecer ações sociais em todo o Estado.

A 43ª CONEMAD-MT segue até este domingo (28), reunindo pastores, ministros e lideranças evangélicas de Mato Grosso em uma programação especial que celebra os 100 anos da Assembleia de Deus Ministério de Madureira e fortalece a comunhão entre as igrejas.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA