POLICIAL

Polícia Civil deflagra operação contra fraudes na OLX e prende suspeitos em Mato Grosso e no Pará

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, prestou apoio, nesta sexta-feira (12.9), à Polícia Civil de Santa Catarina, em uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes pela internet.

A operação, deflagrada pela Delegacia de Combate a Estelionatos do Departamento de Investigações Criminais da Capital (DCE/DIC) de Santa Catarina, contou também com apoio da Polícia Civil do Pará, e resultou no cumprimento de dois mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão em Rondonópolis (MT) e Canaã dos Carajás (PA).

As investigações tiveram início em janeiro deste ano, após uma vítima de Florianópolis perder R$ 35 mil em um golpe conhecido como “golpe do intermediário”, durante a negociação de uma motoaquática anunciada na plataforma OLX.

Nesse esquema, criminosos clonam anúncios verdadeiros e os republicam com valores abaixo do mercado, passando-se por intermediários entre comprador e vendedor. Eles impedem o contato direto entre as partes e orientam que os pagamentos sejam feitos em contas de terceiros, resultando em prejuízo para o comprador e ausência de recebimento para o vendedor.

Leia Também:  Operação Cerco Total cumpre 16 mandados contra envolvidos em tentativa de homicídio em Colíder

As investigações levaram à identificação do principal articulador das fraudes, que contava com o auxílio da própria filha. Juntos, eles criaram perfis falsos e publicaram pelo menos 64 anúncios fraudulentos envolvendo máquinas agrícolas, veículos e motos aquáticas, vitimando pessoas em diversos estados do país.

O homem, de 55 anos, foi localizado no bairro Jardim Iguaçu II, em Rondonópolis (MT), e preso pela Derf em cumprimento a mandado expedido pela Vara Regional de Garantias da Comarca da Capital (TJSC). Ele é apontado como uma das lideranças de uma facção criminosa atuante na região.

A filha foi capturada em Canaã dos Carajás (PA), onde trabalhava como estagiária no fórum da comarca. Uma terceira investigada não foi encontrada e é considerada foragida. Também foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Rondonópolis. Os presos responderão pelos crimes de fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

“A operação reforça a integração entre as Polícias Civis de Santa Catarina, Mato Grosso e Pará no enfrentamento a crimes virtuais que causam prejuízos a vítimas em todo o território nacional”, disse o delegado Santiago Rozendo Sanches e Silva, da Derf Rondonópolis.

Leia Também:  Prefeitura abre pré-matrícula online para fila de espera da educação infantil

Fonte: Policia Civil MT – MT

Propaganda

POLICIAL

Polícia Militar fecha festa em tabacaria com presença de menores em Pontes e Lacerda

A Polícia Militar de Mato Grosso fechou uma festa em uma tabacaria com a presença de menores de idade, na madrugada deste sábado (11.7), em Pontes e Lacerda. Na ação, quatro homens foram presos, entre eles o dono do estabelecimento. 25 menores de idade que faziam o uso de álcool e drogas foram conduzidos. Porções de drogas também foram apreendidas pela PM.

A ação foi desenvolvida pelo 18º Batalhão, Raio e Força Tática do 12º Comando Regional, Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), após denúncias sobre uma festa em uma tabacaria onde havia a presença de adolescentes consumindo álcool e drogas.

As equipes seguiram ao endereço informado e encontraram grande movimentação de pessoas, incluindo de diversos menores de idade. Alguns jovens foram submetidos a teste de alcoolemia, sendo constatado que estavam sob efeitos de bebidas alcoólicas. Na bolsa de uma menor, de 16 anos, os policiais localizaram porções de maconha.

Também na vistoria ao estabelecimento, os militares encontraram porções de cocaína espalhadas nos banheiros e no camarote da tabacaria. Dois homens que faziam uso de tornozeleira eletrônica e não poderiam estar no local também foram abordados e detidos.

Leia Também:  Autor de duplo homicídio em Querência é preso pela Polícia Civi nesta terça-feira

Os policiais também fizeram contato com o dono da tabacaria e pelo responsável da festa, que afirmaram que os menores faziam entrada no estabelecimento usando documentos de identificação falsificados. Os dois homens também foram detidos.

Ao todo, 25 menores de idade foram encontrados na festa e foram conduzidos pela Polícia Militar. O Conselho Tutelar de Pontes e Lacerda foi acionado e também acompanhou a ocorrência.

Todos os detidos pela PM foram encaminhados para a delegacia da Polícia Judiciária Civil para registro da ocorrência e demais providências que o caso requer.

Tráfico de drogas

Ainda em Pontes e Lacerda, um homem foi preso pela Rotam por tráfico ilícito de drogas, na noite de sexta-feira (10). O suspeito foi detido em flagrante com 144 porções de cocaína e uma porção de maconha.

Os policiais faziam patrulhamento e encontraram o suspeito com uma sacola em mãos, que tentou jogar no chão ao ver a viatura. Ele foi abordado e na verificação da sacola, foram encontradas as drogas. Ele confessou ser o proprietário dos entorpecentes e recebeu voz de prisão em flagrante, sendo conduzido para registro da ocorrência e demais providências.

Leia Também:  Polícia Militar localiza mais de cem cestas básicas em casa abandonada após denúncia de agressão

Fonte: PM MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA