MATO GROSSO
Estudantes de 12 a 14 anos disputam títulos estaduais de modalidades coletivas no Jogos Escolares Mato-grossenses
Equipes compostas por estudantes de 12 a 14 anos, de todas as regiões do Estado, disputam os títulos de campeãs estaduais dos Jogos Escolares Mato-grossenses, a partir desta quinta-feira (10.7). O município de Lucas do Rio Verde (a 330 km de Cuiabá) sedia, até a próxima quinta (16), a etapa estadual da competição promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
No total, o evento esportivo reúne cerca de 1.150 pessoas, entre atletas e técnicos, que representam 95 equipes escolares de 42 municípios mato-grossenses. Campeãs em suas respectivas regiões, as equipes masculinas e femininas competem nas modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol.
Para a etapa estadual estão classificadas equipes dos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Araputanga, Arenápolis, Aripuanã, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Canarana, Colniza, Confresa, Cuiabá, Cáceres, Diamantino, Guarantã do Norte, Guiratinga, Ipiranga do Norte, Itaúba, Jaciara, Juara, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nobres, Paranaíta, Pedra Preta, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Poxoréu, Primavera do Leste, Querência, Rondonópolis, Santo Antônio de Leverger, Sapezal, Sinop, Sorriso, São Félix do Araguaia, Tangará da Serra, Torixoréu e Várzea Grande.
“Parabéns às equipes que chegaram até aqui, todas já são campeãs! Nosso agradecimento a todos pelo envolvimento, ao município de Lucas do Rio Verde, que recebe o evento, e aos demais municípios, que levaram suas equipes nas fases regionais, todos que acreditam no poder do esporte para a integração e aprendizado de nossos estudantes”, celebra o secretário da Secel, David Moura.
Abertura oficial e locais de competição
A abertura oficial da etapa estadual dos Jogos Escolares Mato-grossenses será realizada nesta quinta (10), às 18h, no Estádio Municipal Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde.
As competições prosseguem até a próxima quinta (16), em diferentes espaços esportivos no município. O basquetebol será disputado no ginásio Pimpão e o handebol, no ginásio Didé Martins. As partidas de futsal ocorrem no ginásio Rio Verde e as de voleibol, no ginásio Ernesto Zortéa.
Jogos Escolares e Jogos Estudantis
As competições escolares mato-grossenses envolveram municípios de todas as regiões do Estado em 10 etapas regionais, que ocorreram de abril a junho deste ano. Estudantes de 12 a 14 anos competem nos Jogos Escolares e, os da faixa etária de 15 a 17 anos, nos Jogos Estudantis de Seleções.
Para as modalidades coletivas, a disputa estadual dos Jogos Escolares ocorre de 10 a 16 de julho, em Lucas do Rio Verde, e dos Jogos Estudantis, de 1 a 7 de agosto, em Sorriso.
Já para as modalidades individuais, as competições começam na fase estadual, que serão divididas em períodos distintos, no mês de julho, em Várzea Grande e em Lucas do Rio Verde.
A Secel conta com a parceria dos municípios-sedes e apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para realização das competições escolares mato-grossenses.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Turismo de negócios e eventos se consolida em 28 municípios e fortalece a economia regional em Mato Grosso
A Norte Show 2026 começou movimentando Sinop já no primeiro dia, com público estimado em 30 mil pessoas. Mais do que um dos principais eventos do agronegócio da região, a feira também evidencia a força de um segmento que se consolida em diferentes regiões do estado: o turismo de negócios e eventos.
Dados do Observatório do Turismo da adjunta de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) apontam que 20 municípios têm o turismo de negócios e eventos como principal segmento turístico, enquanto outros oito o têm como segunda principal atividade. Entre eles está Cuiabá, capital do estado, que mantém uma agenda contínua de eventos institucionais, corporativos e técnicos ao longo do ano.
Maria Letícia Arruda, secretária adjunta de Turismo da Sedec, afirma que esse tipo de turismo tem ganhado espaço nas estratégias de desenvolvimento dos municípios mato-grossenses, especialmente aqueles que concentram atividades empresariais e institucionais.
“O turismo de negócios e eventos é um dos grandes motores da economia, inclusive na capital. Em Cuiabá, temos eventos inclusive de relevância internacional que movimentam uma cadeia ampla, envolvendo desde hospedagem e alimentação até transporte, comércio e prestação de serviços”, disse.
O turismo de negócios e eventos é caracterizado pelo deslocamento de pessoas para participar de atividades profissionais fora da sua cidade de origem, como feiras, congressos, convenções, seminários e reuniões corporativas. Diferente do turismo de lazer, em que o objetivo principal é o descanso, no turismo de negócios a motivação está ligada ao trabalho, à geração de oportunidades e ao networking — mas seus efeitos ultrapassam o ambiente dos eventos.
Quem viaja a trabalho também consome na cidade. Hotéis, restaurantes, aplicativos de transporte, bares e atrativos locais passam a fazer parte da rotina desses visitantes, gerando impacto direto na economia. Além disso, trata-se de um segmento que acontece ao longo de todo o ano e não depende de períodos de alta temporada, o que contribui para uma movimentação mais constante do setor turístico.
Em Sinop, esse crescimento acompanha o próprio desenvolvimento econômico do município. “Sinop é um município muito jovem, em pleno desenvolvimento. Bate vários recordes de abertura de empresas e geração de empregos, e a gente percebe um grande crescimento do turismo de negócios e eventos aqui na região”, explica a turismóloga e diretora de turismo do município, Leidiane Viegas.
Segundo ela, o perfil da cidade favorece esse cenário. “Nós centralizamos o setor de serviços do agronegócio, tudo isso auxilia nesse segmento de negócios. Também somos um polo educacional, então concentramos inúmeros eventos ligados a essa área, como congressos médicos, de agronomia e grandes feiras do agro, como a Norte Show. Todos esses eventos contribuem para a movimentação e o aquecimento da nossa economia local. Dados apontam que, a cada um real investido em eventos, sete retornam para o município, gerando benefícios e aquecendo a economia.”
Além dos compromissos profissionais, parte dos visitantes também aproveita a viagem para conhecer a cidade e a região. Mesmo que de forma breve, experiências ligadas à gastronomia, cultura e lazer passam a integrar o roteiro, ampliando o tempo de permanência e o volume de gastos no destino.
Levantamento de dados
Para compreender melhor o comportamento do público e os impactos do setor, a Sedec realiza uma pesquisa durante a Norte Show. A ação é feita em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e a Prefeitura de Sinop, com metodologia já aplicada pelo órgão. Durante o evento, equipes técnicas coletam dados diretamente com os visitantes por meio de questionários.
A coordenadora de Pesquisa e Planejamento da Sedec, Gláucia Regina da Silva, explica que o levantamento tem papel estratégico no desenvolvimento do turismo. “A pesquisa já foi aplicada anteriormente em Barra do Bugres e, agora, em Sinop, representa uma nova oportunidade de coletar dados sobre o perfil dos visitantes. Essas informações são fundamentais para subsidiar políticas públicas mais efetivas para o setor”, afirma.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásSemana na ALMT tem debate sobre demissões no SAMU e homenagens oficiais
-
POLÍTICA MT7 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrásComissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais; texto pode ir ao Senado
-
SAÚDE6 dias atrásSaúde entrega primeiros veículos para transporte intermunicipal de pacientes e anuncia mais de R$ 400 milhões para o Ceará
-
SAÚDE6 dias atrásMicro-ônibus entregues no Ceará passaram por vistoria e estão aptos para circulação e prontos para atender à população
-
SAÚDE7 dias atrásDa ciência ao cuidado: Ministério da Saúde debate estratégias para acelerar o acesso à inovação nos serviços do SUS
