ECONOMIA

MDIC é premiado na 5ª edição do Conexão Inova

A 5ª edição do Prêmio Conexão Inova resultou na classificação em segundo lugar, na categoria Regulação: projetos concluídos, do Guia Referencial de Sandbox Regulatório, desenvolvido pela Secretaria de Competividade e Política Regulatória do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (SCPR/MDIC) em parceria com o Laboratório de Inovação da Advocacia-Geral da União (Labori/AGU).

O prêmio busca destacar as iniciativas mais inovadoras nas áreas de gestão pública, políticas públicas, tecnologias disruptivas e cidadania digital. Com 20 categorias diferentes, que vão desde regulação, serviços públicos e comunicação pública até inteligência artificial e transformação digital, a premiação é uma iniciativa da Rede Conexão Inovação Pública.

“É um importante reconhecimento para um instrumento que busca facilitar a implementação de sandboxes regulatórios no país, com harmonização de entendimentos e procedimentos”, afirmou a secretária de Competitividade e Política Regulatória, Andrea Macera.

Confira a lista completa de vencedores aqui.

Segurança jurídica

O Guia Referencial de Sandbox Regulatório estabelece diretrizes para testes de inovações de produtos, serviços e modelos de negócio em diferentes setores da economia com regras diferenciadas, em um espaço controlado por um determinado período, com clareza e segurança jurídica. A ideia é potencializar a inovação, atrair investimentos externos e desenvolver a cultura da inovação em regulação.

Leia Também:  Brasil e Chile modernizam e simplificam regras de comércio exterior

Além de facilitar a inclusão de novos produtos, serviços e modelos de negócios inovadores na economia, o uso do Sandbox Regulatório responde à demanda de simplificação normativa e de fomento à inovação nos âmbitos do Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação (PRO-REG) e da Estratégia Regula Melhor.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ECONOMIA

Cursos gratuitos de comércio exterior abrem mais 250 vagas para mulheres e negros

Estão abertas as inscrições para a terceira turma de cursos online gratuitos da plataforma EduComex, iniciativa conjunta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, Campinas e Guarulhos (Sindasp). Os cursos fazem parte Programa Raízes Comex e são voltados para mulheres e pessoas negras com conhecimentos básicos da área.

Nessa fase, serão disponibilizados 250 acessos gratuitos à plataforma. As inscrições tiveram início nesta terça-feira (26/5) e vão até 18 de junhoEventuais vagas remanescentes serão destinadas ao público geral.

Com a abertura desta terceira turma, o curso se consolida como uma importante iniciativa do Programa Raízes Comex, que lançamos em 2024 para ampliar oportunidades para pessoas negras no comércio exterior. Estou certa de que um comércio exterior mais diverso e inclusivo é também mais forte e mais competitivo e é por isso que seguimos apostando na consolidação e ampliação do Raízes, destacou a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres.

Leia Também:  Alckmin e Padilha aplicam primeiras doses da vacina contra a dengue fabricada no Brasil

A EduComex é a plataforma de ensino a distância do Sindasp voltada à capacitação contínua de profissionais de comércio exterior. Com mais de 180 horas de aulas gravadas, o ambiente reúne cursos que vão desde os fundamentos da área até tópicos avançados, organizados em trilhas temáticas e desenvolvidos por especialistas do setor. Ao final dos cursos, os participantes recebem certificado de conclusão reconhecido pelo mercado.

Cronograma da 3ª turma de cursos online

• Período de inscrição: 26 de maio a 18 de junho de 2026
• Publicação dos resultados: 26 de junho de 2026
• Validação e liberação dos acessos: 30 de junho de 2026
• Período de realização do curso: 1º de julho a 30 de setembro de 2026, com possibilidade de renovação por mais três meses condicionada ao desempenho do estudante

Programa Raízes Comex

O Raízes Comex é uma iniciativa do MDIC voltada à promoção da inclusão racial no comércio exterior. Por meio de ações estruturadas de capacitação e mobilização empresarial, o programa busca reduzir desigualdades históricas e ampliar o acesso de pessoas negras a oportunidades no setor.

Leia Também:  Brasil e Chile modernizam e simplificam regras de comércio exterior

Sindasp

O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, Campinas e Guarulhos (Sindasp) é a maior entidade representativa da categoria no Brasil, com mais de 1.800 associados. Além de atuar na defesa dos interesses da categoria, a entidade promove capacitação profissional por meio da plataforma EduComex e integra o Comitê Nacional de Facilitação de Comércio (Confac) e Comitês Locais de Facilitação de Comércio (Colfacs).

Mais informações: https://bit.ly/RaizesComexCapacitacao

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA