POLICIAL
Policial da Delegacia de Meio Ambiente é capacitado em curso de Geointeligência
Um investigador da Polícia Civil de Mato Grosso, lotado na Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), é o segundo policial civil da unidade capacitado pela Escola de Inteligência Militar do Exército Brasileiro (Esimex), na Capital Federal em Geointeligência.
A capacitação refere-se ao Curso de Geointeligência para Oficiais das Nações Amigas (ONA), Forças Auxiliares e integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN), realizado no período de 12 de maio a 06 de junho de 2025. O curso tem a finalidade de habilitar os profissionais para desempenhar funções que exijam o emprego de ferramentas de Geointeligência, no processamento digital e análise de imagens.
O conhecimento destina-se em apoio às atividades de análise e operações de inteligência, e tem a finalidade de subsidiar a tomada de decisão do órgão de origem e da autoridade destinatária, objetivando auxiliar a integração de dados e produção do conhecimento de inteligência.
Durante o curso foram capacitados 13 alunos, sendo estes originários da Polícias Civis de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul e Polícias Militares do Distrito Federal, Pará, Minas Gerais, Bahia, Paraíba e Paraná, Secretaria de Segurança Pública do DF, Militar Integrante do Exército da Guiana, Agência Brasileira de Inteligência e Grupo Armado de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Pública de Mato Grosso (Gaeco-MT).
A capacitação do policial teve apoio da Polícia Civil, do Programa REM/MT (REDD- Early Movers), uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento.
Segundo a delegada titular da Dema, Liliane Murata, o curso veio como uma cortesia ao Núcleo de Inteligência da unidade, por meio da parceria existente entre a Esimex e a especializada, uma vez que esta técnica faz parte do trabalho de análise e operações de inteligência diária realizada pelos policiais civis do setor de inteligência.
“Dentro da Polícia Civil, a Dema é uma unidade que faz uso dessa técnica diariamente e uso da ferramenta de Geo no trabalho cotidiano aliado a outras ferramentas da atividade policial e ambiental. Ter um segundo policial civil pertencente ao Núcleo de Inteligência da DEMA formado pela Escola nesta área tão específica é fundamental”, disse a delegada.
A atuação na área de Geointeligência é um trabalho complexo, e necessita de técnica especializada e capacitação para dominar a ferramenta e realizar por meio das imagens um bom trabalho de análise, proveniente da exploração e análise de imagens e informações geográficas com a finalidade de definir, avaliar e representar, de forma georreferenciada, tanto as características físicas quanto as atividades que ocorrem na superfície terrestre.
O trabalho auxilia a autoridade policial na tomada de decisão, objetivando nesse caso em específico o fortalecimento da nossa Unidade de Inteligência para o enfrentamento aos ilícitos ambientais. Policiais habilitados com conhecimento específico, são também capazes de multiplicar o conhecimento agregado.
“Desde o início desta gestão estamos buscando capacitar e especializar os policiais da Dema, como um todo, cada um em sua área de atuação interna, sejam eles membros de gabinetes, cartórios, inteligência e de operações, almejando uma só finalidade que é o enfrentamento àqueles que praticam o crime ambiental no Estado de Mato Grosso”, concluiu a delegada.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLICIAL
Polícia Militar fecha festa em tabacaria com presença de menores em Pontes e Lacerda
A Polícia Militar de Mato Grosso fechou uma festa em uma tabacaria com a presença de menores de idade, na madrugada deste sábado (11.7), em Pontes e Lacerda. Na ação, quatro homens foram presos, entre eles o dono do estabelecimento. 25 menores de idade que faziam o uso de álcool e drogas foram conduzidos. Porções de drogas também foram apreendidas pela PM.
A ação foi desenvolvida pelo 18º Batalhão, Raio e Força Tática do 12º Comando Regional, Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), após denúncias sobre uma festa em uma tabacaria onde havia a presença de adolescentes consumindo álcool e drogas.
As equipes seguiram ao endereço informado e encontraram grande movimentação de pessoas, incluindo de diversos menores de idade. Alguns jovens foram submetidos a teste de alcoolemia, sendo constatado que estavam sob efeitos de bebidas alcoólicas. Na bolsa de uma menor, de 16 anos, os policiais localizaram porções de maconha.
Também na vistoria ao estabelecimento, os militares encontraram porções de cocaína espalhadas nos banheiros e no camarote da tabacaria. Dois homens que faziam uso de tornozeleira eletrônica e não poderiam estar no local também foram abordados e detidos.
Os policiais também fizeram contato com o dono da tabacaria e pelo responsável da festa, que afirmaram que os menores faziam entrada no estabelecimento usando documentos de identificação falsificados. Os dois homens também foram detidos.
Ao todo, 25 menores de idade foram encontrados na festa e foram conduzidos pela Polícia Militar. O Conselho Tutelar de Pontes e Lacerda foi acionado e também acompanhou a ocorrência.
Todos os detidos pela PM foram encaminhados para a delegacia da Polícia Judiciária Civil para registro da ocorrência e demais providências que o caso requer.
Tráfico de drogas
Ainda em Pontes e Lacerda, um homem foi preso pela Rotam por tráfico ilícito de drogas, na noite de sexta-feira (10). O suspeito foi detido em flagrante com 144 porções de cocaína e uma porção de maconha.
Os policiais faziam patrulhamento e encontraram o suspeito com uma sacola em mãos, que tentou jogar no chão ao ver a viatura. Ele foi abordado e na verificação da sacola, foram encontradas as drogas. Ele confessou ser o proprietário dos entorpecentes e recebeu voz de prisão em flagrante, sendo conduzido para registro da ocorrência e demais providências.
Fonte: PM MT – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásData Index mostra Mauro Mendes isolado na liderança ao Senado; Janaina Riva consolida segunda colocação
-
POLÍTICA MT5 dias atrásData index aponta Pivetta e Wellington tecnicamente empatados; Jayme mantém disputa aberta pelo Governo de MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásAPÓS DEFESA EM PLENÁRIO, WELLINGTON CELEBRA APROVAÇÃO DE PROJETO QUE FORTALECE A PROTEÇÃO ÀS MULHERES
-
POLÍTICA MT5 dias atrásProposta antirracista tem parecer favorável da Comissão de Direitos Humanos
-
NACIONAL4 dias atrás‘Melhores Vilas Turísticas do Mundo’: Conceição de Ibitipoca (MG) é um dos destinos brasileiros na disputa
-
POLÍTICA MT5 dias atrásConvenção do União Brasil é antecipada para o dia 30; Jayme Campos reafirma diálogo aberto com Mauro Mendes e demais lideranças
-
SAÚDE5 dias atrásNota técnica orienta gestores sobre aquisição, credenciamento e recursos para as Unidades Odontológicas Móveis
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJúlio Campos apresenta projeto para criar estratégia permanente de combate ao câncer infantojuvenil em Mato Grosso

