MATO GROSSO
Projeto da Seciteci com atividades e experiências científicas fica em Sorriso até sexta-feira (9)
O Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso (MT Ciências) está em Sorriso até a próxima sexta-feira (9.5). A visita do projeto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) faz parte das comemorações de 39 anos do município, celebrado neste dia 13 de maio.
A carreta do MT Ciências está instalada na Praça das Fontes, localizada na Rua das Orquídeas, no bairro Centro Norte. Durante os períodos matutino e vespertino, a equipe atenderá escolas do município que agendaram previamente as visitas. No período noturno, o atendimento será aberto ao público em geral até às 21h.
Os visitantes podem conferir quatro salas temáticas com 22 instalações que exploram conhecimentos variados, abordando desde a vasta biodiversidade do Estado até fenômenos da luz, imagem e som. Na parte externa, há um planetário digital com projeção em 360° e kits de robótica e óculos de realidade virtual.
O coordenador de Popularização da Ciência da Seciteci, Marcos Natanael, ressalta a importância da visita do circuito itinerante ao município. “Este atendimento em Sorriso é de grande importância. É a primeira vez que vamos para esta, que é uma cidade polo da Região Norte do nosso Estado. Levamos o circuito completo de atividades para que a população local conheça esse trabalho desenvolvido através da popularização da ciência e incentivo dos jovens a buscar o conhecimento científico”, afirma Marcos.
O prefeito Alei Fernandes agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “É uma alegria imensa receber esse projeto, especialmente no mês em que celebramos os 39 anos de Sorriso. A ciência precisa estar cada vez mais próxima das pessoas, das crianças e dos jovens. E essa iniciativa é uma oportunidade de despertar e estimular o pensamento crítico de forma lúdica e acessível. Agradeço à Seciteci e todos os envolvidos por essa parceria tão importante”.
Em 2024, o MT Ciências realizou 21.176 atendimentos no Estado, passando por 39 cidades e 124 escolas. Neste ano, o circuito já passou por outros municípios como Tangará da Serra, Confresa, Reserva do Cabaçal, entre outros.
Prefeituras, escolas, instituições públicas e privadas de Mato Grosso podem solicitar ao longo do ano a presença do circuito em eventos através de ofício a ser enviado à Seciteci.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Sema e PM aplicam cerca de R$ 1,5 milhão em multas durante operação contra ilícitos ambientais
A Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio da Polícia Militar (PMMT), concluiu nesta sexta-feira (26.6) uma operação de fiscalização contra crimes ambientais na região da Baixada Cuiabana. A ação conjunta, iniciada na segunda-feira (22), resultou na apreensão de uma pá-carregadeira, utilizada para o desmate ilegal, embargos de cerca de 250 hectares e aplicação de sanções administrativas estimadas em torno de R$ 1,5 milhão.
A atuação terrestre ocorreu nos municípios de Barão de Melgaço, São Pedro de Joselândia, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimaraes, Nova Brasilândia e Rosário Oeste. As esquipes de fiscalização se deslocaram até os endereços para atender aos alertas detectados pela base de dados da Sema, além dos emitidos pelas imagens via satélite Planet, de monitoramento em tempo real.
Após cinco dias de ofensiva, as principais infrações constadas foram o desmatamento em corte raso, atuação em desacordo com o licenciamento e uso do fogo em período proibitivo ou sem autorização. Essas irregularidades geraram 7 relatórios técnicos, 6 notificações, 3 embargos, 3 autos de infração, 3 autos de inspeção, 2 despachos, 1 termo de apreensão e 1 termo de depósito.
Uma pá-carregadeira apreendida em flagrante durante a operação foi removida e depositada no pátio credenciado da Sema em Cuiabá.
Atividades de queima
Devido às condições climáticas favoráveis à propagação de incêndios, a operação também atuou firmemente na prevenção de incêndios florestais, resultando no cancelamento imediato de licenças e autorizações de queima na região.
Este ano, o período proibitivo de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas localizas nos três biomas do estado (Amazônia, Cerrado e Pantana) será de 1º de julho a 30 de novembro.
Denúncia
Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão, pelo Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.
Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.
*Com supervisão da jornalista Clênia Goreth
Fonte: Governo MT – MT
-
Sinop5 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
POLÍTICA MT2 dias atrásPesquisa Percent Brasil consolida Paulo Araújo entre os deputados estaduais mais lembrados de Mato Grosso
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásConab moderniza armazém e entrega equipamentos a produtores
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
POLICIAL6 dias atrásForça Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas
-
ECONOMIA6 dias atrásMDIC lança Agenda Brasil Mais Competitivo para impulsionar produtividade e ambiente de negócios no país
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDeputado Gilberto Cattani percorre municípios do Médio-Norte e ouve demandas da população

