CUIABÁ
Baixinha faz indicações para tirar os “invisíveis da escuridão”
Da Assessoria – Vereadora Baixinha Giraldelli
Com o objetivo de garantir que os chamados “invisíveis da sociedade” sejam beneficiados com ações que atingem diretamente o bem comum social, a vereadora Baixinha Giraldelli (SOL) apresentou na sessão desta terça-feira (18), como tem feito em todas as sessões desde o começo do ano legislativo, mais indicações para melhorar a qualidade de vida da população mais vulnerável de Cuiabá.
“Aqui estou apresentando mais indicações para que este povo, considerado invisível na sociedade, possa ter seus direitos garantidos. Direito de ter energia, direito de seus filhos irem a uma escola limpa, direito de ter ruas adequadas para transitar, direito de viver com dignidade”, disparou a vereadora.
Baixinha reforçou que é triste ver que os pobres só são reconhecidos na hora do voto. “É como eu sempre digo: os invisíveis só dançam. Mas, na época da eleição, e,odo mundo aparece nos bairros pedindo votos , depois, some, largando todo mundo na escuridão”.
Desde o começo das sessões, a vereadora tem destinado indicações para os bairros mais carentes da cidade. Entre as indicações, estão: aterramento, iluminação, infraestrutura, recolhimento de lixo, terraplanagem em ruas, entre outros apontamentos pontuais. Vale ressaltar que, na maioria dos atendimentos, a vereadora contou com a parceria do secretário de Serviços Urbanos, Reginaldo Teixeira.
No entanto, na sessão desta terça-feira, ela voltou a fazer indicações, como a reforma de cinco escolas, a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) no bairro Jardim São Paulo e a reforma do Centro de Convivência João  Guerreiro, no bairro Morada do Ouro. Além disso, a parlamentar indicou a extensão de 400 metros da rede de energia elétrica, que deve  iniciar na linha 19, quadra 35, no bairro Cinturão Verde.
“Ali é uma judiação, não tem nada, é uma escuridão. Precisamos tirar os invisíveis da escuridão”, refletiu.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura disponibiliza Plano Diretor e convoca população para participar da construção de Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá disponibiliza em seu site oficial a proposta do novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, abrindo o documento para consulta pública e sugestões de toda a sociedade. A medida reforça a transparência do processo e amplia a participação popular na construção de um dos principais instrumentos de planejamento da capital.
O material pode ser acessado livremente por moradores, entidades, lideranças comunitárias, empresários, profissionais técnicos e demais interessados no link: (https://cuiaba.mt.gov.br/storage/webdisco/2026/04/23/outros/2026-04-23-15-00-plano-diretor-2026-69ea6c6716c34.pdf).
O Plano Diretor define diretrizes para o crescimento ordenado da cidade, mobilidade urbana, habitação, desenvolvimento econômico, sustentabilidade e qualidade de vida. Por isso, a gestão municipal reforça a importância da contribuição popular para aperfeiçoar o texto antes do envio final à Câmara Municipal.
Além da consulta online, serão realizadas cinco audiências públicas em diferentes regiões de Cuiabá e nos distritos rurais para ampliar o diálogo com a população.
Confira o cronograma:
29 de abril, às 19h
Ginásio Dom Aquino
29 de abril, às 19h
Distrito do Sucuri, Restaurante Maria Isabel
30 de abril, às 19h
Praça do Pedra 90
30 de abril, às 19h
Ginásio Verdinho
02 de maio, às 9h30
Distrito da Guia, Escola Municipal Benedita Xavier
O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Botura Portocarrero, reforça que a participação popular será decisiva para a construção coletiva do documento. “O documento foi elaborado com foco em tornar nossa cidade mais viva, uma Cuaibá feita para as pessoas que vivem nela”.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásSemana na ALMT tem debate sobre demissões no SAMU e homenagens oficiais
-
POLÍTICA MT7 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrásComissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais; texto pode ir ao Senado
-
SAÚDE6 dias atrásSaúde entrega primeiros veículos para transporte intermunicipal de pacientes e anuncia mais de R$ 400 milhões para o Ceará
-
SAÚDE6 dias atrásMicro-ônibus entregues no Ceará passaram por vistoria e estão aptos para circulação e prontos para atender à população
-
SAÚDE7 dias atrásDa ciência ao cuidado: Ministério da Saúde debate estratégias para acelerar o acesso à inovação nos serviços do SUS
