CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá entrega certificados profissionalizantes para assistidos no Distrito da Guia

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, realizou, nesta quinta-feira (12), a entrega de certificados de conclusão de cursos profissionalizantes do Programa Qualifica Juventude. A iniciativa beneficiou 18 alunos da Unidade de Acolhimento para Adultos do Distrito da Guia, que participaram das capacitações em Qualidade no Atendimento ao Cliente e Empreendedorismo Digital.

O Qualifica Juventude, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, busca reduzir os índices de desemprego no município e promover a independência financeira da população. “A gestão Emanuel Pinheiro trabalha para que todos tenham oportunidades de se qualificar e se inserir no mercado de trabalho. Esses cursos são fundamentais para que pessoas em situação de vulnerabilidade possam recomeçar e conquistar uma profissão”, destacou o secretário Francisco Vuolo.

A parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac-MT) foi essencial para o sucesso do programa em 2023. Diversos cursos foram realizados em mais de 10 bairros da capital, qualificando jovens de 15 a 29 anos para o mercado de trabalho.

Leia Também:  Ampliação na Saúde: Katiuscia propõe melhorias para UBS do Alvorada

A Unidade de Acolhimento para Adultos do Distrito da Guia, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, é um espaço destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com capacidade para atender até 50 pessoas, o local recebe encaminhamentos do Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro POP).

De acordo com a coordenadora do Qualifica Juventude, Karoline Moraes, a iniciativa de levar os cursos para a unidade surgiu a partir da demanda dos profissionais do local. “Essas pessoas estão em busca de transformação, de uma oportunidade para mudar de vida. Elas são inteligentes, determinadas e só precisavam de conhecimento e incentivo para reingressar no mercado de trabalho”, afirmou.

O carioca Herrolflin Souza, um dos beneficiados pela unidade e participante com 100% de aproveitamento nos cursos, compartilhou sua experiência: “Essa oportunidade nos dá ânimo e nos faz acreditar que é possível melhorar de vida, ter uma profissão. Agradeço à Prefeitura de Cuiabá e aos instrutores pelo esforço, paciência e por acreditarem no nosso potencial”, disse emocionado.

Leia Também:  Assistência Social debate os 32 anos do ECA; Primeira-dama anuncia construção de sedes para os conselhos tutelares

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Semana de Conscientização sobre Adoção mobiliza servidores do município em Cuiabá

A abertura da Semana Estadual de Conscientização sobre Entrega Voluntária para Adoção foi realizada nesta segunda-feira (25), na Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão de Cuiabá. A ação reuniu servidores da rede municipal para discutir os procedimentos legais, o acolhimento às gestantes e o fortalecimento da atuação integrada entre a assistência social e o Poder Judiciário.

A programação contou com palestra da titular da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca de Cuiabá, Dra. Gleide Bispo Santos, que abordou o funcionamento da entrega voluntária prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além da importância do sigilo e da proteção às mães e aos recém-nascidos.

Prevista no artigo 19-A do ECA, a entrega voluntária garante à gestante ou mãe o direito de manifestar interesse em entregar o filho para adoção antes ou logo após o nascimento, com acompanhamento da Justiça da Infância e Juventude e da rede de proteção social. O procedimento ocorre em segredo de Justiça.

A secretária adjunta de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Vilmara Vidica, destacou que a capacitação teve como objetivo orientar os profissionais que atuam diretamente no atendimento às famílias.

Leia Também:  303 anos de Cuiabá: Bibliotecas Municipais ‘Saber com Sabor’ realizam ação especial para comemorar aniversário da capital

“Nosso trabalho acontece na ponta, acompanhando gestantes e famílias. Esse momento foi importante para entendermos como proceder nos casos de entrega legal e garantir proteção tanto para a criança quanto para a mãe”, afirmou.

Durante a palestra, Dra. Gleide explicou que o acompanhamento pode começar ainda durante a gestação, garantindo suporte psicológico, social e jurídico à mulher.

“Assim que a mulher toma conhecimento da gravidez, ela já pode procurar a Vara da Infância e Juventude. O processo tramita em segredo de Justiça, e o sigilo deve ser preservado durante todo o atendimento”, explicou.

A iniciativa integrou as ações de conscientização sobre os direitos da infância e o fortalecimento da rede de proteção social no município.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA