POLÍCIA FEDERAL

PF conclui investigação sobre o assalto à aeronave pagadora no Aeroporto de Caxias do Sul

Porto Alegre/RS. A Polícia Federal concluiu na sexta-feira (30/8) a Operação Elísios, que apurou o assalto à aeronave pagadora no Aeroporto Hugo Cantergiani, ocorrido em 19/6/2024 em Caxias do Sul/RS.

Após 70 dias de investigação, a Polícia Federal, com apoio da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal, indiciou 17 pessoas pela participação no crime. Outros dois indivíduos suspeitos de envolvimento no assalto foram mortos em confronto com policiais no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

A Operação Elísios resultou na prisão preventiva de 12 suspeitos, em uma prisão temporária, no cumprimento de 12 mandados de busca e na apreensão de 26 veículos. A PF ainda representou à Justiça Federal pelo sequestro de 19 contas bancárias e quatro imóveis.

A apuração indica que indivíduos faccionados de São Paulo chegaram ao Rio Grande do Sul dias antes do episódio e contaram com o apoio de criminosos do estado para a execução de quatro etapas de atuação: planejamento, execução, fuga e exfiltração.

A ação passou pelo custeio e transporte de fuzis, pistolas, armas de guerra, munições, explosivos, “jammers”, “miguelitos”, aparelhos telefônicos, chips, radiocomunicadores, roupas táticas, coldres, bandoleiras, veículos, placas falsas, plotagem de carros, hospedagens e esconderijos.

Leia Também:  PF prende três passageiros por tráfico de drogas em aeroporto

Os crimes revelados na Operação Elísios são: latrocínio, falsificação de símbolo, explosão, falsificação de identidade, adulteração veicular, usurpação de função pública, posse de arma de uso restrito, lavagem de dinheiro, organização criminosa com arma de fogo e embaraço à investigação de organização criminosa. As penas máximas para os crimes indicados, se somadas, chegam a 97 anos de prisão. Praticamente todos os indiciados já responderam por crimes dessa natureza.

A operação recebeu o nome de Elísios, em homenagem ao sargento da Polícia Militar do Rio Grande do Sul que veio a falecer durante o assalto ao aeroporto. “Campos Elísios” é uma referência da mitologia grega do lugar onde os homens virtuosos repousam de forma digna após a morte.

Será realizada entrevista coletiva às 15h30min desta segunda-feira (02/09) no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal (Av. Ipiranga, nº 1365 – Porto Alegre/RS).

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul
[email protected]
Fone: (51) 3235.9005

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF, BPFRON e PRF realizam a prisão de uma pessoa transportando aproximadamente 1.500kg de maconha

Guaíra/PR. Na manhã deste domingo (28/6), uma ação integrada entre a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, e o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) resultou na apreensão de aproximadamente 1,5 tonelada de maconha na BR-487.

A operação foi desencadeada a partir do compartilhamento de informações entre as forças de segurança, que possibilitou a localização e abordagem de um conjunto veicular nas proximidades da ponte sobre o Rio Paraná, na região de Icaraíma (PR), com apoio do 25º Batalhão de Polícia Militar.

Durante a fiscalização, o condutor informou que transportava carga ilícita. Na vistoria do compartimento de carga, os policiais localizaram diversos fardos contendo maconha.

Após a pesagem oficial, foram apreendidos 1.497,5 quilos da droga.

O motorista foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e encaminhado, juntamente com o veículo e o entorpecente, à Delegacia da Polícia Federal em Guaíra (PR), onde foram adotadas as medidas de polícia judiciária cabíveis.

Comunicação Social da Polícia Federal em Guaíra/PR
Disque denúncia: (45) 98824-6579
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Leia Também:  PF prende suspeitos por instalação de "chupa-cabras" em agências da Caixa em Montes Claros

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA