CUIABÁ

Prefeito comemora licença para instalação da extensão da Ferrovia Senador Vuolo e destaca fomento econômico

O prefeito Emanuel Pinheiro e o presidente do Fórum Pró-Ferrovia e secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Franciso Vuolo, comemoraram a informação divulgada pela empresa Rumo Logística na manhã desta terça-feira (14), que conseguiu a licença de instalação da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, em Mato Grosso.

A licença autoriza o início da instalação dos trilhos nos primeiros oito quilômetros do projeto de extensão da ferrovia que ligará Cuiabá a Rondonópolis, passando por Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. No mês passado, Pinheiro e Vuolo foram recebidos pelo presidente da Rumo, Beto Abreu e diretores da empresa, durante uma reunião para debater sobre o plano para expansão dos trilhos aquedados ao Plano Diretor do município de Cuiabá.

“Esse é mais um passo para a tão sonhada chegada da ferrovia na nossa capital. Já apresentamos a Rumo os estudos da revisão do Plano Diretor onde foca Cuiabá para os próximos 30 anos. Queremos não só conhecer os planos de expansão dos trilhos que a Rumo tem para Cuiabá e adequá-los ao nosso Plano Diretor, como também adequar o Plano Diretor com o traçado desse sonho de todos os cuiabanos. Em breve, teremos uma visita técnica da equipe da Rumo a nossa capital e traremos mais detalhes para toda a população cuiabana”, destacou o prefeito.  

Leia Também:  Com salário de R$10,9 mil, inscrições para seletivo para 95 médicos e 25 cirurgiões dentistas já estão abertas

Um dos maiores entusiastas do projeto, Francisco Vuolo, filho do senador Vicente Emílio Vuolo, afirma que a partir de agora, começa a contagem regressiva para a chegada da ferrovia a Cuiabá, que deve receber os trilhos em até cinco anos.

“A partir de agora a gente começa a materializar o sonho de transformar toda essa região em um grande potencial econômico em função da chegada desse modal.  É um dia de muita alegria, vamos pisar no acelerador para preparar a nossa cidade, fazer adequações junto ao nosso Plano Diretor, investir em qualificação da mão de obra e, em breve, vamos comemorar a chegada dos trilhos na nossa querida Cuiabá”, comemorou Vuolo.

FERROVIA

Conforme o projeto elaborado pela Rumo Logística, serão implantados cerca de 730 quilômetros de linha férrea, ligando Cuiabá a Rondonópolis, passando ainda por Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Estão previstas também a conexão dos trilhos com a malha ferroviária nacional (Porto de Santos) e a construção de pelo menos três terminais, sendo um na capital mato-grossense.

Leia Também:  Campanha Novembro Azul promove ações de saúde neste sábado na zona rural e na regional Oeste de Cuiabá

A extensão dos trilhos será executada via Lei Complementar 685/2021, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que regulamenta o Subsistema Ferroviário de Mato Grosso, regulamentado pelo Decreto Estadual 881/2021. A previsão é que a obra com investimentos de R$ 11,2 bilhões seja iniciada em 2022 e entregue em 2025.

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá garante ônibus gratuito para estudantes durante as férias

Os estudantes de Cuiabá terão transporte coletivo gratuito durante o período de férias escolares. O anúncio foi feito pelo prefeito Abilio Brunini na noite de sexta-feira (10), durante a abertura da 58ª Expoagro.

A gratuidade começa a valer na segunda-feira (13) e seguirá durante todo o período de férias escolares da rede municipal. O retorno das atividades pedagógicas está previsto para o dia 21 de julho, conforme o Calendário Escolar 2026 da Secretaria Municipal de Educação. O recesso escolar se estende até o dia 20 de julho.

“Deixamos a Expoagro de portões abertos para toda a população e, pela primeira vez, a partir de segunda-feira, todos os estudantes terão transporte gratuito para participar do evento. É uma forma de ampliar o acesso ao lazer, à cultura e ao entretenimento”, afirmou Abilio Brunini.

A iniciativa amplia os benefícios já oferecidos pela Prefeitura de Cuiabá à população. Atualmente, o transporte coletivo municipal também é gratuito aos domingos, conforme legislação aprovada pela Câmara Municipal.

A secretária municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, coronel Francyanne Lacerda, explicou que, para utilizar o benefício, o estudante precisa possuir o cartão do transporte coletivo, que deverá ser validado na catraca do ônibus para registrar a viagem gratuita. A primeira via do cartão pode ser solicitada gratuitamente nas lojas da MTU ou pelo site da AMTU, em amtu.com.br.

Leia Também:  Maysa convida presidente da AAPOC para usar Tribuna Livre

Francyanne também esclareceu que a gratuidade é válida exclusivamente para as linhas do transporte coletivo urbano de Cuiabá. O benefício não contempla linhas intermunicipais, como as que fazem o trajeto entre Cuiabá e Várzea Grande.

“A gratuidade é destinada aos estudantes que possuem o cartão do transporte coletivo. Basta fazer a validação na catraca para que a passagem seja registrada sem custo. O estudante poderá utilizar o transporte quantas vezes precisar”, concluiu Francyanne Lacerda.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA