MATO GROSSO

Governo de MT conclui manutenção predial na Agência Fazendária de Querência

A Secretaria de Fazenda (Sefaz) concluiu a manutenção predial da Agência Fazendária de Querência, localizada na região Nordeste do Estado. Os serviços foram realizados na estrutura física incluindo a parte da cobertura, forro, calhas, recuperação das paredes, esquadrias, troca de portas, pintura interna e externa, além de manutenção e adequação dos banheiros.

“A manutenção predial foi realizada visando, sobretudo, oferecer maior conforto aos contribuintes que são atendidos na unidade e melhores condições de trabalho para os servidores. Estamos entregando um local mais salubre tanto para o cidadão, como para o servidor”, declarou a secretária Adjunta de Administração Fazendária, Radiana Clemente.

A secretária lembrou, ainda, que a retomada do equilíbrio fiscal e financeiro do Estado possibilitou que investimentos e entregas como essas fossem realizadas. “Sem a recuperação econômica e o equilíbrio fiscal, não teríamos condições de realizar essas melhorias”.

A execução da manutenção da Agência Fazendária de Querência foi feita pela empresa contratada Engefap Engenharia Ltda, com um investimento de cerca de R$ 110 mil. Além dessa obra, a Secretaria de Fazenda finalizou esse ano a reforma de outras cinco unidades fazendárias, entre Agências e Postos Fiscais, localizadas em Lucas do Rio Verde, Cáceres, Sorriso, Tangará da Serra e Guarantã do Norte.

Leia Também:  Instituições têm até esta quinta, 19 de maio, para se inscreverem no edital Rede de Pontos de Cultura

O Complexo I, da sede administrativa da Sefaz, localizada no Centro Político Administrativo, também está passando por uma reforma que visa modernizar toda a instalação. Serão investidos R$ 15.296.332,40 e a execução do projeto é realizada por meio de um termo de cooperação técnica firmado entre as secretarias de Infraestrutura e Logística e de Fazenda.

Fonte: GOV MT

Propaganda

MATO GROSSO

Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma

O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), consagrou as equipes Rescue Team São Paulo e a CBMSC Mafra como as campeãs gerais da competição, que foi encerrada nessa sexta-feira (26.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

A Rescue Team São Paulo, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), conquistou o primeiro lugar no Desafio de Salvamento Veicular. Já a CBMSC Mafra, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi a vencedora do Desafio de Trauma. Os resultados refletiram o melhor desempenho técnico entre os participantes, considerando os critérios de avaliação aplicados ao longo das provas, que simularam ocorrências reais de acidentes.

Para além da disputa entre equipes, o desafio foi reconhecido como uma das principais ferramentas de capacitação prática para bombeiros e profissionais de emergência. Durante três dias, 46 equipes de 16 estados e do Distrito Federal enfrentaram cenários realísticos com vítimas presas às ferragens e múltiplos traumas. Em cada prova, os participantes precisaram tomar decisões rápidas, atuar de forma integrada e aplicar protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e resgate, sob avaliação de árbitros especializados.

O comandante da Rescue Team São Paulo, tenente BM Mateus Felipe de Almeida Pelico, atribuiu a conquista ao trabalho contínuo desenvolvido pela equipe ao longo dos últimos anos na busca pelo melhor desempenho técnico e profissional.

Leia Também:  "SER Família Habitação está mudando a realidade das famílias mais vulneráveis", afirma primeira-dama de Lucas do Rio Verde

“Nossa equipe participa desse processo desde 2015. Ao longo dos anos, passamos por diferentes formações. Há quase dois anos estamos nessa configuração e, no ano passado, conquistamos o quarto lugar no campeonato nacional. Neste ano, alcançamos o título. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou.

Durante o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, as equipes foram avaliadas em critérios como comando da ocorrência, atendimento pré-hospitalar (APH), atuação da equipe técnica e desenvolvimento da operação em cenários que simulavam acidentes reais. Em todas as provas, os participantes receberam pontuações de acordo com a qualidade técnica, a segurança dos procedimentos e a eficiência no atendimento às vítimas.

Na modalidade de trauma, por exemplo, as equipes tiveram apenas 15 minutos para avaliar a cena, identificar as lesões e concluir todo o atendimento da vítima conforme protocolos internacionais. Os cenários permaneceram em sigilo até o início das provas e foram montados com veículos, vegetação e vítimas caracterizadas por especialistas em maquiagem realística para reproduzir, com fidelidade, as condições encontradas em acidentes reais.

Já na modalidade de salvamento veicular, as equipes tiveram 25 minutos para realizar o resgate da vítima em uma simulação de acidente de trânsito, cumprindo cerca de 150 critérios de avaliação, que abrangeram desde o atendimento médico e a liderança até a técnica operacional.

Leia Também:  Instituições têm até esta quinta, 19 de maio, para se inscreverem no edital Rede de Pontos de Cultura

Para o tenente Mateus, comandante da Rescue Team São Paulo, o principal diferencial foi a experiência da equipe em atuar em conjunto.

“Esse resultado foi fruto da sintonia da equipe. Precisamos estar preparados técnica, operacional e psicologicamente. Como estivemos juntos há bastante tempo, acabamos nos tornando uma família. Isso fortaleceu a comunicação e a tomada de decisões durante as provas”, concluiu.

Participaram dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

2° Conesv

O 2º Conesv, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), reuniu bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.

Além do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, a programação incluiu painéis, reuniões estratégicas, atividades práticas como o Holmatro Experience e os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.

Confira os vencedores do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma:

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA