POLÍTICA MT

AL terá feira de produtos orgânicos aberta à população todas as sextas

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Tem início nesta sexta-feira (13), às 7 horas, no estacionamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a “Feirinha Legal” de fomento à agricultura familiar, com produtos naturais e orgânicos produzidos em diversos municípiosdo estado.

A feira é uma iniciativa da Mesa Diretora, por meio da deputada estadual Janaina Riva (MDB), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e acontecerá todas as sextas-feiras, das 7h às 16 horas, aberta a toda sociedade. No local estarão disponíveis frutas, verduras, legumes e folhosas orgânicas, diretamente da horta do pequeno produtor para a população.

A presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva, afirma que a ideia surgiu há pouco mais de um mês, quando viu os produtores da agricultura familiar expondo em um evento.

“Pensei: por que não organizar algo para que eles vendam o que produzem, diretamente à população, sem atravessador? Minha equipe começou a trabalhar nisso junto à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e chegamos inicialmente a um formato pequeno, com sete expositores, para  ver a adesão dos servidores em consumir os produtos, e da população em geral”, afirma a deputada.

Leia Também:  ALMT realiza audiência pública para debater transferência territorial de distritos de Poxoréu para Primavera do Leste

Dentre os municípios que estarão presentes estão Várzea Grande, Poconé, Livramento, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Jaciara, Dom Aquino, Planalto da Serra, Jangada e Cuiabá.

Fonte: ALMT

Propaganda

Pivetta elogia Kalinka Meirelles, amplia especulações e mantém vereadora entre cotadas para vaga de vice

Governador afirma que decisão sobre a composição da chapa ainda não foi tomada, destaca qualificação da parlamentar e sinaliza confiança na permanência do Podemos na base aliada.

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) voltou a alimentar as especulações sobre a composição da chapa governista para as eleições de 2026 ao afirmar que a vereadora por Rondonópolis Kalinka Meirelles (Podemos) reúne credenciais para ocupar a vaga de vice-governadora. Apesar dos elogios, o chefe do Executivo fez questão de ressaltar que a definição ainda está em aberto e que nenhuma decisão foi tomada.

Durante conversa com a imprensa, Pivetta destacou a trajetória profissional e política de Kalinka, lembrando sua atuação como jornalista antes de ingressar na vida pública.

“Kalinka é um bom quadro. Conheço ela de longa data. Era jornalista em Lucas do Rio Verde e mudou para Rondonópolis. É uma pessoa muito bem qualificada e não descartamos ninguém, porque ainda não decidimos quem será”, afirmou o governador.

A declaração reforça que o nome da parlamentar segue entre os avaliados pelo grupo político responsável pela construção da chapa majoritária. Ao mesmo tempo, Pivetta buscou afastar a ideia de que a escolha já estaria definida, afirmando que todas as alternativas continuam sendo analisadas.

Leia Também:  CPI das Invasões ouve proprietários de áreas localizadas no Contorno Leste, em Cuiabá

O governador também manifestou confiança de que o Podemos permanecerá integrando a base de sustentação do projeto político governista. A legenda tem reivindicado espaço na composição da chapa, e a indicação para a vice-governadoria é apontada como uma das possibilidades para consolidar a aliança.

Nos bastidores, Kalinka Meirelles ganha força por reunir características consideradas estratégicas. Além de ampliar a participação feminina na chapa, ela representa a região Sul de Mato Grosso e possui alinhamento com o eleitorado conservador, fatores que vêm sendo observados nas articulações para a sucessão estadual.

Apesar do reconhecimento público à vereadora, outras lideranças continuam sendo lembradas nas discussões. Entre os nomes citados nos bastidores estão a deputada federal Gisela Simona (União Brasil) e a senadora Margareth Buzetti (PP), que também aparecem como possíveis opções para a composição da chapa.

Com isso, a corrida pela vaga de vice-governador permanece aberta, enquanto o grupo liderado por Pivetta intensifica as negociações visando construir uma aliança competitiva para a disputa pelo Palácio Paiaguás em 2026.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA