TRF4
Itamaraty divulga eleição do juiz Marcelo De Nardi à Presidência do CGAP/HCCH

O Itamaraty publicou na última semana (9/3) nota sobre a eleição do juiz federal Marcelo De Nardi, da Justiça Federal da 4ª Região, para presidir o Conselho de Assuntos Gerais e Política da Conferência d’A Haia de Direito Internacional Privado (HCCH). Abaixo, a nota na íntegra:
“Eleição do Senhor Marcelo De Nardi à Presidência do CGAP/HCCH
O juiz federal Marcelo De Nardi, do Tribunal Regional Federal do Rio Grande do Sul, foi eleito Presidente do Conselho de Assuntos Gerais e Políticos (CGAP) da Conferência da Haia de Direito Internacional Privado, conhecida pela sigla HCCH.
Os temas abordados pela HCCH têm impacto direto na vida de cidadãos. Fundada em 1893, a organização é responsável por reunir e aprimorar diversos instrumentos de cooperação jurídica internacional, especialmente no que diz respeito ao direito de família e proteção à criança, ao direito processual civil internacional e ao direito comercial e financeiro transnacional. Podem ser citados como exemplos a autenticação facilitada de documentos e a prevenção do sequestro internacional de crianças.
O CGAP é a instância deliberativa máxima da HCCH, responsável pela coordenação e condução da agenda temática do organismo e pelo gerenciamento de governança geral da Conferência.
É a primeira vez que um brasileiro é eleito para ocupar a Presidência do CGAP. O senhor De Nardi é, também, o primeiro latino-americano e o primeiro cidadão oriundo de país em desenvolvimento a presidir o Conselho.”
Acesse o site do Ministério das Relações Exteriores AQUI.


TRF4
Turma Regional do TRF4 retoma sessões de julgamento presenciais no Paraná

A 10ª Turma Regional do Tribunal Regional Federal da 4ª Região retomou nesta terça-feira (16), as sessões de julgamento de forma presencial, depois de mais de dois anos de interrupção deste formato em decorrência da pandemia da Covid-19. A retomada dos julgamentos presenciais aconteceu no 6º andar do prédio da Seção Judiciária do Paraná (Av. Anita Garibaldi, 888).
A sessão foi presidida pelo desembargador Luiz Fernando Wowk Penteado, com acompanhamento do desembargador Márcio Antônio Rocha, da juíza federal Flávia da Silva Xavier, e do procurador do Ministério Público Federal (MPF), Sérgio Cruz Arenhart.
O desembargador Luiz Fernando Wowk Penteado destacou que a retomada das sessões presenciais representa o restabelecimento do normal. Penteado ressaltou que o momento marca também a mudança na designação da “Turma Regional Suplementar”, que deixou de ser chamada desta forma, para ser a 10ª Turma Regional do TRF4.
A alteração, constante no Assento Regimental nº 23/2022, aconteceu em função da ampliação da corte, que passará a contar com mais 12 desembargadores. Com isso, o Tribunal incorporou à sua estrutura permanente a Turma descentralizada previdenciária que funciona no Paraná e também criou mais uma turma de competência administrativa, civil e comercial.
Fonte: TRF4
-
POLÍTICA MT7 dias atrás
CFAEO promove segunda audiência sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias
-
STF7 dias atrás
Ministra Rosa Weber é eleita próxima presidente do STF
-
STF5 dias atrás
Supremo invalida súmula do TST que prevê pagamento em dobro por atraso no pagamento de férias
-
POLÍTICA MT7 dias atrás
Deputados aprovam suplementação de 30% no orçamento de 2022
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Com produção superior a 87 milhões de toneladas na 2ª safra, Conab estima recorde para milho
-
TRF45 dias atrás
Caixa terá que indenizar ex-moradores do condomínio Duque de Caxias
-
MULHER7 dias atrás
Thaila Ayala diz que gravidez foi um de seus piores momento da vida
-
ESPORTES6 dias atrás
Furacão chega a Argentina para o desafio contra o Estudiantes