Sinop
Natal dos Sonhos deve aquecer o comércio local em 7% em relação ao ano passado
As celebrações natalinas, dentro do Natal dos Sonhos, promovido pela Prefeitura de Sinop, devem movimentar o comércio local e promover um aquecimento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. A estimativa é feita pela Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), com base no levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT).
O presidente da Aces, Fábio Migliorini, destaca que a festividade promovida pela Prefeitura de Sinop incentiva os consumidores a saírem de casa e encontrarem no comércio uma nova experiência nas compras de Natal e Ano Novo, dispensando as tradicionais e cômodas compras online.
“Nós, da Associação Comercial, temos uma visão muito positiva para este Natal. O milho rendeu uma boa receita para a região e vai irrigar a economia local. Ações como a parada natalina e a decoração impulsionam ainda mais o comércio local a vender. Elas incentivam o consumidor a sair da casa dele — onde está preso na internet, fazendo compras online — e o trazem para a rua, para experimentar o comércio local. Então, é uma ação muito positiva, e a gente estima um aumento entre 6% e 7%, dados da Fecomércio, em relação ao ano passado”, explicou.
Migliorini ressalta ainda que, além das compras dos próprios moradores, o Natal dos Sonhos, com suas atratividades, traz turistas de toda a região para aproveitar as celebrações locais, o que também contribui para o aumento das vendas.
“Toda a decoração e todo o movimento que estão sendo feitos, principalmente com as paradas natalinas, trazem consumidores de toda a região. Sabemos que, quando falamos de Sinop, não estamos falando só do município, mas de toda a região, e isso acaba fomentando muito o comércio e incentivando as pessoas a terem experiências de compra no comércio local”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, explica que a escolha do local para a realização das celebrações de Natal foi proposital, com o intuito de impulsionar o comércio e o giro da economia local. Para ele, a concentração de pessoas na região central, associada ao horário estendido do comércio, possibilita e incentiva os consumidores a fazerem compras nas lojas próximas.
“O prefeito Roberto Dorner trouxe o Natal dos Sonhos, como nos natais anteriores, para a Praça da Bíblia, justamente para impulsionar as compras de Natal e Ano Novo no comércio do centro. A Avenida Governador Júlio Campos figura como o local onde há a maior concentração de empresas que oferecem opções de presentes, foco deste período do ano. O objetivo, além de promover cultura, turismo e lazer à população, é vincular as celebrações ao giro comercial. Temos um dado hoje que nos mostra que, a cada real investido em turismo, sete reais retornam para o comércio”, afirmou.
Horário Estendido do Comércio
Desde 28 de novembro, em decorrência das celebrações natalinas e com foco no aquecimento do comércio provocado pelas datas comemorativas de Natal e Ano Novo, o comércio está autorizado, pelo Decreto 340/2025, a funcionar em horário estendido. De segunda a sábado, as lojas poderão abrir até as 21h; aos domingos, até as 19h; e no dia 24, véspera de Natal, até as 17h.
O decreto determina que o horário estendido se encerra no dia 24 de dezembro.
Natal dos Sonhos
A tradicional, principal e maior festa natalina de Sinop — o Natal dos Sonhos — é realizada pela Prefeitura de Sinop e organizada pelas Secretarias de Governo e Planejamento Estratégico e de Cultura, Esporte e Turismo. O evento começa neste sábado (06) e segue até o dia 5 de janeiro de 2026. Todas as noites haverá apresentações culturais.
A Vila Natalina funcionará de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, e aos finais de semana (sábado e domingo), das 16h às 22h. A festa contará com brinquedos: Roda-Gigante (disponível de 06/12 a 18/12), Twister e carrossel, disponíveis de 06/12 a 06/01. Todos serão de uso gratuito.
A Casa do Papai Noel fará atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, e aos finais de semana, das 16h às 22h, até o dia 23/12. No mesmo horário, a população poderá usufruir do Castelo das Luzes, um novo atrativo proposto para a edição de 2025. Trata-se de um espaço especialmente preparado para registros fotográficos.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Parceria entre o Procon Sinop e Delegacia de Sinop promete eficiência nos trabalhos investigativos
A Prefeitura de Sinop, por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Municipal), firmou parceria com a 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Sinop, a fim de promover eficiência e celeridade nos processos investigativos em andamento na esfera judicial, principalmente os ligados a fraudes. A parceria amplia os serviços já realizados em conjunto por ambos os órgãos.
O diretor executivo do Procon Sinop, Vilson Barozzi, explica que os dados levantados por meio de investigações no órgão municipal de proteção ao consumidor já eram compartilhados com a delegacia, com o intuito de promover celeridade e contribuir com os casos investigados pela Justiça. Entretanto, a parceria recém-firmada aumentará a eficiência dos trabalhos desenvolvidos por ambos os órgãos: Procon e Delegacia da PJC.
“Todas as situações que surgirem no Procon, a partir de agora, serão encaminhadas diretamente à Polícia Civil para investigação. Como destacamos em reunião, é fundamental estender as mãos e fortalecer essas parcerias, porque precisamos estar preparados para as novas demandas que surgiram nos últimos anos. O ambiente virtual trouxe muitos avanços, mas também apresenta problemas que precisam ser combatidos. Por isso, quem atua na proteção do cidadão — como o Procon, a Polícia Civil e demais forças de segurança — precisa trabalhar de forma integrada”, disse.
Barozzi destaca que o Procon já vinha adotando esse padrão de trabalho, com foco no combate às lesões causadas por empresas fraudulentas aos consumidores de Sinop, e que agora intensificará essas ações com ainda mais eficiência. “O Procon é parceiro e já vem desenvolvendo ações nesse sentido. Vamos atuar de forma firme no combate aos crimes virtuais que têm afetado muitos cidadãos de Sinop, sempre em defesa da coletividade”, afirmou.
O delegado Sérgio Ribeiro, da 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Sinop, esclarece que a parceria ocorre em um momento em que os casos de estelionato, inclusive o chamado “golpe amoroso”, têm crescido significativamente no município e, em muitos casos, chegam ao conhecimento do Procon como forma de defesa do consumidor.
“Tivemos recentemente o caso de uma senhora que chegou a transferir mais de R$ 200 mil para um suposto namorado virtual. Por isso, o principal ponto é a conscientização. Depois que o dinheiro sai da conta da vítima, ele é rapidamente pulverizado em várias outras contas, o que dificulta muito a recuperação. Em muitos casos, até conseguimos identificar e prender os responsáveis — como ocorreu recentemente com o caso da ‘garagem fantasma’ em Sinop —, mas o prejuízo para a vítima já está consolidado”, explicou.
O caso da “garagem fantasma” foi uma ação desenvolvida em conjunto entre a delegacia e o Procon, que resultou em uma operação que desmantelou o esquema criminoso que lesava moradores de Sinop.
“É fundamental que a população redobre a atenção. Estamos fortalecendo essa parceria com o Procon de Sinop, que já desenvolve um importante trabalho de orientação, inclusive com material educativo sobre golpes. A ideia é ampliar esse conteúdo, trazendo exemplos mais recorrentes na nossa realidade, para informar e proteger ainda mais a população”, concluiu.
A parceria reforça a atuação eficiente do órgão de proteção e defesa do consumidor de Sinop, tanto junto aos empresários e comerciantes quanto aos consumidores do município.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
NA CAPITAL6 dias atrásMaysa Leão permanece no Republicanos e consolida apoio nestas eleições à AL-MT
-
SAÚDE6 dias atrásMinistério da Saúde envia 50 agentes de combate às endemias para reforçar o enfrentamento à chikungunya em Dourados (MS)
-
POLICIAL7 dias atrásPolícia Civil conduz funcionário de empresa de agronegócio de Cuiabá por furto de equipamentos de informática
-
MATO GROSSO7 dias atrásPolícia Civil conduz funcionário de empresa de agronegócio de Cuiabá por furto de equipamentos de informática
-
POLÍTICA MT2 dias atrás“Cuiabá é o lugar onde meu coração fincou raízes”, declara Max ao celebrar 307 anos da cidade
-
POLICIAL7 dias atrásPolícia Civil prende 96 pessoas em 15 operações de combate ao tráfico na região metropolitana
-
CUIABÁ5 dias atrásCuiabá reforça cuidados com vírus respiratórios no período sazonal e incentiva vacinação em grupos prioritários
-
POLÍTICA MT2 dias atrásALMT e Prefeitura promovem comemorações dos 307 anos de Cuiabá com transmissão ao vivo da Rádio Assembleia

