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POLÍTICA NACIONAL

Incentivos para produtos orgânicos e sem lactose

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou projeto que garante incentivo fiscal para produtores de alimentos orgânicos e sem lactose. O PL 6.033/2019 segue para a CAE.

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POLÍTICA NACIONAL

Laércio defende a expansão do ensino profissionalizante no Brasil

Em pronunciamento no Plenário na quarta-feira (17), o senador Laércio Oliveira (PP-ES) defendeu o fortalecimento do ensino profissionalizante no país para impulsionar o crescimento econômico e gerar oportunidades aos jovens. Para o senador, é importante que a reforma do ensino médio valorize a educação técnica e profissionalizante. Ele enfatizou que o atual modelo, centrado na formação para o ensino superior, não prepara o jovem, especialmente o mais pobre, para o mercado de trabalho.

— Não há país que tenha crescido economicamente sem investir em educação profissional. Para que a economia se desenvolva, o cidadão precisa ter habilidades compatíveis com as necessidades do setor produtivo, mas, no Brasil, temos um problema: o atual ensino médio tem a pretensão de passar um extenso currículo como meio de preparar o jovem para o ensino superior, porém, na prática, as vagas na universidade ainda são limitadas e o ensino público, muitas vezes, não é capaz de tornar competitivos os candidatos das classes mais vulneráveis, que acabam ficando sem acesso a um curso universitário e sem uma profissão — disse.

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O senador citou iniciativas em prol da educação profissionalizante que, segundo ele, têm dado certo, como o Programa Primeiro Emprego Sergipe, que visa capacitar jovens no estado e facilitar sua inserção no mercado de trabalho por meio de cursos técnicos. Além disso, o parlamentar ressaltou a importância da parceria entre instituições de ensino e o setor produtivo para garantir a qualidade dos cursos. Ele enfatizou a necessidade de adaptar os currículos às demandas locais, a fim de formar profissionais qualificados e preparados para as oportunidades de emprego em suas regiões.

— Essas instituições devem ter foco em atividades relevantes ao contexto social em que estão inseridas. Nesse aspecto, uma escola profissionalizante em uma região produtora de grãos, por exemplo, precisa desenvolver cursos para a agroindústria e a agropecuária. Outra região pode ter seu foco em turismo ou desenvolvimento de software. O importante é que se formem jovens em cursos que guardem relação com a vocação da sua região — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

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Fonte: Agência Senado

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