CUIABÁ

POLÍTICA NACIONAL

Exposição marca a importância dos jumentos na cultura brasileira

Publicados

em

Será aberta nesta terça-feira (21), às 17h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, uma exposição para ressaltar a importância cultural dos jumentos na cultura brasileira. O evento “O Jumento é Nosso Irmão” inclui pinturas de Sergio Amorim, Sergio Bordim e Candido Portinari, xilogravuras do J. Borges e Ciro Fernandes, além de fotografias e literatura que ilustram a importância cultural dos jumentos.

O evento também contará com alguns palestrantes como o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), que teve a iniciativa do evento; a diretora do Departamento de Proteção Animal do Ministério do Meio Ambiente e coordenadora do setor de Direito Animal do Partido dos Trabalhadores, Vanessa Negrini; e os representantes da internacional de bem-estar animal The Donkey Sanctuary Patricia Tatemoto e Eduardo Saturtun.

Os retirantes do sertão, xilogravura de J. Borges
Os retirantes do sertão, xilogravura de J. Borges

Jumentos correm risco
Os jumentos enfrentam grande ameaça proveniente do comércio de peles. Eles são capturados, comprados ou roubados e, em seguida, abatidos para que suas peles produzam um remédio tradicional chinês chamado ejiao.

Leia Também:  Comissão aprova projeto que proíbe bandeiras tarifárias no setor elétrico

Em 2022, a campanha Salve Jegue reuniu celebridades, influenciadores, meios de comunicação e o público para pedir o fim do abate de jumentos.

Atualmente, tramitam no Congresso dois projetos para acabar com o abate de jumentos: PL 5949/13 e PL 2387/22.

Da Redação – AC

Fonte: Câmara dos Deputados

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Lei torna setembro mês de campanha sobre doenças do coração

Publicados

em

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (6) a Lei 14.747, de 2023, que torna setembro o Mês de Conscientização sobre Doenças Cardiovasculares. A norma foi sancionada na terça-feira (5) pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

O texto teve origem no PL 3.811/2019, aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em novembro, e que seguiu diretamente para sanção presidencial.  

Pela lei, uma campanha dividida por semanas deverá alertar a população sobre a cardiopatia isquêmica, a cardiopatia congênita, as doenças da aorta e as doenças das válvulas cardíacas. O objetivo é disseminar, com alertas nos meios de comunicação, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças cardíacas.  

A norma prevê ainda que, durante a mobilização, o governo federal deverá iluminar locais públicos na cor vermelha.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Subcomissão da Educação debaterá evasão escolar na pandemia
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA