CUIABÁ

POLÍTICA MT

Dr. João pede urgência em decretar “Situação de Emergência Ambiental” no Pantanal

Publicados

em


Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Dr. João (MDB) apresentou, em sessão ordinária nesta quarta-feira, (12), uma indicação pedindo a necessidade de decretar “Situação de Emergência Ambiental”, bem como implementação de ações no sentido de combater e prevenir deste então os incêndios no Bioma Pantanal, no período de estiagem que se aproxima. Para o parlamentar, é de extrema importância que já comecem a ser realizadas ações para evitar um desastre ambiental no período de seca e queimadas no Pantanal mato-grossense, como as que aconteceram no ano passado. 

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), entres os meses de janeiro e setembro de 2020, mais de 5 mil focos de calor foram localizados em propriedades privadas, cerca de 3 mil em terras indígenas e 890 em unidades de conservação.

As organizações que compõem o Observatório Pantanal apresentaram para as autoridades uma alerta sobre a preocupação no combate ao fogo no Pantanal em 2021, afirmando que a tragédia ambiental pode se repetir se não forem tomadas as providências necessárias, que vão desde campanhas de orientação para as comunidades pantaneiras, antecipação na contratação e mobilização do Prevfogo, formação e manutenção de brigadas e compra de equipamentos adequados além da identificação e punição dos responsáveis.

Leia Também:  Bazar Solidário Assembleia Social bate recorde de arrecadação

 “Foram milhões de hectares devastados, animais mortos e machucados, a população que sofreu inalando fumaça das queimadas, fora as plantações e a população pantaneira que ficou totalmente no meio do fogo, muitos perdendo tudo. Temos que começar urgente os trabalhos quanto à preservação e prevenção, e mudar a realidade dos fatos neste ano de 2021” finalizou o deputado Dr. João.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Dr. Gimenez atua e Corpo de Bombeiros de Cáceres recebe novo veículo

Publicados

em


Foto: DIVULGAÇÃO / ASSESSORIA

“Nosso estado é um dos que mais sofre com as queimadas. Nos últimos dois anos, o Pantanal foi extremamente atingido, por exemplo. Diante disso, precisamos atuar o ano todo em prol dessa demanda, para evitarmos cenários calamitosos, que devastam o nosso meio ambiente”, destacou o deputado Dr. Gimenez, durante a entrega do novo caminhão tanque ao Corpo de Bombeiros Militar da região de Cáceres, na manhã desta terça (25).

O veículo 0 km comporta até 10 mil litros de água e reforçará o atendimento de demandas de 13 municípios da região oeste, que, segundo dados do Corpo de Bombeiros, registrou, somente em 2021, 360 ocorrências.

Ao lado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Alexandre Borges Ferreira, e da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, o deputado frisou sobre o trabalho do governo do estado no plano de ações para prevenção às queimadas e combate aos incêndios florestais. O parlamentar lembrou outros projetos, em andamentos, que serão levados à população da região ainda este ano.

Leia Também:  Projeto Qualifica MT capacita centenas de jovens em Mato Grosso

“Assim como na saúde, para protegermos o meio ambiente precisamos trabalhar de forma preventiva. E o governo do estado vem seguindo essa regra e trabalhando assiduamente no plano de ações para prevenção às queimadas e combate aos incêndios florestais. Frente à nossa solicitação, ainda este ano, será instalada uma estrutura da Brigada Municipal Mista em Mirassol D’Oeste, funcionando com dois bombeiros. Isso ajudará a descentralizar os atendimentos, otimizando-os e fazendo o socorro chegar mais rápido. Temos muito a fazer ainda, mas já estamos mudando esse cenário”, ressaltou.

Na luta também por melhorias ao Corpo de Bombeiros da região, a tenente-coronel Luciana Bragança Brandão da Silva, comandante do CRBM-V, esteve presente na solenidade. Luciana é uma das autoridades do grupo que vem buscando junto aos representantes públicos, ferramentas para inovar a estrutura do 5º Comando Regional.

O Corpo de Bombeiros de Cáceres atualmente conta com um efetivo de cerca de 50  bombeiros militares. O grupo atende 13 municípios da região. “São mais de 200 mil habitantes sob nossa proteção. Uma grande missão em nossas mãos”, finalizou a comandante.

Leia Também:  Sistema biométrico de identificação de recém-nascidos é aprovado na AL
Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA