POLICIAL
Governo de Mato Grosso transfere líder criminoso para penitenciária federal no Paraná

O Governo de Mato Grosso transferiu para uma penitenciária federal no Paraná, nesta quinta-feira (6.2), um dos líderes de uma facção criminosa, Leonardo dos Santos Pires, de 34 anos, que estava detido no raio de segurança máxima da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.
A transferência do criminoso, que tem mais de 245 anos em condenações por dezenas de delitos graves, entre eles o homicídio de uma mulher gestante, ocorre a pedido da Polícia Civil e da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) diante da periculosidade de Leonardo e dos crimes ordenados por ele, mesmo detido.
A solicitação para a remoção obteve parecer favorável do Ministério Público Estadual e foi acatada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso.
Conhecido pelo apelido de “Sapateiro”, Leonardo foi escoltado por equipes da Polícia Penal ao Aeroporto Marechal Rondon, onde foi embarcado em uma aeronave comercial.
A transferência faz parte das ações desencadeadas pelas forças de segurança de Mato Grosso, dentro do pacote de medidas Tolerância Zero contra o crime organizado, do Governo do Estado.
Crimes e penas
Leonardo Pires foi investigado em inquéritos da Polícia Civil, a maior parte deles em Sinop, onde ordenou diversos homicídios. Na investigação mais recente, ele foi alvo da Operação Follow the Money, da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop, que apurou a atuação de uma facção criminosa na lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas.
Um dos crimes ordenados por Leonardo Pires foi o homicídio que vitimou Marina Azevedo Campos, de 17 anos, e o companheiro dela, Guilherme Felipe Oliveira de Moura, 22 anos. O crime ocorreu em julho de 2022, no Loteamento Altos da Glória, também em Sinop. Conforme a investigação da Polícia Civil, o alvo era Guilherme, mas Marina também acabou morta. Ela foi encontrada na cama do casal e Guilherme alvejado na cozinha da casa. Junto a ele, os investigadores encontraram diversas cápsulas deflagradas e uma pistola .380.
Pelos homicídios do casal, Leonardo Pires foi condenado a 42 anos de reclusão.
Outro crime de repercussão, também ordenado por “Sapateiro”, foi o assassinato do jogador de futebol Willian Sant’Ana, em setembro de 2021. A vítima teve a residência invadida por cinco criminosos armados e levada por eles. O corpo de Willian foi encontrado pela Polícia Militar nas proximidades da BR-163, em uma área de mata de difícil acesso. Willian foi executado depois de ter a morte decretada por uma facção criminosa, supostamente por ser apontado como autor de um estupro, fato que não foi comprovado na investigação.
Cinco executores e o mandante foram identificados nas investigações da Polícia Civil. Em novembro de 2023, o grupo foi julgado na Comarca de Sinop e recebeu penas que somam 122 anos de pena. Leonardo Pires teve a maior condenação, de 40 anos de reclusão.
A primeira prisão de Leonardo ocorreu em Lucas do Rio Verde, por um roubo ocorrido na cidade.
Fonte: Policia Civil MT – MT


POLICIAL
Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Rondonópolis

A Delegacia Especializada em Defesa da Mulher de Rondonópolis prendeu, nesta segunda-feira (17.3), um homem de 36 anos, que possuía dois mandados de prisão em aberto em seu desfavor. Os mandados foram expedidos pela Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e pela Quarta Vara Criminal, ambos do município de Rondonópolis.
A vítima procurou a delegacia no dia 7.3, denunciando que conviveu com o suspeito por oito meses. No dia do ocorrido, o homem chegou em casa embriagado e sob efeito de drogas, iniciando uma série de agressões verbais e físicas contra ela e seu filho, de oito anos.
Segundo a vítima, o suspeito passou a xingá-la com palavras de baixo calão e, em seguida, a empurrou contra uma porta. A criança também foi agredida, levando um tapa na boca e um soco na testa, causando hematomas e inchaço.
A mulher relatou que, apesar das lesões dessa terem desaparecido, a criança possui marcas de outras agressões cometidas anteriormente pelo suspeito.
Diante da violência, a vítima instruiu o filho a fugir e o encontraria em uma praça. O menino conseguiu escapar mas, ao tentar fazer o mesmo, a mulher foi imobilizada pelo suspeito, que encostou uma faca em seu pescoço e ameaçou matá-la.
Ele exigiu saber o paradeiro da criança e, quando soube que o menino havia fugido, reiterou suas ameaças. Para salvar sua vida e a do filho, a mulher fingiu que iria buscá-lo e prometeu retornar.
O suspeito permitiu que ela saísse mas, ao perceber a demora, saiu à sua procura. Ele os encontrou na região do Supermercado Tropical e começou a persegui-los. Um motoqueiro que passava prestou socorro e levou mãe e filho para a casa da avó materna da criança.
No dia seguinte, por volta das 23h50, o suspeito foi até a residência da mãe da vítima e passou a gritar por ela e pela sogra, sacudindo portas e janelas. A família acionou a Polícia Militar, mas o homem fugiu antes da chegada da equipe.
A Polícia Civil deu início às investigações e, após levantamentos, conseguiu localizar e prender o suspeito. Ele foi encaminhado à 1ª Delegacia de Rondonópolis para os procedimentos de praxe e permanece à disposição da Justiça.
O caso reforça a importância da denúncia de episódios de violência doméstica e o trabalho das autoridades na proteção das vítimas. Denúncias podem ser feitas pelo Disque 181 ou diretamente nas delegacias especializadas.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
ESPORTES6 dias atrás
Flamengo vence Fluminense e abre vantagem na final do Carioca
-
POLÍTICA MT7 dias atrás
Investimento na educação técnica: Botelho acompanha evolução da Ceciteci e Fapemat
-
ESPORTES6 dias atrás
Corinthians vence Barcelona de Guayaquil, mas é eliminado da Libertadores
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Wilson Santos questiona irregularidades e requer audiência pública para debater situação no Detran-MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Deputado critica burocracia na liberação do canabidiol pelo SUS
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Wilson Santos reclama de pedágios da BR 163/364 por não aceitarem pix e crédito
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Dr. João cobra solução para falta de medicamentos e insumos no Hospital Regional de Cáceres
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Wilson Santos anuncia audiência do Senado e ALMT sobre impactos de hidrelétricas no rio Cuiabá