NACIONAL
Aborto negado: Ministra da Mulher critica ‘vazamento criminoso’


A ministra Cristiane Britto, da pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos se pronunciou, na tarde desta quarta-feira (22), sobre o caso da menina de 11 anos que, desde maio — quando tinha 10 anos —, enfrenta dificuldades para conseguir garantir seu direito ao aborto legal, por ser vítima de estupro. Britto participava de uma agenda em Belém (PA) e atendeu a imprensa após o compromisso.
Questionada sobre a situação à qual a garota e a mãe foram expostas, sobretudo durante uma audiência, onde a juíza Joana Ribeiro Zimmer e a promotora Dutra Alberton tentaram exaustivamente faze-las desistirem da interrupção da gestação, ela criticou o vazamento da gravação e do teor do processo, que corre em sigilo, mas não comentou sobre a conduta das profissionais.
— O comentário que eu faço desse caso é que está tudo errado na abordagem, principalmente de alguns segmentos da sociedade, e da imprensa também — disse aos repórteres. — E uma reflexão que eu trago aqui: ninguém está falando da violência que essa criança passou, do estupro. Ninguém está falando que agora a gente precisa parar e pensar onde nós erramos, porque crianças com essa idade no Brasil todo estão sendo vítimas de estupro.
A ministra disse que a pasta irá oferecer apoio à família e, também, ao Conselho Tutelar de Santa Catarina.
“Enquanto Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, a nossa ação agora é saber se o Conselho Tutelar local está precisando de suporte; a preocupação em relação ao que está passando nessa cabeça, cuidar da saúde mental dessa criança, da saúde física dessa criança, dar todo o suporte para ela e para a família. O foco agora é cuidar dela, não expor esta criança. Porque ela está sendo revitimizada a cada vez que uma notícia dessa é veiculada e muitas vezes de forma irresponsável, dependendo da narrativa”.
Cristiane Britto acrescentou ainda que, por não ter acesso aos autos, não comentará sobre o processo, falou em vazamento “criminoso” das imagens da audiência, que foram publicadas pelo portal The Intercept, e, novamente, sem falar sobre a questão do aborto legal ou sobre a atuação de juíza e magistrada, ela reforçou um discurso de combate ao estupro de crianças no país.
“É um caso que está sob sigilo de justiça, foram criminosamente disseminadas informações sobre a audiência. É uma audiência que ocorre sob segredo de justiça. Eu não tenho acesso aos autos, não conheço o processo, então não me sinto à vontade, seria leviano eu fazer algum tipo de comentário sobre o caso juridicamente, mas a mensagem que eu deixo é a seguinte: vamos pensar onde nós erramos e vamos pensar em políticas públicas que eliminem todo o tipo de criança contra as nossas crianças. Chega de estupro contra as nossas crianças no Brasil”.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.


NACIONAL
Chuvas em Alagoas matam dois e deixam 40 mil sem casa


A Defesa Civil de Alagoas confirmou, neste domingo (3), duas mortes devido às fortes chuvas registadas no estado nos últimos dias. As mortes foram registadas nas cidades de Coruripe e São Miguel dos Campos.
Segundo as autoridades, outras 40 mil pessoas estão sem casa no estado. Ao todo, 33 mil estão desalojadas, enquanto 6,1 mil estão desabrigadas.
O governo do estado decretou situação de emergência em 51 cidades e prevê que novos municípios devem entrar na lista nos próximos dias. O Palácio República dos Palmares ainda criou um gabinete de crise para gerenciar os efeitos das chuvas no estado.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG
Cerca de 300 bombeiros participam dos atendimentos aos atendimentos e entregam donativos necessários em abrigos de cidades mais afastadas.
O que preocupa as autoridades, agora, é com a falta d’água. A lama e sujeira da chuva prejudicaram o funcionamento das estações de abastecimento.
Fonte: IG Nacional
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
ALGODÃO/CEPEA: Valor externo cai e pressiona cotações no BR
-
STF5 dias atrás
Nota sobre encontro do presidente do STF com presidente da Câmara e líderes
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Governo do Estado lança edital de R$ 20 milhões para investimentos em ciência, tecnologia e inovação
-
POLÍTICA MT3 dias atrás
Deputados vão propor suspensão da tramitação de projeto que altera legislação sobre o Pantanal
-
POLÍTICA MT3 dias atrás
Sessão especial homenageia imigrantes japoneses que ajudaram a colonizar Mato Grosso
-
POLÍTICA MT3 dias atrás
Sexto episódio do “Palco pra 2” traz novos nomes da cena musical de MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrás
Deputado Thiago Silva destina emenda e entrega ônibus escolar para Alto Paraguai
-
MULHER7 dias atrás
Plataforma ajuda pessoas que buscam relacionamento ‘sugar’