MULHER
Saiba como a deficiência de ferro no sangue afeta a saúde da mulher


Dados americanos indicam que cerca de 35% das mulheres em idade reprodutiva (com menos de 50 anos) possuem déficit de ferro no organismo. No Brasil, a estimativa é ainda maior: calcula-se que entre 40% e 50% das mulheres jovens sofram com alguma deficiência de ferro, muitas vezes não identificada porque a dosagem desse nutriente não costuma fazer parte dos exames rotineiros. A deficiência de ferro é a principal causa de anemia, a deficiência nutricional mais prevalente no mundo, afetando 33% das mulheres não grávidas, 40% das mulheres grávidas e 42% das crianças em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O principal fator que leva à deficiência de ferro na mulher é o ciclo menstrual intenso, com muita perda de sangue – a eliminação de coágulos pode ser uma maneira de identificar a quantidade do fluxo.
“Muitas vezes a mulher não consegue recuperar esse ferro perdido no intervalo de uma menstruação para outra. Além disso, há casos de deficiência de ferro causada por alimentação inadequada com dietas muito restritivas [pouca carne e pouco alimento rico em ferro], tanto por imposição da beleza quanto por situações em que as pessoas não têm acesso à comida mesmo”, ponderou Ana Paula Beck, ginecologista e obstetra do Departamento Materno Infantil do Hospital Israelita Albert Einstein.
Outras situações também levam ao problema, como cirurgia bariátrica desabsortiva (que altera o trânsito intestinal e, consequentemente, reduz a absorção de vitaminas e nutrientes), alimentação inadequada e dietas restritivas. Inclusive, em um comunicado emitido em 2021, a OMS afirmou que reduzir a anemia era um dos componentes dos esforços para erradicar todas as formas de má nutrição. Em 2020, segundo a organização internacional de saúde, havia 614 milhões de mulheres e 280 milhões de crianças em todo o mundo que sofrem com anemia.
O sexo masculino também pode sofrer com a deficiência de ferro. A principal causa da anemia neles é a perda de sangue no tubo digestivo, que precisa ser investigada. Outras causas são desabsorção intestinal ou doenças crônicas. No caso dos homens, no entanto, a anemia não é tão frequente, uma vez que não há perda mensal de ferro como ocorre com as mulheres devido à menstruação.
Atualmente, os níveis considerados saudáveis de ferro e ferritina no sangue em mulheres são acima de 50 mcg/dl e 15 mcg/l, respectivamente. Existe uma discussão em torno do aumento desses níveis para o sexo feminino, visando reduzir o risco de anemia e melhorar as funções dessas substâncias no organismo, mas ainda não há um consenso definitivo.
“É um tema absolutamente discutível, mas o ideal é manter pelos menos os níveis mínimos já determinados”, comentou o hematologista Nelson Hamerschlak, do Hospital Israelita Albert Einstein.
Para que serve o ferro?
O ferro é usado para fabricar hemoglobina, que é uma proteína dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. Ele também é fundamental para outras funções, como a síntese de DNA e o metabolismo energético.
“O ferro ainda ajuda na cadeia respiratória das células junto às chamadas mitocôndrias e na fixação do nitrogênio. Ele contribui diretamente na fabricação dos glóbulos vermelhos, da mioglobina dos músculos e de elementos do fígado”, explicou Hamerschlak.
Quando não usado para a produção de hemoglobina, o ferro é armazenado nos tecidos de forma geral, principalmente na medula óssea e no fígado, onde é ligado a uma proteína chamada ferritina (um indicador das reservas de ferro). Quando as reservas de ferro diminuem, o que está disponível é redirecionado para a manutenção dos glóbulos vermelhos, em detrimento de suas outras funções. Se o corpo esgota suas reservas, a deficiência de ferro leva a uma redução da hemoglobina e do número de glóbulos vermelhos saudáveis – e é aí que surge a anemia ferropriva, a principal causa de anemia no Brasil e no mundo.
“Existem outros tipos de anemia, entre elas a doença falciforme, a talassemia, deficiência de B12, ácido fólico, autoimune etc… mas a anemia por deficiência de ferro é de longe a mais comum”, ressaltou Hamerschlak.
Sintomas e tratamento da deficiência de ferro
Os sintomas da deficiência de ferro costumam ser bem inespecíficos e incluem desde falta de ar, cansaço, confusão mental, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, tontura, aumento da sensibilidade ao frio até palpitações cardíacas. O principal problema é a anemia, que se não for identificada e tratada, pode progredir para um quadro grave, podendo levar à insuficiência cardíaca e alterações no metabolismo celular e na produção de energia.
Nas mulheres grávidas, a preocupação é ainda maior devido ao aumento da necessidade de sangue circulando para o feto e a placenta. Uma deficiência de ferro na gestação pode causar anemia, baixo peso do bebê ao nascer e parto prematuro. Além disso, tem sido associada a problemas de desenvolvimento neurológico, com efeitos significativos no desenvolvimento cerebral, levando a atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor e consequências negativas na aprendizagem e no desempenho escolar posteriormente na vida.
A Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO) emitiu recentemente uma recomendação para que todas as pacientes tenham os níveis de ferro medidos regularmente, independente se estão ou não grávidas. Aqui no Brasil, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) publicou uma recomendação parecida no ano passado, em que orienta investigar e tratar com reposição de ferro todas as mulheres com sangramento uterino anormal.
Segundo a ginecologista do Einstein, ainda não existe nenhuma orientação ou diretriz no Brasil para o rastreio rotineiro de dosagem de ferro em todas as mulheres em idade reprodutiva, mas ressalta que existe um esforço principalmente no terceiro trimestre da gestação para que a mulher não vá para o parto com anemia ou deficiência de ferro.
“O mundo ideal seria avaliar a anemia e o ferro de todas as nossas pacientes, mas nem sempre conseguimos fazer isso de forma generalizada. Mas temos aumentado muito os pedidos de exame de ferro e a procura pela anemia ferropriva que é, sem dúvida, a principal causa de anemia no Brasil”, disse Beck.
A anemia ferropriva é um problema de saúde pública mundial. A partir do momento que ela foi diagnosticada e a causa foi identificada, o tratamento envolve a reposição de ferro com suplementação oral ou endovenosa, dependendo da gravidade do caso, além de manter uma dieta adequada principalmente baseada em carne, peixe e frango. Alguns vegetais também são ricos em ferro, mas para melhor absorção pelo organismo eles precisam de vitamina C. “O uso de panelas de ferro, por incrível que pareça, também pode ajudar”, completou Hamerschlak.
Fonte: Agência Einstein
Fonte: Mulher


MULHER
Dicas do Feng Shui para a decoração de Natal de 2023


Se você ainda não enfeitou sua casa para o Natal, aproveita essas dicas! E se você já montou, ainda dá tempo de fazer ajustes e harmonizar sua decoração do Natal de 2023 com o Feng Shui.
As casas exercem um grande efeito sobre todos os aspectos de nossas vidas, mesmo que não estejamos conscientes disso. Quando falamos em Feng Shui, estamos nos referindo, basicamente, à ideia de equilibrar as pessoas e seus ambientes.
E o que acontece no Natal? De um dia pro outro, acrescentamos novos elementos na decoração, em geral, mudando radicalmente seu aspecto. Faz sentido, então, que de repente ocorram mudanças na nossa vida.
Por isso, o melhor é nos prepararmos para elas, e cuidarmos para que essas mudanças sejam sempre para melhor!
Veja outras dicas:
- Use mais cores na decoração natalina
- Substituições saudáveis para a ceia de Natal
- Ideias de presentes de natal perfeitos para cada pessoa
- Decoração de Ano Novo com Feng Shui
- Se prepare com todas as previsões para 2024
Como aplicar Feng Shui na sua casa
Nesse artigo vamos tratar de outro tipo, o Feng Shui Tradicional Chinês, que possui ferramentas para identificar as variações dos potenciais energéticos ao longo do tempo.
Vamos então usar as previsões do Feng Shui para o ano de 2023 e para o mês de dezembro, e te ajudar a montar uma decoração de Natal que te traga todos os presentes que você está esperando.
A primeira coisa que você precisa saber é que, pelo Feng Shui Tradicional Chinês, os 8 setores são alinhados às 8 direções da rosa-dos-ventos. Para isso, você vai precisar encontrar o centro da sua casa, e identificar para onde está o Norte.
Atenção: não é a parede da porta de entrada, como no neo-Feng Shui do Chapéu Preto. Aqui estamos falando do Norte mesmo, aquele indicado pela seta vermelhinha da bússola. Se você nunca fez isso, veja aqui o passo a passo.
Feng Shui para a decoração de Natal de 2023
Agora que você já sabe o Norte da sua casa, veja a seguir dicas de decoração para cada um dos 8 setores nesse mês de dezembro de 2023 segundo o Feng Shui. A ceia de Natal esse ano vai ser a mais alegre e harmônica que você já viu!
Norte
Se você estava planejando colocar sua Árvore de Natal no setor Norte da casa, você deu sorte! Esse é o local onde a decoração tradicional de Natal se harmoniza melhor com os potenciais do Feng Shui.
Aqui você pode usar objetos com formato alongado, vertical, tais como castiçais e bambus, e também com formato pontiagudo: triângulo, estrela, pirâmide e cone, como nos pinheiros de Natal.
Neste setor, também são super bem-vindas as luzes coloridas e as velas acesas. A gama de cores mais adequada para o setor este mês passa por todos os tons de vermelho, rosa forte e laranja, e também pelos diversos tons de verde, turquesa e azul claro.
Nordeste
Este setor pede uma decoração de Natal de tons frios, como azul escuro, preto, cinza e branco. Em compensação, você pode caprichar nos tons metálicos, como dourado, prateado e cobre.
As formas redondas e esféricas estarão bastante harmônicas com os potenciais do setor em dezembro, bem como as formas sinuosas e onduladas. Ou seja, você pode usar muitas bolas e guirlandas, e complementar com festões metalizados e azuis.
Os sons de metal também são favoráveis aqui. Por isso, aproveite para tocar músicas natalinas instrumentais, especialmente aquelas com sons de piano, harpa e violão.
Leste
O setor leste abriga estrelas desfavoráveis neste mês de dezembro. Se você puder, evite montar sua árvore de Natal aqui, bem como permanecer aqui por muitas horas.
Mas se não tiver jeito, capriche na decoração metálica. As recomendações são parecidas com aquelas do setor Nordeste, mas com um enfoque maior para os círculos, esferas e os tons metálicos.
Nesse sentido, uma boa sugestão são as decorações artesanais com cabaças (também conhecidas como porongo no Sul do Brasil) em formato de 8 e pintadas de dourado e prateado. Esse é um recurso do Feng Shui Tradicional contra potenciais de estagnação.
As músicas instrumentais tranquilas também ajudam a suavizar a energia deste setor.
Sudeste
Este é um setor que no mês de dezembro de 2023 apresenta uma tendência a competitividade, conflitos e discussões. Você pode montar sua árvore de Natal aqui, mas, para garantir a harmonia familiar, é melhor não realizar a ceia neste local.
Os potenciais do setor este mês pedem uma gama de cores bem interessante. Por isso, você pode usar todos os tons quentes, incluindo vermelho, púrpura, rosa, laranja, amarelo, marrom, bege e até mesmo o roxo.
Os formatos dos objetos e enfeites podem ser pontiagudos, triangulares, cones ou estrelas, e também quadrados, retos e horizontais.
Além disso, capriche nas velas acesas e lâmpadas, que ajudarão a harmonizar as energias deste setor no mês de dezembro de 2023. Objetos em cerâmica e pedra também estarão adequados aqui, bem como os tecidos naturais, como algodão, fibra de bambu e juta, por exemplo.
Sul
Este setor, assim como o Leste, em dezembro de 2023 pede a presença de uma decoração de tons neutros, combinados a muito dourado e prateado. Uma pequena quantidade de tons de terra pode estar presente, desde que não predomine no ambiente.
Se já houver tons quentes como vermelho ou laranja no ambiente, melhor fazer a decoração de Natal somente em tons metálicos mesmo. Aqui, as luzinhas de Natal devem ser brancas ou azuladas, ao invés de coloridas.
Você pode enfeitar sua Árvore de Natal com muitas bolas, laços e festões dourados e prateados. Este pode ser um bom local para o presépio, se você costuma montar um. Guirlandas bem redondas e douradas ou prateadas são ideais para este local.
Sudoeste
Aqui temos a possibilidade de uma decoração um pouco diferente e mais variada do que nos outros setores. A gama de cores adequada pelo Feng Shui no mês de dezembro de 2023 transita desde os tons mais frios de preto, azul escuro, azul claro, verde, indo até os tons mais quentes de vermelho, rosa, laranja e roxo.
Podemos usar formatos verticais como castiçais e bambus, e também podemos decorar com jarros de flores. Pode estar presente o tradicional pinheiro de Natal, com seu formato cônico, estrela na ponta e muitos enfeites coloridos. As luzinhas de Natal também podem ser usadas em abundância aqui.
É um setor que este mês combina sabedoria, beleza, romance e boa comunicação. Se for possível, realize a ceia de Natal neste local.
Oeste
Neste setor encontramos potenciais que podem trazer muito entusiasmo, porém também o risco de conflitos no mês de dezembro de 2023.
Para harmonizar o Feng Shui do setor, recomendamos a presença de objetos quadrados, horizontais, feitos de cerâmica, pedra, e também tecidos naturais, como algodão ou palha.
Vasos com flores plantadas também podem ajudar a compor a decoração de Natal.
A gama de cores principal deve ser em tons de terra, que incluem não só os marrons e bege, mas também o amarelo e o caramelo.
A decoração pode ser complementada por alguns toques de azul (desde os tons mais escuros até os mais claros) e verde. Se a sua árvore de Natal tiver o formato de um tradicional pinheirinho, complemente a decoração com decorações de formas sinuosas, onduladas, como festões azuis.
Nordeste
Neste setor, temos mais uma vez a necessidade de predomínio dos tons metálicos e formas arredondadas na decoração de Natal deste mês de dezembro de 2023.
Você pode usar uma árvore de Natal branca ou prateada, decorada com enfeites também em tons metálicos. Para complementar, podem ser usados objetos em tons de azul escuro e preto. Será uma decoração muito elegante, com certeza!
Segundo o Feng Shui, as formas mais adequadas para os enfeites deste setor são o círculo, a esfera e as formas onduladas e sinuosas. Um enfeite de bola de neve ficará perfeito neste local!
Outra boa recomendação para este local em dezembro são as músicas instrumentais tranquilas com sons de piano, violão ou harpa. Elas ajudarão a criar um ambiente harmônico para o seu Natal.
Gostou das dicas?
Elas são válidas até o final do dia 5 de janeiro, quando ocorre a mudança do mês segundo o Calendário Solar Chinês .
Se quiser ver uma análise mais detalhada das energias do mês de dezembro de 2023, assista a esse vídeo, com as tendências completas do Feng Shui deste mês:
Confira também:+ Saiba tudo sobre o seu jeito ser, desafios e potenciais. Faça o seu Mapa Astral aqui e leia uma amostra grátis .+ Descubra a missão da sua fase 2023, com previsões baseadas no número do seu ano pessoal .+ Quer mais previsões para o seu dia? Aqui tem um horóscopo gratuito baseado em todo o seu Mapa Astral, leia agora !+ Tarot: tire 13 cartas e descubra o que pode rolar na sua vida nos próximos seis meses. Jogue agora !
Aline Mendes
É arquiteta e consultora de Feng Shui e Geobiologia, autora do livro “Feng Shui – Terapia de Ambientes” e representante oficial do Feng Shui Research Center no Brasil.
O post Dicas do Feng Shui para a decoração de Natal de 2023 apareceu primeiro em Personare .
Fonte: Mulher
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrás
Um depoimento especial
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
ALMT debate ampliação e construção de escolas em Canarana
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Deputados derrubam veto a PL que prevê base de controle de queimadas nas rodovias estaduais
-
POLÍTICA MT7 dias atrás
Linguagem simples deverá aproximar instituições públicas e população
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Audiência pública debateu fundo para agricultura familiar e reestruturação da Empaer
-
POLÍTICA MT7 dias atrás
Deputados derrubam vetos do governo. Só no PLDO foram derrubados quatro vetos
-
POLÍTICA MT7 dias atrás
Roda de samba gratuita celebra Dia Nacional do Samba, nesta sexta, em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
Calendário para discussão da LOA de 2024 é apresentado na ALMT