MATO GROSSO

Secel e Ministério da Cultura promovem oficinas e encontros setoriais sobre os mecanismos da Lei Rouanet

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e o Ministério de Cultura (MinC) promovem, nesta semana, palestras, oficinas e encontros setoriais sobre os mecanismos da Lei Rouanet para incentivo a projetos culturais. A programação inclui reunião com empresários, nesta quarta-feira (05.06), e o fórum direcionado a agentes culturais, que será realizado na quinta (06) e na sexta-feira (07).

A reunião com empresários mato-grossenses acontece nesta quarta-feira (05.06), das 17h30 às 19h30, na Sala Garcia Neto, que fica no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. O encontro busca apresentar o novo arcabouço legal da Lei Rouanet, possibilidades de investimento com recursos incentivados, investimentos culturais do Governo de Mato Grosso, dentre outras ações.

Na quinta-feira (06.07), a programação do “Fórum de Incentivo à Cultura: o Agente Cultural e a Lei Rouanet” tem início às 9h, no Cine Teatro Cuiabá. Durante a tarde, a partir das 14h30, a agenda prossegue no Hotel Paiaguás, também na capital, com os encontros setoriais, que serão realizados em espaços divididos por área cultural.

Na mesma data, das 18h às 21h, haverá a oficina “Roteiro de Cinema”, ministrada por Rafael Peixoto. Roteirista de longas-metragens, séries e programas de TV, Rafael é integrante da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura,

Leia Também:  Projeto Cidadão do Futuro disponibiliza conteúdo de apoio para produção de vídeos

Na sexta-feira (07.06), das 9h às 12h30, a programação retorna para o Cine Teatro Cuiabá, com a oficina sobre a nova instrução normativa da Lei Rouanet e o Sistema de Apoio à Lei de Incentivo à Cultura (Salic). Com grande quantidade de inscritos, a atividade visa demonstrar como funciona a plataforma de inclusão e acompanhamento de projetos culturais.

“São oportunidades para empresários e agentes culturais conhecerem esse mecanismo importante, que é a Lei Rouanet. Temos tudo para avançar muito mais, não só acessando as políticas públicas do Estado e municípios, mas também acessando o que está disponível em nível federal para o setor cultural”, explica a secretária adjunta de Cultura da Secel, Keiko Okamura.

Toda a programação faz parte do programa itinerante da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), que subsidia o MinC nas decisões no âmbito da Lei Rouanet. As atividades são conduzidas por comissários da CNIC e por representantes da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Ação integrada promove serviços de cidadania gratuitos à moradores de Cuiabá

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na manhã deste sábado (23.5), o Mutirão Social Cívico Integrado, na Escola Estadual Cleinia Rosalina Souza, no bairro Itamaraty, em Cuiabá, levando mais de 40 serviços gratuitos para moradores da região.

A ação, que contou com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e da iniciativa privada, reuniu atendimentos nas áreas de saúde, orientação jurídica, emissão de documentos, serviços sociais e atendimentos especializados.

A programação incluiu atendimento com nutricionista, fisioterapeuta, optometrista, psicólogo especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA), neuropsicólogo e terapeuta.

Também foram oferecidos atendimentos estéticos e de beleza, como corte de cabelo masculino e feminino, esmaltação, design de sobrancelhas, maquiagem infantil e adulta, bem como doações de roupas, apresentações culturais e atividades esportivas para crianças e adultos.

Moradora do bairro Itamaraty há mais de 20 anos, Maria Aparecida Santos agradeceu a realização da ação social e destacou a importância da iniciativa para os moradores da região.

“É muito importante receber esse tipo de projeto perto da nossa casa. Muitas pessoas não conseguem atendimento fácil durante a semana e hoje tivemos vários serviços aqui no bairro. Foi um dia muito especial para nossa comunidade”, afirmou.

Leia Também:  Integrante de facção é preso pela PM com armas, munições e bomba caseira em Sorriso

O aposentado José Carlos Ferreira também elogiou a iniciativa e destacou o atendimento recebido durante o mutirão.

“Fui muito bem atendido. Consegui orientação jurídica e ainda participei das atividades com meus netos. A Polícia Militar está de parabéns por trazer esse cuidado para a população”, disse.

Conforme o comandante do 3º Batalhão, tenente-coronel Adonival Coelho de Souza Junior, o objetivo do Mutirão Social é aproximar serviços essenciais da população, facilitando o acesso da comunidade a atendimentos gratuitos e promovendo cidadania e inclusão social.


“A Polícia Militar tem como missão proteger a sociedade, mas nosso papel também é estar próxima da população, ouvindo as demandas da comunidade e promovendo ações sociais que façam diferença na vida das pessoas. Esse mutirão reforça justamente essa aproximação e mostra que segurança pública também se constrói com cidadania e presença junto à população”, afirmou o comandante.

O deputado estadual Max Russi destacou a importância da parceria entre a Assembleia Legislativa e a Polícia Militar para ampliar os atendimentos sociais à população.

“Essa união fortalece o atendimento às famílias que mais precisam. Nosso objetivo é levar serviços essenciais diretamente para a comunidade, promovendo dignidade, cidadania e mais qualidade de vida para a população cuiabana”, declarou o parlamentar.

Leia Também:  Governo de MT assina termo para construção de centro do SER Família com atendimento a crianças com autismo

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA