Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Estudantes do Centro de Ressocialização Ahmenon Lemos participam de mostra de trabalhos pedagógicos

Cerca de 340 das 900 pessoas que cumprem pena no Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, e estudam na sala anexa da Escola Estadual Luis Pedroso da Silva participaram, nesta terça-feira (03.11), da 1ª Mostra de Trabalhos Pedagógicos. Todos os materiais foram produzidos durante o ano letivo de 2024.

De acordo com Rodolpho Lugato, representante do Núcleo de Educação Socioeducativo e Prisional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o evento demonstra o poder transformador da educação no sistema prisional e evidencia a importância da educação na ressocialização dos detentos e no processo de reintegração à sociedade.

Durante a mostra, os reeducandos apresentaram banners, trabalhos manuais, artesanatos e pesquisas científicas criadas em sala de aula ao longo do ano.

O diretor substituto do Centro de Ressocialização, Adriano Francicane, destacou a relevância das ações educacionais no sistema prisional. “A educação e o trabalho no processo de ressocialização são fundamentais. São essas ações que preparam o reeducando para a reintegração à sociedade. A mostra é uma forma de celebrar esse esforço coletivo, que traz uma nova chance para muitos alunos”, disse Adriano.

Diversos reeducandos participaram ativamente da exposição e suas histórias de superação mostram o poder da educação como ferramenta de mudança. Entre eles, J.R, de 42 anos, que está cursando o 1º ano do Ensino Médio, compartilhou sua experiência: “Estou recuperando o tempo perdido, estudando e aprendendo o que não tive oportunidade antes. Vou mudar a minha vida”, afirmou, ao mostrar parte do seu trabalho em pintura e artesanato.

Leia Também:  Estudantes da rede estadual podem se inscrever nos cursos técnicos da Seciteci a partir de segunda-feira (07)

Outro aluno, V.G, de 24 anos, que está no 8º ano do Ensino Fundamental, falou sobre o trabalho que desenvolveu com sua turma. “Fizemos várias atividades, como a confecção de sacolas em formato de urso, além de bijuterias. Também trabalhamos com reciclagem, criando projetos como sacolas feitas de materiais reaproveitados. A ideia é usar esse aprendizado para, no futuro, buscarmos um caminho como empreendedor”, contou Vitor.


Rayane Alves

A diretora adjunta da Diretoria Regional de Educação Metropolitana (DRE), Alessandra Aparecida da Silva, também prestigiou o evento e parabenizou os reeducandos e professores. “É uma honra participar deste evento. Ver os trabalhos belíssimos feitos pelos alunos é um testemunho do comprometimento e da dedicação. A educação é essencial para a transformação de vidas. O que importa não é a redução da pena, mas a aquisição de conhecimento, que prepara esses alunos para uma vida melhor”, afirmou.

A professora Cláudia Miranda, responsável pela área de Humanas (Geografia, História, Sociologia e Filosofia), também compartilhou um pouco do processo pedagógico envolvido nos trabalhos. Ela pontuou que um dos projetos foi sobre a formação do povo brasileiro, onde os alunos criaram uma maquete representando a chegada dos portugueses e o encontro com os indígenas.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso investe mais de R$ 41 milhões em obras e ações no município de Vila Rica

“Além disso, os reeducandos desenvolveram uma fábrica de manilhas e um projeto de reciclagem, trabalhando habilidades práticas que podem ser aplicadas na vida fora do sistema prisional. Esses projetos visam não apenas o conhecimento teórico, mas a aplicação prática, mostrando aos alunos que é possível criar oportunidades de trabalho e desenvolvimento, mesmo dentro do sistema prisional”, concluiu Cláudia.

A diretora da escola Selma Gonçalves enfatizou o impacto positivo da educação no futuro dos reeducandos. “A educação dentro da prisão não só oferece o conhecimento necessário para a reintegração, mas também ajuda a refletir sobre suas ações e mudanças de comportamento. Aqui, eles têm a oportunidade de repensar o futuro e seguir um caminho mais positivo quando saírem”, finalizou.


Rayane Alves

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

“Com vice-governador, temos esperança e certeza de que nossos problemas serão resolvidos”, afirma prefeita de Nova Maringá

“Quando o vice-governador vem até aqui, a gente começa a acreditar que os problemas serão resolvidos. A situação das estradas é crítica e precisamos de apoio para nossa população e para escoar nossa produção”, afirmou a prefeita de Nova Maringá, Ana Maria, durante reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai (CIDESARP), realizada nesta quinta-feira (16.1), em Nortelândia.

O vice-governador Otaviano Pivetta se reuniu com prefeitos de 15 municípios para discutir ações emergenciais com o objetivo de minimizar danos das enchentes no interior de Mato Grosso. Na reunião, ele afirmou que o Governo do Estado está mobilizado na recuperação da infraestrutura e no apoio imediato às famílias afetadas na região.

“Estamos aqui para dar as mãos a todos vocês e resolver os problemas que afligem o nosso povo. O governo está atento a todas as demandas, canalizando os recursos necessários para que o retorno aconteça de forma eficiente. Vocês sabem que, em nossa gestão, o que fazemos é devolver os recursos que pertencem ao povo mato-grossense”, afirmou.

Leia Também:  Conselho Estadual aprova investimento de R$ 3,9 milhões para realização da FIT Pantanal 2024

Pivetta também ressaltou a atuação da Defesa Civil, que monitora a situação nos municípios mais afetados e realiza visitas para identificar as necessidades urgentes. “Vamos superar isso com serenidade, trabalhando em parceria com prefeitos e a população”, destacou o vice-governador.

O superintendente de Proteção e Defesa Civil, Luís Cláudio Pereira, falou sobre a importância da atuação coordenada entre municípios e Governo do Estado para atender as ações emergenciais e na solicitação de recursos federais.

“Assim que as chuvas atingiram a região, acionamos imediatamente todos os prefeitos das cidades afetadas e mobilizamos nossas equipes para atender as emergências. A situação era crítica em alguns municípios, mas conseguimos atender de forma eficiente. Agora, é imprescindível que os municípios nomeiem um coordenador de proteção e defesa civil para garantir a homologação estadual e a solicitação de recursos federais”, explicou Luís Claudio.

A reunião segue durante toda esta quinta-feira com a participação de prefeitos, vereadores e secretários dos municípios de Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Diamantino, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, São José do Rio Claro e Tangará da Serra.

Leia Também:  Sesp intensifica monitoramento no Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos

Participaram também da reunião os deputados estaduais Eduardo Botelho, Dr. João, Dilmar Dal Bosco e Paulo Araújo, além do presidente da MT Participações e Projetos S/A (MT Par), Wener Santos; e do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA