CUIABÁ

MATO GROSSO

Centro de Triagem Covid-19: atendimento de excelência prestado por profissionais competentes

Publicados

em


Na última sexta-feira (15.10), tivemos o emocionante encerramento das atividades do Centro de Triagem Covid-19, que funcionou por 1 ano e dois meses na Arena Pantanal, em Cuiabá. Foram mais de 240 mil atendimentos prestados à população mato-grossense. 

Em mais de um ano, a unidade de triagem realizou a testagem da Covid-19, ofereceu consultas médicas, exames de imagem e forneceu medicamentos, quando prescritos pelo médico. 

Além de auxiliar a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana, que estavam sobrecarregados no auge da pandemia, o Centro ganhou a credibilidade da população ao ofertar um serviço de excelência. 

Isso só foi possível graças ao empenho e à dedicação de profissionais brilhantes, que entregaram um atendimento de primeiro mundo no Centro de Triagem. O esforço desses trabalhadores é digno de todos os aplausos e do reconhecimento da população. 

É com muita gratidão que parabenizo os mais de 400 profissionais que atuaram no Centro de Triagem. Faço esse reconhecimento público em nome da secretária adjunta de Gestão Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Caroline Dobes, e da diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, pois o Centro de Triagem foi uma extensão dos serviços prestados pelo Hospital Estadual. 

Leia Também:  Indústrias devem registrar informações sobre produção e estoque até 31 de dezembro

Durante a pandemia pela Covid-19, entendemos na prática a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). O Centro de Triagem, que funcionou gratuitamente pelo SUS, muitas vezes superou a expectativa depositada em um serviço particular e atendeu até 900 pessoas por dia. 

A excelência no atendimento foi demonstrada inúmeras vezes pelos usuários, que expressavam muita satisfação com o serviço. 

“O Centro de Triagem salvou muitas vidas e eu fui uma delas”, “fui atendida três vezes com muita competência”, “grande serviço prestado em meio à grande crise causada por uma pandemia”, “trabalho de excelência”, “equipe séria e comprometida responsável pelo melhor atendimento à população”, “empenho e comprometimento incontestáveis”. 

Eu dedico esse reconhecimento aos verdadeiros protagonistas do Centro de Triagem: os trabalhadores da saúde. 

Registro a minha eterna gratidão a todos aqueles que exerceram a missão de salvar vidas e não abandonaram essa árdua tarefa nos momentos mais angustiantes da pandemia. Meu respeito e minha admiração por vocês!

*Gilberto Figueiredo, Secretário de Estado de Saúde

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Quinta-feira (02): Mato Grosso registra 553.230 casos e 14.002 óbitos por Covid-19

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (02.12), 553.230 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.002 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 205 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 553.230 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 1.363 estão em isolamento domiciliar e 537.375 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 41 internações em UTIs públicas e 20 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 23,03% para UTIs adulto e em 4% para enfermaria adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (114.333), Várzea Grande (41.917), Rondonópolis (38.536), Sinop (26.832), Sorriso (18.604), Tangará da Serra (17.870), Lucas do Rio Verde (15.780), Primavera do Leste (14.871), Cáceres (12.022) e Alta Floresta (11.369).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  Programação em shopping de Rondonópolis apresenta trajetória da bailarina Sarah Jane Venâncio

O documento ainda aponta que um total de 402.742 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, não restam amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na quarta-feira (1º.12), o Governo Federal confirmou o total de 22.105.872 casos da Covid-19 no Brasil e 614.964 óbitos oriundos da doença. Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta quinta-feira (02.12).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

Leia Também:  Policiais salvam bebê de nove dias engasgada em Pontal do Araguaia

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA