CUIABÁ

MATO GROSSO

Ações de fiscalização e educação para o trânsito são realizadas em Sinop, Sorriso e Nova Mutum

Publicados

em


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e a Polícia Militar, através do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário, realizaram diversas ações de fiscalização e educação para o trânsito entre os dias 14 e 16 de outubro nos municípios de Sinop, Sorriso e Nova Mutum. O objetivo foi de sensibilizar as pessoas para a prática de comportamentos mais seguros no trânsito.

Nos três dias, mais de 800 pessoas foram abordadas durante a ação educativa “Amigo da Rodada” em bares e restaurantes dos municípios de Sinop, Sorriso e Nova Mutum.

Os cidadãos puderam fazer o teste do etilômetro e, os que não apresentaram índice de alcoolemia, foram presenteados com brindes educativos como reforço pela atitude positiva. Foram encontrados, ao todo, 30 amigos da rodada, pessoas que não estavam ingerindo bebida alcoólica e poderiam conduzir o veículo em segurança. 

A intenção do “Amigo da Rodada” é fazer uma blitz reversa para sensibilizar as pessoas sobre os perigos da associação de bebida alcoólica e direção. 

Após o resultado do teste do etilômetro, as pessoas que estavam ingerindo bebida alcoólica receberam informações sobre as penalidades as quais estariam sujeitos caso fossem flagrados conduzindo veículo automotor após a ingestão de bebida alcoólica.

“Foi mais uma ação integrada muito bem recebida nos municípios atendidos. Os frequentadores dos bares e restaurantes ficaram surpresos positivamente com as abordagens e demonstraram grande interesse em participar, realizando os testes com etilômetro e também aproveitaram para sanar diversas dúvidas em relação a alcoolemia e a Lei Seca. A população em geral fica surpresa ao perceber que, muitas vezes, uma quantidade de bebida menor do que a que eles imaginam já pode acarretar em crime de trânsito”, falou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl.

Leia Também:  Circuito Empreendedor de Juara está com inscrições abertas

Após a abordagem educativa nos bares e restaurantes, os agentes realizaram ações de fiscalização em pontos estratégicos dos municípios de Sinop e Nova Mutum na operação integrada “Trânsito Seguro”. No município de Sorriso foi realizada mais uma edição da operação Lei Seca. 

Ao todo, foram abordados 183 veículos e realizados 189 testes com uso de aparelhos etilômetros para detecção de alcoolemia. Vinte motoristas foram presos em flagrante por dirigir sob efeito de álcool.

“Tivemos dados positivos, principalmente nas ações educativas do Amigo da Rodada, que devem ser intensificadas cada vez mais para conscientizar as pessoas para um trânsito mais seguro”, disse o comandante do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário, tenente coronel PM Adão César Rodrigues Silva.

Entrega de etilômetros

Os etilômetros utilizados nas abordagens de fiscalização nos municípios foram entregues pelo Detran-MT e o Batalhão de Trânsito para as polícias dos municípios de Sinop, Sorriso e Nova Mutum para reforço nas ações de fiscalização de trânsito.   

Sinop e Nova Mutum receberam um aparelho cada. Em Sorriso, foram entregues dois aparelhos, sendo um para a Polícia Militar e um para Polícia Judiciária Civil. 

Leia Também:  Anuário aponta redução de 8,17% nos acidentes de trânsito em 2020

Os aparelhos etilômetros foram adquiridos pelo Detran-MT e cedido para uso das forças de segurança pública durante as atividades de fiscalização de trânsito no Estado. 

“O foco do investimento é a redução dos índices de acidentes com ou sem mortes, envolvendo álcool e direção, através da intensificação e ampliação das operações integradas de fiscalização de trânsito.  Com os etilômetros, o Detran, a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e as guardas municipais poderão exercer a fiscalização preventiva, educativa e repressiva de forma contínua para reduzir os índices de acidentes causados pela combinação de álcool e direção”, destacou a gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran, Kelli Lopes Felix.  

No momento do teste do bafômetro, o condutor que apresenta índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido é preso, deve pagar multa no valor de R$ 2.934,70 e tem a CNH suspensa, além de responder por crime.

As ações educativas e de fiscalização realizadas nos municípios de Sinop, Sorriso e Nova Mutum contaram com apoio do Comando Regional 3 da Polícia Militar, 19ª Ciretran de Sinop, 12ª cia da PM de Sorriso, Guarda Municipal de Sorriso, Corpo de Bombeiros e Polícia Judiciária Civil de Sorriso, 37ª Ciretran de Sorriso, 26° Batalhão da PM de Nova Mutum e 44ª Ciretran de Nova Mutum.  

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Quinta-feira (02): Mato Grosso registra 553.230 casos e 14.002 óbitos por Covid-19

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (02.12), 553.230 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.002 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 205 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 553.230 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 1.363 estão em isolamento domiciliar e 537.375 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 41 internações em UTIs públicas e 20 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 23,03% para UTIs adulto e em 4% para enfermaria adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (114.333), Várzea Grande (41.917), Rondonópolis (38.536), Sinop (26.832), Sorriso (18.604), Tangará da Serra (17.870), Lucas do Rio Verde (15.780), Primavera do Leste (14.871), Cáceres (12.022) e Alta Floresta (11.369).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  Anuário aponta redução de 8,17% nos acidentes de trânsito em 2020

O documento ainda aponta que um total de 402.742 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, não restam amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na quarta-feira (1º.12), o Governo Federal confirmou o total de 22.105.872 casos da Covid-19 no Brasil e 614.964 óbitos oriundos da doença. Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta quinta-feira (02.12).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

Leia Também:  Cinco são flagrados bêbados e seis sem habilitação na BR-070

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA