ENTRETENIMENTO

Mais de 50 mil mulheres foram vítimas de violência em 2022

Imagine a Arena Pantanal lotada. Todas as cadeiras ocupadas e mais 10 mil pessoas dentro de campo. Agora imagine todos esses ocupantes sendo mulheres e vítimas de violência de gênero. Imaginou? Por mais assustador que possa parecer, em 2022 o Brasil registrou 50.962 casos de mulheres que sofreram algum tipo de violência, seja física ou psicológica.

Os dados foram apresentados na manhã desta sexta-feira (17) pela  promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Valéria Diez Scarance Fernandes, que ministrou a palestra “Violência Psicológica e Revitimização”, um dos temas abordados no curso “Violência de Gênero: Desafios e Perspectivas para Elaboração de Um Protocolo Institucional”, realizado pelo Ministério Público de Mato Grosso, por meio do Centro de Apoio Operacional sobre Estudos de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher e Gênero Feminino e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF – Escola Institucional do MPMT.

Para ela, que já atuou em diversas áreas no Ministério Público, inclusive de combate ao crime organizado, o que a deixa sem dormir é a violência contra mulher. E não é para menos. Em 2022 o Brasil bateu recorde de feminicídios, com uma mulher morta a cada 6 horas. O número de vítimas cresceu 5% no último ano, segundo levantamento do Monitor da Violência. Ao todo, foram 1,4 mil mortes motivadas pelo gênero. O aumento do número de casos vai na contramão dos assassinatos em geral, que tiveram queda de 1% em 2022.

Leia Também:  Após lotar Arena Pantanal com Guns N’ Roses, Elson Ramos prepara novo show internacional e sinaliza entrada na política

“Para mim, falar sobre violência psicológica é virar a chave. Infelizmente esse tipo de violência ainda é muito pouco identificada, é banalizada e nós precisamos mudar isso. Trabalhar com violência psicológica é ir muito além das leis, é ler a pessoa, é escutar a vítima, pois a violência psicológica está na sutileza e não nos grandes atos do agressor”, ressalta a palestrante.

Em 2022, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram registrados 8.390 casos de violência psicológica contra mulher e 27.722 casos de stalking (perseguição), novos tipos de crimes contra a mulher, que juntos com agressões, ameaças e mortes têm feito crescer de forma exponencial a violência contra o gênero feminino no país.

As promotoras de Justiça do MPMT, Marcelle Rodrigues da Costa e Faria e Gileade Pereira Souza Maia, que atuaram como debatedoras no painel, agradeceram a exposição da palestra e ressaltaram a importância de debater a temática violência de gênero, mantendo-a sempre em pauta.

 “Nosso papel é atender, acolher e proteger as vítimas. Não é nossa função tomar decisões pela vítima, oferecer falsa segurança, minimizar o problema, realizar intervenções prematuras e jamais, jamais esquecer que a vítima de violência não tem culpa”, finalizou a palestrante.

Leia Também:  Clássico do rasqueado cuiabano ganha versão eletrônica em estreia com participação especial no palco

Fonte: MP MT

Propaganda

ENTRETENIMENTO

Clássico do rasqueado cuiabano ganha versão eletrônica em estreia com participação especial no palco

Um dos sucessos mais conhecidos da música regional de Mato Grosso será apresentado ao público em uma nova leitura no próximo dia 9 de maio, às 22h, em Cuiabá. A DJ e produtora Jaq Ximenez lança oficialmente a faixa “Pixé (Jaq Ximenez Remix)” durante apresentação na Nuun Garden, com participação especial do cantor Pescuma, que sobe ao palco para interpretar o vocal ao vivo.

A releitura parte da música “Pixé”, composição de Pescuma e Moisés Martins Junior, reconhecida como um dos grandes marcos do rasqueado cuiabano. Na nova versão, a obra é transportada para o universo da música eletrônica, com influência do afro house, mantendo elementos característicos da canção original.

A proposta do remix é dar nova vida ao clássico, conectando a tradição regional com a estética contemporânea das pistas. A presença do intérprete original na apresentação reforça esse diálogo entre diferentes linguagens musicais, criando uma experiência que mistura identidade cultural e inovação.

O lançamento também marca um momento importante na trajetória de Jaq Ximenez, que vem desenvolvendo uma assinatura artística própria dentro da música eletrônica. Esse processo é evidenciado no álbum “Heterocromia”, projeto que reúne faixas como Cores, Hold On To Me e Alquimia, consolidando uma linha sonora autoral e alinhada ao cenário internacional.

Leia Também:  Após lotar Arena Pantanal com Guns N’ Roses, Elson Ramos prepara novo show internacional e sinaliza entrada na política

Com produções disponíveis nas principais plataformas digitais, como Spotify, Beatport e Apple Music, a artista amplia sua presença no mercado e fortalece a conexão com diferentes públicos.

 

A estreia do remix de “Pixé” reforça o potencial de releituras que valorizam a cultura local ao mesmo tempo em que dialogam com tendências globais da música eletrônica.

 

Serviço

📍 Lançamento: “Pixé (Jaq Ximenez Remix)”

📅 Data: 9 de maio

⏰ Horário: 22h

📌 Local: Nuun Garden – Cuiabá/MT

 

Mais informações podem ser acessadas no site www.jaqx.com.br e no Instagram @jaqximenez.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA