CUIABÁ

CUIABÁ

Praça da Saúde presta homenagem ao padre Firmo

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras, revitalizou e entregou na manhã desta terça-feira (24), a ‘Praça da Saúde’, com destaque ao busto do saudoso Padre Firmo Duarte.

Para o Secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, que representou o prefeito em exercício, José Roberto Stopa, a cidade de Cuiabá, se confunde com a religiosidade. Ele destaca que padre Firmo além de cumprir seu papel religioso, que plantou a semente do bem, foi uma pessoa de grandes desafios. Como por exemplo, o primeiro desafio de ajudar na restauração da Catedral Metropolitana de Cuiabá e criação do “Vinde e Vede”.

“Este é um momento de grande emoção em poder homenagear este sacerdote que faz parte não apenas da história de Cuiabá, mas de Mato Grosso”, afirma. De acordo com o vereador, Mário Nadaf, autor da Lei Municipal nº 6.542, a praça a partir de agora será chamada “Praça da Saúde Padre Firmo”. Para ele,  essa homenagem retrata a importância do sacerdote para os cuiabanos.

Leia Também:  População cuiabana tem opção de receber 2ª dose e dose de reforço contra a covid-19 no período noturno em 4 unidades; saiba quais

“Não poderíamos deixar de fazer uma homenagem para este grande homem. O local que decidimos colocar o busto se resume onde padre Firmo dedicou anos de sua vida como sacerdote. O busto está olhando para o ginásio do colégio São Gonçalo, onde todas às quartas-feiras ocorriam missas que traziam inúmeros fiéis”, explica.

Segundo o Diretor Geral do Colégio Salesiano São Gonçalo, Padre Hermenegildo Conceição Silva, a história de padre Firmo  retrata um homem simples, bem-humorado e visionário. Na ‘famosa missa das quartas-feiras’ no ginásio do colégio, centenas de pessoas que professavam a fé por meio dos testemunhos de milagres, além de iniciar o maior evento dos católicos o “Vinde e Vede”.

“Neste dia festivo nos encontramos para celebrar a alegria de viver o espírito transmitidos a nós por São João Bosco, e a gratidão por fazermos parte da família salesiana em Cuiabá. Nossa gratidão a Deus por nos permitir conviver com padre Firmo e nossa gratidão a todos que fizeram para que essa homenagem fosse concretizada”, revela.

João Bosco de Almeida Duarte, sobrinho do sacerdote homenageado, conta como foi conviver com Firmo e lembra dos momentos que passou no colégio São Gonçalo e Dom Bosco em Campo Grande.

Leia Também:  Dezenas de participantes coloriram de branco o centro histórico de Cuiabá neste sábado, com a tradicional lavagem das escadarias do Rosario

“Fico feliz em estar aqui e participar desta homenagem, principalmente, em uma praça que leva o nome de saúde. Eu como médico, sobrinho e irmão do padre Firmo, reforço a necessidade em se ter saúde física e espiritual. Sempre levarei em meus pensamentos diários e em meu coração este padre tão abençoado que tive a graça de conhecer”, finaliza.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Comissão debate sobre projeto de regularização fundiária

Publicados

em


Secom

A Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e de Regularização Fundiária da Câmara de Cuiabá realizou uma reunião ordinária com os servidores da Secretaria Municipal de Habitação, na quarta-feira (1°), para debater sobre a alteração da lei de regularização fundiária.

No encontro foi tratado sobre o PL que está sendo elaborado pelo Poder Executivo que visa regularizar a Lei Complementar n° 345/2014 que “institui a política municipal de regularização fundiária sustentável e dá outras providências”. A readequação é feita devido à atualização da Lei Federal.
O presidente da comissão, vereador Demilson Nogueira (PP), explicou que a reunião é para discutir o andamento do projeto que está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Habitação.


“A Câmara quer participar desse trabalho, porque ele vai terminar aqui. Chegando aqui, a Câmara entendendo que algo difere da opinião da Casa vai ser modificada, se trouxermos de lá já com determinado equilíbrio menos tempo vamos perder aqui”, disse Demilson.

“A Comissão de Regularização Fundiária quer ser o defensor da ideia aqui na Casa e, com isso, o projeto chegando aqui, iremos fazer andar, fazer com que as comissões falem e ao final entregarmos a sociedade cuiabana aquilo&nbspque eles precisam, e tirarmos todas essas pessoas da informalidade”, destacou.

O vereador Sargento Joelson (SD) também participou da reunião e parabenizou a condução do projeto. “Parabenizar e dizer que Cuiabá precisa disso. Quero participar e entender melhor, para facilitar quando a lei chegar, porque vai ter que ser aprovado aqui (na Câmara)”, disse o vereador.

Leia Também:  População cuiabana tem opção de receber 2ª dose e dose de reforço contra a covid-19 no período noturno em 4 unidades; saiba quais

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Leonardo Leão, agradeceu pelo convite e ressaltou a importância do Legislativo acompanhar o processo de construção da matéria.

“É de fundamental importância a participação da Câmara, desta comissão, para que juntos, busquemos a melhor maneira de facilitar a vida da população e regular os lotes e propriedades do nosso município”, disse.

Também participaram da reunião servidores do gabinete dos vereadores Marcus Brito Junior (PV), Sargento Joelson e da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.

Assista a reunião ordinária:&nbsphttps://youtu.be/xiQfyyzYn8s

Veja as fotos da reunião: https://www.flickr.com/photos/camaramunicipalcuiaba/albums/72157720199365166

Secom Câmara

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA