NACIONAL

Ministério do Turismo tem uma das melhores corregedorias do Brasil

O Ministério do Turismo alcançou mais um resultado positivo em 2025. Após atender a todos os requisitos do Guia de Transparência Ativa da Controladoria Geral da União (CGU), o MTur avançou no trabalho de aprimoramento da gestão interna. Dessa vez, a corregedoria do órgão é destaque depois de ser classificada na quinta posição entre avaliação da CGU sobre as unidades correcionais de entidades federais.

O  modelo de avaliação de Maturidade Correcional é estruturado em 5 níveis progressivos, diferenciados pelos graus de desempenho. A CGU realizou a avaliação com base em 59 itens. No total, 217 unidades de correição federais foram avaliadas e apenas quatro corregedorias obtiveram classificação superior à do MTUR. Essa posição foi alcançada após o ministério progredir do nível 1 para o nível 3 de maturidade correcional em três anos.

A Secretaria-executiva do MTur, Ana Carla Lopes reforça a importância dessa conquista: “Estamos atingindo indicadores importantes para a nossa gestão aqui no ministério. Toda a nossa atuação está voltada em manter o ambiente de trabalho seguro, responsável e acolhedor para todos. É um esforço conjunto que envolve todos profissionais, secretarias e todo ecossistema de trabalho” 

Leia Também:  PDDE Equidade: prazo para adesão é ampliado até 25 de junho

Visando aprimorar a eficiência do trabalho de controle interno do Ministério, a CORREG/MTur já implementa o Plano de Ações com metas para os próximos anos. O objetivo é atender aos requisitos necessários para alcançar o nível mais elevado de maturidade correcional e a integração ao grupo 1 do Índice de Desempenho e Execução da Atividade Correcional, importantes indicativos do avanço do trabalho.

 “O reconhecimento da CGU em relação ao desempenho da Corregedoria do MTUR nos traz satisfação. Estamos construindo um trabalho consistente de eficiência, segurança e confiabilidade nas áreas de Integridade, com o apoio do Ministro, da Secretária-Executiva e com a parceria das assessorias responsáveis por esse controle. É uma atuação transversal com foco no acolhimento, na orientação, na prevenção, na repressão e no aperfeiçoamento de métodos e procedimentos comuns para todas as áreas”, destaca o Corregedor Nélio Macabu, do Ministério do Turismo.

 Por Victor Mayrink

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Propaganda

NACIONAL

MEC promove encontro de experiências inspiradoras em ETI

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realiza, nos dias 9 e 10 de junho, o Encontro Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento ocorre em parceria com a universidade, representada pelo grupo Teia Territórios, Educação Integral e Cidadania. A abertura e a conferência inicial serão transmitidas ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, a partir das 8h45, horário de Brasília.  

O evento dá continuidade às estratégias de divulgação de políticas e práticas de ampliação da jornada escolar e das dimensões educativas das redes selecionadas por meio do Edital nº 2/2025, cujo resultado final pode ser acessado por meio da página da iniciativa. 

Na seleção, foram submetidas 893 inscrições, das quais 140 foram selecionadas para o encontro. A iniciativa tem por objetivo ampliar o diálogo sobre políticas e práticas de educação integral e propiciar um espaço de reflexão e diálogo. O público estimado para o encontro é de 500 pessoas, incluindo secretários de educação, prefeitos, além de representantes de equipes técnicas e organizações parceiras. 

Leia Também:  Ministério do Turismo lança movimento "Turismo que Protege" contra a exploração sexual infanto-juvenil

A programação completa pode ser conferida na página do evento. 

EditalRealizado em parceria com a UFMG, por meio do grupo Teia, o edital é uma iniciativa do programa Escola em Tempo Integral e tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral.  

Em maio deste ano, o edital selecionou 26 estados, o Distrito Federal e 1.008 municípios, sendo 20 capitais. Todas as iniciativas farão parte do Mapa de Experiências Inspiradoras, cujo lançamento está previsto para o mês de novembro. Além do mapa, 25 redes terão suas experiências sistematizadas em um caderno de narrativas e 76 secretarias participarão da rede de trocas.   

Escola em tempo integralO programa Escola em Tempo Integral fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais) em todas as etapas e modalidades da educação básica. A medida proporciona a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).        

Leia Também:  MEC debate planos decenais de educação no PR e no ES

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA