AGRONEGÓCIO

Pará poderá plantar soja até 14 de março

O Pará terá plantio de soja até 14 de março, segundo decisão oficializada pelo governo federal por meio da Portaria SDA/Mapa nº 980/2023.

O prazo para a semeadura da soja em todo o território paraense foi estendido após um pedido da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O calor excessivo, associado às altas temperaturas e à falta de chuvas, resultantes do fenômeno climático El Niño, contribuíram para um ambiente desfavorável ao crescimento da soja no Estado. Diante disso, o setor produtivo solicitou à Agência de Defesa a prorrogação, que encaminhou o pedido ao Mapa.

Lucionila Pimentel, diretora de Defesa e Inspeção Vegetal da Adepará, destacou que a extensão do calendário é crucial para lidar com os desafios apresentados pelas condições climáticas atípicas deste ano. Ela afirmou: “Nosso foco é assegurar que os produtores não sofram perdas significativas devido aos fatores climáticos.”

A medida, apesar de ser uma exceção, demonstra o compromisso da Agência de Defesa em buscar alternativas efetivas para enfrentar os desafios climáticos e garantir a sustentabilidade do agronegócio no Pará.

Leia Também:  IBGE estima que quebra da safra 2024 seja de 2,8% em relação a 2023

O Estado foi dividido em 3 macro regiões e cada região tem seus prazos: a região 1 poderá plantar até 14 de janeiro; a região 2, até  28 de fevereiro e a região 3, até 14 de março.

A prorrogação do prazo beneficiará diretamente os produtores afetados pelas condições climáticas adversas no início da safra 2023/2024. Além do Pará, estados como Mato Grosso do Sul, Piauí, Goiás e Tocantins também tiveram seus prazos estendidos.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Ministro André de Paula entrega 35 máquinas agrícolas para municípios baianos

Durante agenda em Jequié, neste sábado (23), o ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, entregou 35 máquinas agrícolas por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq).

Os equipamentos foram adquiridos com recursos provenientes de emendas parlamentares, totalizando investimento de R$ 13,4 milhões, com o objetivo de fortalecer a infraestrutura rural, apoiar o escoamento da produção agrícola e ampliar o suporte aos municípios baianos.

Durante a agenda, André de Paula destacou a importância da parceria entre o Governo Federal e o Congresso Nacional para viabilizar investimentos destinados ao fortalecimento da agropecuária.

“Essas máquinas são fruto da sensibilidade do governo do presidente Lula, mas também do empenho, do trabalho e do prestígio político da bancada federal da Bahia. Muitas dessas entregas estão acontecendo graças ao trabalho dos deputados aqui presentes”, afirmou o ministro.

André de Paula também ressaltou o impacto dos equipamentos para os municípios e produtores rurais da região. “Esses equipamentos vão apoiar os prefeitos, contribuir para a recuperação das estradas vicinais e melhorar o escoamento da produção agrícola. Estamos em Jequié, em nome do presidente Lula, realizando entregas que ajudam a mudar para melhor a vida dos agricultores”.

Leia Também:  Crédito recorde no Pronaf 2025/2026 pode não cobrir custos reais por hectare

Foram entregues 15 retroescavadeiras aos municípios de Andorinha, Boa Nova, Caturama, Conde, Itagi, Itagibá, Itiruçu, Jitaúna, Macarani, Maiquinique, Maracás, Matina, Pindaí e Wenceslau Guimarães, além de uma unidade destinada à empresa pública estadual Bahia Pesca.

Para a manutenção de vias e apoio ao escoamento da produção agrícola, sete motoniveladoras foram destinadas aos municípios de Bom Jesus da Serra, Ibicuí, Jaguaquara, Maragogipe, Mirante, Uauá e Una.

A entrega contemplou ainda 13 caminhões basculantes. Desses, 12 veículos de médio porte (6m³) foram destinados aos municípios de Barra do Choça, Camamu, Banzaê, Buerarema, Buritirama, Iguaí, Lagoa Real, Poções, Santa Cruz Cabrália, Santa Rita de Cássia, Planaltino e Ubaitaba. Já o município de Ipiaú recebeu um caminhão basculante de grande porte (12m³).

Os equipamentos integram as ações do Promaq voltadas à modernização da infraestrutura rural, ao fortalecimento da produção agropecuária e à melhoria das condições de trabalho no campo.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA